14 de novembro de 2016

RESENHA: Por isso a gente acabou

Editora: Cia das Letras
Autor(a): Lemony Snicket
Número de páginas: 368

Sinopse: Por isso a gente acabou trata, com a comicidade típica do autor, de uma situação difícil pela qual todos um dia irão passar: o fim de uma relação amorosa e toda a angústia, tristeza e incerteza que essa vivência pode gerar. Min Green e Ed Slarteron estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro.
Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento. Essa carta é o texto de Por isso a gente acabou, que é, assim, carregado de um tom informal e tragicômico - características da personagem - e traduz com um misto de simplicidade e profundidade a história de uma separação.
Olá gente lindaaa!!
Confiram mais um resenha da nossa querida Ana Paula. Esperamos que vocês gostem!

***
“Por Isso a Gente Acabou”, foi escrito pelo escritor Daniel Handler, nome verdadeiro de Lemony Snicket, criador da famosa série “Desventuras em Série”. Quando li o nome do autor fiquei super animada porque eu adoro o tom cômico e sarcástico que Daniel usa em suas obras. O enredo dessa história é “simples”: o fim de uma história de amor entre adolescentes; as primeiras descobertas como casal, as brigas e as dificuldades intrínsecas de todo relacionamento humano. 
Min Green só teve um namorado em toda sua vida e encontra em Ed Slaterton o companheiro que sempre sonhou, mas nunca imaginou que pudesse se interessar por ela: ele é popular, bonito, sai com várias meninas e é co-capitão do time de basquete do colégio, ou seja, um verdadeiro galã. 
Min, surpreendentemente, chama a atenção de Ed, que revela amar a garota por seu jeito diferente de ser. Min não compreende o porquê de tal afirmação, mas, aos poucos, ambos vão construindo um tímido relacionamento. Há o primeiro encontro no cinema, as festas de amigos, a primeira cerveja compartilhada, a primeira vez... de Min
Enquanto nos encantamos e nos tornamos próximas de Min, cada vez mais nos preocupamos com ela, pois é evidente que está se apaixonando por Ed, enquanto este vai se mostrando ao leitor um cara não tão legal e nobre (que Min merecia). O sentimento que temos por Ed é dúbio: ele é encantador e carismático quando quer, mas ele não é verdadeiro. E é isso que parte nosso coração.
“A gente achou que tinha tempo. Eu acenei mas não podia responder, porque finalmente tinha me permitido sorrir tanto quanto eu queria a tarde inteira, a noite inteira, cada segundo de cada minuto com você, Ed. Que merda , acho que eu já te amava. Condenada, como uma taça de vinho sabendo que um dia vai cair, sapatos que logo vão ficar gastos, a blusa nova que logo vai sujar.” (página 72)
Com as festas de Halloween se aproximando, Min e Ed fazem planos e, ao que parece, tudo ia bem... Não perfeito, mas que relacionamento não tem problemas? A leitura flui e o momento que tudo chega ao fim é de arrematar o coração. O autor encarna uma garota de 16 anos com tanta fúria e veracidade que me deixou de boca aberta. Tanto sentimento, tanto amor... Uma historia de amor e perda. Mas nem por isso ela é menos bela... Pelo contrário, vale a leitura para todos que já tiveram o coração partido. Estamos todos juntos, numa caixa, assim como todas as lembranças que Min guardou e devolveu para Ed e que foram ilustradas por Maira Kalman, dando um toque especial e cor à toda a obra.
“Todo suvenir de amor que a gente tinha, os prêmios e os destroços dessa relação, que nem confete na sarjeta depois que o desfile passa, o tudo e o não sei que mais chutado para o meio-fio. Estou largando essa caixa toda de volta na sua vida, Ed, cada pertence do meu eu com você. Vou largar essa caixa na sua varanda, Ed, mas é você, Ed, quem está sendo largado.” (página 11)

Classificação: 


***
Beijos e amassos!!

Esperamos que vocês gostem!!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou sugestão e faça uma blogueira feliz! :)