Mostrando postagens com marcador Editora Companhia das Letras. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Editora Companhia das Letras. Mostrar todas as postagens

4 de dezembro de 2017

RESENHA: Sejamos todos feministas

Editora: Companhia das Letras
Autor(a): Chimamanda Ngozi Adichie
Número de páginas: 64

Sinopse: O que significa ser feminista no século XXI? Por que o feminismo é essencial para libertar homens e mulheres?
Chimamanda Ngozi Adichie ainda se lembra exatamente do dia em que a chamaram de feminista pela primeira vez. Foi durante uma discussão com seu amigo de infância Okoloma. “Não era um elogio. ‘Percebi pelo tom da voz dele; era como se dissesse: Você apoia o terrorismo!’.” Apesar do tom de desaprovação de Okoloma, Adichie abraçou o termo e – em resposta àqueles que lhe diziam que feministas são infelizes porque nunca se casaram, que são “antiafricanas” e que odeiam homens e maquiagem – começou a se intitular uma “feminista feliz e africana que não odeia homens, e que gosta de usar batom e salto alto para si mesma, e não para os homens”.
Neste ensaio preciso e revelador, Adichie parte de sua experiência pessoal de mulher e nigeriana para mostrar que muito ainda precisa ser feito até que alcancemos a igualdade de gênero. Segundo ela, tal igualdade diz respeito a todos, homens e mulheres, pois será libertadora para todos: meninas poderão assumir sua identidade, ignorando a expectativa alheia, mas também os meninos poderão crescer livres, sem ter que se enquadrar em estereótipos de masculinidade.
Olá gente lindaaa!
Hoje vim falar sobre mais um livro super curtinho da maravilhosa Chimamanda Adichie, "Sejamos todos feministas".
Esse livro é, na verdade,  é uma adaptação do discurso feito pela autora no TEDx Euston, que conta com mais de 1,5 milhão de visualizações (http://tedxtalks.ted.com/video/We-should-all-be-feminists-Chim).

A autora, em uma fala direta e pessoal, começa seu discurso tentando mostrar o quanto a palavra "feminismo" é sempre acompanhada de uma série de esteriótipos e uma carga negativa. Isso de deve, entre outras coisas, ao fato de reproduzirmos discursos equivocados (e machistas) sobre o feminismo, sem ao menos tentarmos nos informar e entender sobre.
"Tenho a impressão de que a palavra 'feminista', como a própria ideia de feminismo, também é limitada por estereótipos." (página 8)
"Estou tentando desaprender várias lições que internalizei durante a minha formação, mas às vezes ainda me sinto vulnerável quando deparo com expectativas de gênero." (páginas 39-40) 

21 de agosto de 2017

RESENHA: Para educar crianças feministas - um manifesto

Editora: Companhia das Letras
Autor(a): Chimamanda Ngozi Adichie
Número de páginas: 96

Sinopse: Após o enorme sucesso de Sejamos todos feministas, Chimamanda Ngozi Adichie retoma o tema da igualdade de gêneros neste manifesto com quinze sugestões de como criar filhos dentro de uma perspectiva feminista. Escrito no formato de uma carta da autora a uma amiga que acaba de se tornar mãe de uma menina, Para educar crianças feministas traz conselhos simples e precisos de como oferecer uma formação igualitária a todas as crianças, o que se inicia pela justa distribuição de tarefas entre pais e mães. E é por isso que este breve manifesto pode ser lido igualmente por homens e mulheres, pais de meninas e meninos. Partindo de sua experiência pessoal para mostrar o longo caminho que ainda temos a percorrer, Adichie oferece uma leitura essencial para quem deseja preparar seus filhos para o mundo contemporâneo e contribuir para uma sociedade mais justa.
Olá gente lindaaa!!
Hoje vim falar sobre um livro super curtinho que deveria estar na cabeceira de todo ser humano. Sério. Eu já li "Sejamos todos feministas" da autora e assisti algumas falas dela no TED, por isso a admiro há um bom tempo, mas acho que dentre tudo o que eu já tive o prazer de conhecer de Chimamanda Adichie, "Como educar crianças feministas" é o que mais toca em pontos essenciais no que diz respeito a questões de gênero: para termos um mundo melhor para mulheres e homens, é preciso que a educação de meninos e meninas seja exatamente a mesma. Igualdade total e completa.
"[...] penso que é moralmente urgente termos conversas honestas sobre outras maneiras de criar nossos filhos, na tentativa de preparar um mundo mais justo para mulheres e homens." (página 8)
Embora eu não tenha filhos e, confesso, não pretenda ter, tenho dois sobrinhos e mais de uma vez ouvi alguém da família dizendo ao meu sobrinho para "falar como um homem", ou para não pegar os ursinhos da tia Amanda "porque são coisas de menina" e etc, e isso sempre me incomodou. Como uma criança de quatro anos pode falar como um homem? Ele deve falar como uma criança! Que história é essa de "coisas de meninas"? Brinquedos são apenas brinquedos e são feitos para crianças. Brinquedos e brincadeiras não têm gênero.

15 de agosto de 2016

RESENHA: Tá Todo Mundo Mal: O Livro das Crises

Editora: Companhia das Letras
Autor(a): Jout Jout
Número de Páginas: 200

Sinopse: Do alto de seus 25 anos, Julia Tolezano, mais conhecida como Jout Jout, já passou por todo tipo de crise. De achar que seus peitos eram pequenos demais a não saber que carreira seguir. Em tá todo mundo mal, ela reuniu as suas "melhores" angústias em textos tão divertidos e inspirados quanto os vídeos de seu canal no YouTube, "Jout Jout, Prazer".
Família, aparência, inseguranças, relacionamentos amorosos, trabalho, onde morar e o que fazer com os sushis que sobraram no prato são algumas das questões que ela levanta. Além de nos identificarmos, Jout Jout sabe como nos fazer sentir melhor, pois nada como ouvir sobre crises alheias para aliviar as nossas próprias!

Olá gente lindaaa!
Hoje é dia de conferir mais uma resenha da nossa querida Lays Garcia. E já que ainda há taaaanta polêmica envolvendo livros de Youtuber, bora saber o que ela achou do livro da Jout Jout!

***
Depois de muito tempo decidi ler um livro que não era um romance literário, nem um livro que estava na minha fila de desejados. Por indicação de uma amiga comecei a ler “Tá todo mundo meio mal” da Youtuber Jout Jout. Caso você esteja lendo essa resenha e não saiba quem é a Jout Jout, permita-me apresenta-la: Julia Tolezano tem um canal no Youtube que fala sobre crises (e outras coisas rsrs); ela ficou mega famosa depois de gravar um vídeo sobre relacionamento abusivo, que se intitula “Não tira o batom vermelho”.
Enfim, eu mesma não a conhecia muito bem, acho que tinha visto uns 3 vídeos dela no máximo, e quando comecei a ler o livro pensei “ela é fo$#!”. Não porque o livro tem uma escrita elaborada, nem porque ela é uma deusa da literatura, e sim porque ela fala sobre crises, crises reais, crises que TODO MUNDO tem!
“A gente, ingenuamente, pensa que, quando conseguimos algo que queremos muito (ou imaginamos querer muito), tudo se encaixa e será bonito e colorido. Não é bem assim.”
O livro reúne uma coletânea de crônicas que contam as crises pessoais da Julia, e por mais incrível que pareça, cheguei a conclusão de que essas crises não tão pessoais assim, já que eu mesma me identifiquei com várias, e lembrei das minhas amigas que também passaram por diversas situações parecidas.  Quem nunca se viu diante de questões como: “Qual profissão devo escolher? Por que não tenho nenhum talento especial? Por que estou em um relacionamento que me faz mal? Por que me sinto culpada por tudo que acontece comigo?” Sim, todas as pessoas no mundo já passaram por alguma dessas crises e se sentiram culpadas por não saber lidar com elas.
“Expectativa demais é um jeito bom de se alcançar a culpa. Porque você nunca vai conseguir ser tão maravilhosa quanto a expectativa sugere que você é, então sempre vai acabar em decepção, e a decepção, em culpa.”
De um jeito leve e bem humorado Jout Jout nos ensina a enxergar, lidar e superar os diversos conflitos que enfrentamos ao longo de nossas vidas. O livro é tão gostoso de ler, tão descontraído e tão “íntimo” que em alguns momentos a gente se sente amiga dela e percebe que, simplesmente, as crises fazem parte da vida.
“Sem crises, parece que você não se transforma. E, se você não muda, você para.”
Eu indico a leitura. Acho que todas as garotas precisam ler esse livro para encarar de um jeito diferente as inúmeras crises existenciais que surgem em todas as fases da vida.

Classificação:
***
Esperamos que gostem!!

Beijos e amassos!!

3 de maio de 2014

Na Minha Caixa de Correio!! #123


Olá gente lindaaa!
Confiram minhas novas aquisições da última semana. ^^

COMPRINHAS:

Fiz uma pequena comprinha naquela promoção do Submarino: 3 livros por R$ 30,00.

- O Sal da Vida - Françoise Héritier (Editora Valentina)
108 páginas (amarelas).



- O Príncipe da Névoa - Carlos Ruiz Zafón (Editora Suma de Letras)
184 páginas (amarelas).
1º livro da Trilogia da Névoa.



- Laços do Espírito (Academia de Vampiros #5) - Richelle Mead (Editora Agir)
426 páginas (amarelas).



VISÃO GERAL:


GANHEI:

- Lampião e Maria Bonita que ganhei do namorado. ^^



***
LI:
- 12 Anos de Escravidão - Solomon Northup (Grupo Editorial Pensamento)
- A Questão dos Livros - Robert Darnton (Editora Companhia das Letras)

LENDO:
- Persuasão - Jane Austen (Editora Martin Claret)
- Me Liga - Sarah Mlynowski (Editora Galera Record)

***
Beijos e amassos!!