1 de junho de 2018

#LeituraColetiva - Adaptações cinematográficas e televisivas de "O Morro dos Ventos Uivantes" (Parte 2)

Olá gente lindaaaaa!
E dando continuidade aos "extras" ou, se preferirem, as curiosidades sobre o "O Morro dos Ventos Uivantes", inspiradas pela #LeituraColetiva que está rolando (saiba mais aqui!), hoje trago mais algumas das muitas adaptações cinematográficas, televisivas e etc., desta vez as foram feitas dentre as 1970 e 1990.

Confiram as adaptações feitas entre as décadas de 1920 e 1960 AQUI!

1970 Wuthering Heights
Filme dirigido por Robert Fuest. É baseado no romance clássico de Emily Brontë de mesmo nome. Como a versão de 1939, este filme retrata apenas os primeiros dezesseis capítulos que terminam com a morte de Catherine Earnshaw Linton e omite os julgamentos de sua filha, o filho de Hindley e o filho de Heathcliff. Nos papeis de Heathcliff e Catherine, respectivamente, o ator Timothy Daltone a atriz Anna Calder-Marshall.
Fonte: Wikipedia
Filme completo (em inglês): YouTube



1970 The Semaphore Version of Wuthering Heights
Segundo episódio da segunda temporada do programa de comédia britânico “Monty Python's Flying Circus”, que mostrava os atores se comunicando via sinalizadores de semáforo. Os shows eram compostos de humor surrealista, risqueado ou insolente, piadas visuais e esboços observacionais sem falas.
Fonte: Wikipedia
Assista: YouTube

1971 Dark Shadows
Dark Shados é uma novela gótica americana que originalmente foi ao ar nos dias de semana na rede de televisão ABC, de 27 de junho de 1966 a 2 de abril de 1971. O programa retratou as vidas, amores, provações e tribulações da rica família Collins de Collinsport, Maine, onde ocorrem várias ocorrências sobrenaturais. Wuthering Heights foi usado como inspiração para o enredo final da novela, dentre os episódios 1186 e 1245.
Fonte: Wikipedia

1973 – Vendaval
Novela brasileira exibida pela RecordTV entre 12 de março e 28 de julho de 1973, às 20h, em 120 capítulos. Baseada no romance O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë, foi escrita por Ody Fraga e dirigida por Waldemar de Moraes. Nesta versão, Alfredo volta à fazenda Vendaval, onde foi criado, após cinco anos de ausência. Lembra dos primeiros dias em que chegou ao local, trazido pelo Sr. Cavalcante, para viver ao lado de Catarina e Rodolfo, seus irmãos de criação e, principalmente, do amor que alimentara por Catarina. Nos papéis principais, Hélio Souto (Alfredo – Heathcliff) e Joana Fomm (Catarina – Catherine).
Fonte: Wikipedia

1976 Cumbres Borrascosas
Telenovela venezuelana inspirada em Wuthering Heights. Nos papéis principais, José Bardina (Heathcliff) e Elluz Peraza (Catalina). esta versão apresenta as duas gerações de personagens.
Fonte: Wikipedia


1978 Wuthering Heights
Adaptação cinematográfica britânica, com roteiro de Hugh Leonard e David Snodin e direção de Peter Hammond, estrelada por Ken Hutchison (Heathcliff) e Kay Adshead (Cathy) originalmente transmitido na BBC Two como uma minissérie em 5 partes, começando em 24 de setembro de 1978. A filmagem foi realizada nos mouros de Yorkshire. Esta versão da BBC é considerada a mais fiel ao romance original, porque não termina com a morte de Cathy, mas continua na próxima geração, com Heathcliff buscando vingança contra aqueles que ele achava que tinha prejudicado ele.

Fonte: Wikipedia
Primeiro episódio (em inglês): Daily Motion




1979 – Cumbres Borrascosas
Novela mexicana com vinte episódios, produzida por Ernesto Alonso para a Televisa, inspirada no romance de Emily Brontë. Dando vida ao casal protagonista, Alma Muriel (Cathy) e Gonzalo Vega (Heathcliff).
Fonte: Wikipedia



1985 – Hurlevent
Filme de drama francês dirigido por Jacques Rivette. É baseado na primeira parte do romance de Brontë e ambientado em 1930, no sul da França. Nos papéis principais, três atores desconhecidos: Fabienne Babe (Catherine), Lucas Belvaux como Roch (Heathcliff) e Oliver Cruveiller como irmão de Catherine.

Fonte: Wikipedia



1988 – Arashi ga Oka
Filme de drama japonês ambientado no Japão medieval, inspirado em Wuthering Heights e dirigido por Yoshishige Yoshida. Foi inscrito no Festival de Cannes de 1988. Nos papéis princiais: Yusaku Matsuda (Onimaru) e Yuko Tanaka (Kinu). Segundo esta versão, a personagem Kinu (Cathy) deve deixar a aldeia e se tornar uma sacerdotisa, mas para ficar perto de Onimaru (Heathcliff), ela se casa com um membro da família rival. Depois, há um grande debate sobre Kinu ser filha de Onimaru, diferentemente da trama original.

Fonte: Wikipedia
Filme com legendas em inglês: Parte 1Parte 2





1991 – Hihintayin kita sa langit (a.k.a. I'll Wait For You in Heaven)
Adaptação cinematográfica filipina, com direção de Carlos Siguion-Reyna e roteiro de Raquel Villavicencio. Nos papéis principais, Richard Gomez (Gabriel - Heathcliff) e Dawn Zulueta (Carmina - Catherine).

Fonte: IMDb



1992 Wuthering Heights
Filme anglo-americano dirigido por Peter Kosminsky, baseado na obra de Emily Brontë. Nos papéis principais, Juliette Binoche (Cathy) e Ralph Fiennes (Heathcliff). A trilha sonora é de Ryuichi Sakamoto.

Fonte: Wikipedia




1992 Wuthering Heights
É a versão musical / operística de Bernard J. Taylor do romance homônimo de Emily Brontë. O musical apareceu pela primeira vez em 1992 como uma gravação de estúdio com Lesley Garrett como Cathy, Dave Willetts como Heathcliff. O programa já foi traduzido para seis idiomas a partir do inglês original e foi extensivamente encenado no Reino Unido, EUA, Holanda, Alemanha, Polônia, Romênia, Austrália e Nova Zelândia. Em 2008, uma produção estava sendo planejada em Budapeste, na Hungria, onde Much Ado, de Taylor, recebeu sua estréia na Europa continental em 2007. Lesley Garrett incluiu sua gravação de 'I Belong To The Earth' em dois de seus álbuns solo.
Fonte: Wikipedia


1994 – Wuthering Heights
Adaptação teatral de Michael Napier Brown, com direção de James J. Smith. Originalmente apresentado no The Royal Theatre em Northampton (1994), The Grand Opera House em York e América). Esta dramatização do romance original de Emily Bronte, cobre os trinta anos abrangentes do original, através de duas gerações de Catherines e Heathcliffs.
Fonte: To Be Seen

1996 Wuthering Heights
Uma adaptação de Gillian Hiscott para o teatro, em turnê teatrais no norte do Reino Unido e nas Midlands, publicado pela Cressrelles.
Fonte: Gillian Hiscott

1996 Heathcliff
Um musical concebido e estrelado pelo cantor Cliff Richard baseado no romance Wuthering Heights por Emily Brontë. É focado no personagem de Heathcliff e a história é adaptada para se encaixar na encenação e produção musical. O musical tentou preencher algumas lacunas na história pessoal de Heathcliff, expandindo os elementos do enredo implícitos no romance de Brontë, que foram incluídos em ordem cronológica. Todos os diálogos do programa são do romance, embora algumas partes tenham sido transpostas para se adequarem melhor à maneira como foram executadas.
Fonte: Wikipedia

1998 Wuthering Heights
Um filme de televisão britânico, dirigido por David Skynner e produzido por Jo Wright. O romance foi adaptado para a tela por Neil McKay. O filme foi lançado pela ITV em 5 de abril de 1998 no Reino Unido e lançado pela WGBH-TV em 18 de outubro de 1998 nos Estados Unidos. O slogan do filme é Dois corações que batem como um. Nos papéis principais, Robert Cavanah (Heathcliff) e Orla Brady (Cathy).

Fonte: Wikipedia
Filme completo: YouTube


1998 Mastura
Adaptação televisiva feita na Malásia, produzida pela Antah-UTV. Nos papéis principais o ator Zahim Albakri (Yassin - Heathcliff) e a atriz Ellie Suriaty Omar (Mastura - Cathy).
Fonte: IMDb


***
Fiquem ligados, pois em breve trago a lista com as adaptações a partir de 2000.

Beijos e amassos!!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou sugestão e faça uma blogueira feliz! :)