Mostrando postagens com marcador Editora Rocco. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Editora Rocco. Mostrar todas as postagens

23 de agosto de 2023

RESENHA: Amêndoas

Editora: Rocco
Autor(a): Won-pyung Sohn
Número de páginas: 288

Sinopse: Yunjae nasceu com uma condição neurológica chamada alexitimia, ou a incapacidade de identificar e expressar sentimentos, como medo, tristeza, desejo ou raiva. Ele não tem amigos ― as duas estruturas em forma de amêndoas localizadas no fundo de seu cérebro causaram isso ―, mas a mãe e a avó lhe proporcionam uma vida segura e tranquila. O pequeno apartamento em que moram, acima do sebo da mãe, é decorado com cartazes coloridos com lembretes de quando sorrir, quando agradecer e quando demonstrar preocupação. 
Então, no seu décimo sexto aniversário, véspera de Natal, tudo muda. Um ato chocante de violência destrói tudo que Yunjae conhece, deixando-o sozinho. Lutando para lidar com a perda, o garoto se isola no silêncio, até a chegada do problemático colega de escola Gon.
Conforme começa a se abrir para novas pessoas, algo se modifica lentamente dentro dele. Quando suas novas amizades passam a apresentar níveis de complexidade, Yunjae precisará aprender a lidar com um mundo que não compreende e até se colocar em risco para sair de sua zona de conforto.

Olá gente lindaaaa!
Hoje vim falar sobre "Amêndoas", de Won-pyung Sohn, um livro que me chamou a atenção pela capa, pela nacionalidade (dorameiros vão me entender) e pelo trecho destacado na quarta-capa:

"Eu tenho amêndoas em mim. Assim como você. Assim como quem você ama e quem odeia. Mas ninguém consegue senti-las. Você só sabe que elas existem. Esta história é, em resumo, sobre um monstro encontrando outro monstro. Um dos monstros sou eu." 
Não pesquisei sobre o livro e arrisquei pagar R$ 59,90 num exemplar em uma livraria de aeroporto (sempre uma facada). Foi um tiro no escuro, mas "Amêndoas" foi o melhor livro que li este ano, talvez em muitos anos, na verdade.
Yunjae é um monstro. Pelo menos é assim que tem sido visto e tratado desde que se entende por gente. Aos 15 anos de idade, Yunjae nunca sorriu, nunca sentiu medo, tristeza, raiva ou qualquer outra coisa. Alexitimia é o nome da condição rara que faz com que Yunjae não seja capaz de identificar e expressar sentimentos, o que pode ser um grande problema ao viver em sociedade. Sua condição pode ter causas variadas: falta de desenvolvimento emocional na primeira infância, transtorno de estresse pós-traumático ou, no caso de Yunjae, amídalas (amígdalas cerebelosas) menores que o padrão de nascimento, resultando em uma completa apatia diante de qualquer situação. Vale pontuar que nosso protagonista chama essas amidalas de amêndoas, pela semelhança entre elas.

31 de dezembro de 2018

RESENHA: O conto da aia

Editora: Rocco
Autor(a): Margaret Atwood
Número de páginas: 368

Sinopse: Escrito em 1985, o romance distópico O conto da aia, da canadense Margaret Atwood, tornou-se um dos livros mais comentados em todo o mundo nos últimos meses, voltando a ocupar posição de destaque nas listas do mais vendidos em diversos países. Além de ter inspirado a série homônima (The Handmaid’s Tale, no original) produzida pelo canal de streaming Hulu, o a ficção futurista de Atwood, ambientada num Estado teocrático e totalitário em que as mulheres são vítimas preferenciais de opressão, tornando-se propriedade do governo, e o fundamentalismo se fortalece como força política, ganhou status de oráculo dos EUA da era Trump. Em meio a todo este burburinho, O conto da aia volta às prateleiras com nova capa, assinada pelo artista Laurindo Feliciano.

Olá gente lindaaaaa!!
Para encerrar o ano de 2018 (e todas as bizarrices que aconteceram ao longo desse ano, como a eleição do coiso, por exemplo), finalmente trago a resenha de "O conto da aia", que foi o livro lido na terceira edição da nossa #LeituraColetiva.
Preciso começar essa resenha dizendo o quanto fiquei surpresa-assustada-apavorada com o fato de o livro, mesmo tendo sido escrito há mais de 30 anos, se mostra tão atual, tão possível... tão profético (?).

Na primeira parte do livro pouca coisa acontece. Basicamente conhecemos o cotidiano de Offred, que ao que tudo indica é um tipo de serva. Mas, no geral, é tudo muito vago. Pelo fato de o cotidiano de Offred ser monótono, cheio de dias repetitivos, confesso que fiquei aflita por mais informações, mais detalhes. Sou muito curiosa, não consigo evitar.
A princípio, o que sabemos é que a história se passa em uma sociedade teocrática em que as pessoas são divididas e classificadas e devem (querendo ou não) viver de acordo com aquilo que lhes é estipulado. Offred, por exemplo, é uma aia.  E suas funções são explicadas mais adiante: ela tem a função de viver discretamente na casa de seu Comandante e cumprir com seus deveres "sexuais" uma vez por mês, em um tipo de ritual bizarro, na presença da Esposa (como são chamadas as esposas dos comandantes, sempre sem um nome próprio que as diferencie), a fim de lhe dar um filho (que, claro, será criado pelo Comandante e a Esposa, enquanto a aia será enviada para outra casa, a fim de oferecer um filho a outra família). Aias são, portanto, meros receptáculos.
"Meu nome não é Offred, tenho outro nome que ninguém usa porque é proibido. Digo a mim mesma que isso não tem importância, seu nome é como um número de telefone, útil apenas para os outros; mas o que eu digo a mim mesma está errado, tem importância sim. Mantenho o conhecimento desse nome como algo escondido, algum tesouro que voltarei para escavar e buscar, algum dia." (página 103)

1 de setembro de 2018

Na Minha Caixa de Correio! #159

Olá gente lindaaaa!
Depois de muito tempo, venho mostrar para vocês os livros que adquiri recentemente. Os dois primeiros eu comprei no mês passado, mas acabei esquecendo de postar, os demais chegaram na última semana.

COMPRINHAS:

- As suas lembranças são minhas - Cecelia Ahern (Editora Rocco)
352 páginas (brancas).
Quero completar minha coleção dessa autora maravilhosa que eu A-D-O-R-O!
Comprei numa promoção do Submarino (3 livros por R$ 19,90).


 - Grotescas - Natsuo Kirino (Editora Rocco)
576 páginas (brancas).
Há tempos quero ler esse livros, mas ele sempre está super caro. Comprei dois exemplares (já sabem que um é de vocês, né?!) na mesma promoção em que comprei o livro aí de cima.

30 de junho de 2018

Na Minha Caixa de Correio!! #158

Olá gente lindaaaa!
Faz um tempinho que não compro ou recebo livros, mas esse mês, além de receber a versão física (e maravilhosa) de "Senhorita Aurora", também acabei comprando dois livros. Confiram!

PARCERIA:

- Senhorita Aurora - Babi A. Sette (Verus Editora)
342 páginas (amarelas).
Vocês nem imaginam minha felicidade ao ter esse livro em mãos, no formato físico. Li e resenhei o ebook em 2016, mas vocês sabem que adoro um livro impresso, né?! Li, reli e amei como se estivesse lendo pela primeira vez. Confiram a resenha!

11 de abril de 2016

Na Minha Caixa de Correio!! #125


Olá gente lindaaaa!!
Não consegui postar antes, mas estão aí minhas últimas aquisições. ^^


COMPRINHAS:

- Fora da Lei - Nora Roberts (Editora Harlequin Brasil)
318 páginas (brancas)
Paguei apenas R$ 10,00 em uma feira de livro que ocorreu no Shopping Iguatemi de São Carlos.


532 páginas (amarelas).
Esse livro foi um achado, gente! Vocês sabem que eu adoro histórias que envolvam concubinas, cortesãs, gueixas e etc., pois eu morro de curiosidade em relação a cultura asiática. Esse livro costuma custar em torno de R$ 60,00, mas eu paguei apenas R$ 12,90 em uma livraria de São Carlos. Fiz um bom negócio ou não?


GANHEI:

- Eu digo Sim - Eliza Kennedy (Editora Rocco)
368 páginas (amarelas).
Esse livro foi uma grande surpresa, pois eu não tenho parceria com a editora e quando recebi o livro eu não fazia ideia de quem havia mandado. No entanto, dei um pulinho no Skoob e constatei que havia ganhado uma cortesia. Obaaa!
Não conhecia o livro, mas a sinopse me deixou bem curiosa.

VISÃO GERAL:


***
Beijos e amassos!!