Autor(a): Lemony Snicket
Número de páginas: 368
Sinopse: Por isso a gente acabou trata, com a comicidade típica do autor, de uma situação difícil pela qual todos um dia irão passar: o fim de uma relação amorosa e toda a angústia, tristeza e incerteza que essa vivência pode gerar. Min Green e Ed Slarteron estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro.Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento. Essa carta é o texto de Por isso a gente acabou, que é, assim, carregado de um tom informal e tragicômico - características da personagem - e traduz com um misto de simplicidade e profundidade a história de uma separação.
Olá gente lindaaa!!
Confiram mais um resenha da nossa querida Ana Paula. Esperamos que vocês gostem!
Confiram mais um resenha da nossa querida Ana Paula. Esperamos que vocês gostem!
***
“Por Isso a Gente Acabou”, foi escrito pelo escritor Daniel Handler, nome verdadeiro de Lemony Snicket, criador da famosa série “Desventuras em Série”. Quando li o nome do autor fiquei super animada porque eu adoro o tom cômico e sarcástico que Daniel usa em suas obras. O enredo dessa história é “simples”: o fim de uma história de amor entre adolescentes; as primeiras descobertas como casal, as brigas e as dificuldades intrínsecas de todo relacionamento humano.
Min Green só teve um namorado em toda sua vida e encontra em Ed Slaterton o companheiro que sempre sonhou, mas nunca imaginou que pudesse se interessar por ela: ele é popular, bonito, sai com várias meninas e é co-capitão do time de basquete do colégio, ou seja, um verdadeiro galã.
Min, surpreendentemente, chama a atenção de Ed, que revela amar a garota por seu jeito diferente de ser. Min não compreende o porquê de tal afirmação, mas, aos poucos, ambos vão construindo um tímido relacionamento. Há o primeiro encontro no cinema, as festas de amigos, a primeira cerveja compartilhada, a primeira vez... de Min.
Enquanto nos encantamos e nos tornamos próximas de Min, cada vez mais nos preocupamos com ela, pois é evidente que está se apaixonando por Ed, enquanto este vai se mostrando ao leitor um cara não tão legal e nobre (que Min merecia). O sentimento que temos por Ed é dúbio: ele é encantador e carismático quando quer, mas ele não é verdadeiro. E é isso que parte nosso coração.
“A gente achou que tinha tempo. Eu acenei mas não podia responder, porque finalmente tinha me permitido sorrir tanto quanto eu queria a tarde inteira, a noite inteira, cada segundo de cada minuto com você, Ed. Que merda , acho que eu já te amava. Condenada, como uma taça de vinho sabendo que um dia vai cair, sapatos que logo vão ficar gastos, a blusa nova que logo vai sujar.” (página 72)
Com as festas de Halloween se aproximando, Min e Ed fazem planos e, ao que parece, tudo ia bem... Não perfeito, mas que relacionamento não tem problemas? A leitura flui e o momento que tudo chega ao fim é de arrematar o coração. O autor encarna uma garota de 16 anos com tanta fúria e veracidade que me deixou de boca aberta. Tanto sentimento, tanto amor... Uma historia de amor e perda. Mas nem por isso ela é menos bela... Pelo contrário, vale a leitura para todos que já tiveram o coração partido. Estamos todos juntos, numa caixa, assim como todas as lembranças que Min guardou e devolveu para Ed e que foram ilustradas por Maira Kalman, dando um toque especial e cor à toda a obra.
“Todo suvenir de amor que a gente tinha, os prêmios e os destroços dessa relação, que nem confete na sarjeta depois que o desfile passa, o tudo e o não sei que mais chutado para o meio-fio. Estou largando essa caixa toda de volta na sua vida, Ed, cada pertence do meu eu com você. Vou largar essa caixa na sua varanda, Ed, mas é você, Ed, quem está sendo largado.” (página 11)
Nenhum comentário
Postar um comentário
Deixe sua opinião ou sugestão e faça uma blogueira feliz! :)