28 de maio de 2018

#LeituraColetiva - Adaptações cinematográficas e televisivas de "O Morro dos Ventos Uivantes" (Parte 1)

Olá gente lindaaa!
E nossa #LeituraColetiva de "O Morro dos Ventos Uivantes", de Emily Brontë, está a todo vapor, por isso resolvi trazer um post sobre as muitas (talvez não todas) adaptações do livro. As adaptações são tantas (mais de TRINTA!), umas mais fáceis de encontrar informações, outras nem tanto... por isso resolvi dividir a postagem em TRÊS PARTES. Nesta primeira parte, confiram as adaptações feitas da década de 1920 até a década de 1960.

Segue abaixo a lista em ordem cronológica.

1920 - Wuthering Heights
Filme de drama mudo produzido no Reino Unido e lançado em 1920, com roteiro de Eliot Stannard e direção de A.V. Bramble. Acredita-se ser a primeira adaptação cinematográfica do homônimo livro, tendo como estrelas alguns dos atores mais populares do Reino Unido da época, Milton Rosmer, no papel de Heathcliff, e Colette Brettel no papel de Catherine Hareton.
Enquanto que a maioria das produções modernas terminam a meio caminho do livro, esta versão abrange todo o romance. Ele foi filmado em locações ao redor da casa da família Brontë. E ao contrário das outras adaptações que vendem um enredo romanceado, este por sua vez, parece se aproximar mais da ideia original do livro, com o slogan em seu lançamento de 'extraordinária história de ódio de Emily Brontë', sobre amantes que arruínam-se e a todos ao seu redor com seu amor autodestrutivo.
Fonte: Filmow


1939 - Wuthering Heights
Filme norte-americano com roteiro Charles MacArthur e direção de William Wyler. Indicado a oito Oscars, incluindo o de melhor filme do ano, Wuthering Heights levou somente a estatueta de melhor fotografia em preto-e-branco, perdendo a maioria dos prêmios em que estava indicado para outro clássico do cinema, ...E o Vento Levou (estrelado pela esposa de Olivier, Vivien Leigh). Dando vida aos personagens principai estavam Laurence Olivier (Heathcliff) e Merle Oberon (Catherine Earnshaw Linton).
Fonte: Wikipedia
Filme completo: YouTube


1948Wuthering Heights
Filme de TV britânico, produzido pela BBC, dirigido por George More O'Ferrall e com roteiro de John Davison. Nos papeis de Heathcliff e Cathrine, os atores Kieron Moore e Katherine Blake, respectivamente.
Fonte: IMDb



1950Wuthering Heights
Uma produção de uma hora do Studio One, estrelada pelo ator norte-americano Charlton Heston. Esta versão está disponível em DVD, junto com uma compilação de outros trabalhos do Charlton Heston. É considerada uma versão superficial e de má qualidade. Está disponível na Netflix.
Fonte: Popped Density

1951Wuthering Heights (opera)
É a única ópera escrita por Bernard Herrmann. Ele trabalhou nisso de 1943 a 1951. É lançado em um prólogo, 4 atos e um epílogo que repete a música do prólogo. A ópera foi gravada na íntegra pelo compositor em 1966, mas teve que esperar até abril de 2011, o centenário do nascimento do compositor, para uma performance teatral completa (houve uma produção abreviada em 1982 e uma versão em concerto 2010).
O libreto foi da primeira esposa de Herrmann, Lucille Fletcher, baseado na primeira parte do romance homônimo de Emily Brontë.

Fonte: Wikipedia
Atos I e II: YouTube


1953 Wuthering Heights
Uma produção de TV britânica. Foi feito porque Richard Todd, então no auge de sua popularidade no cinema, expressou interesse em interpretar Heathcliff e a BBC providenciou para que uma adaptação fosse feita. No papel de Catherine Earnshaw, a atriz Yvonne Mitchell. A produção foi muito popular.
Fonte: Wikipedia


1954Abismos de Pasión
Filme mexicano dirigido por Luis Buñuel. Em 1931, Buñuel e Pierre Unik escreveram um roteiro baseado no romance de Emily Brontë, mas nunca conseguiram obter financiamento. O filme de 1954 foi produzido por Óscar Dancigers e Abelardo L. Rodríguez. É estrelado por Irasema Dilián e Jorge Mistral como os personagens de Cathy e Heathcliff.

Fonte: Wikipedia
Cena final: YouTube

1955Wuthering Heights
Um episódio do show diário Matinee Theatre, que apresentava episódios originais ou adaptações de clássicos literários, como foi o caso de "Wuthering Heights". O episódio teve direção de Lamont Johnson e roteiro de Stanley Adams e Richard Boone. Dando vida aos protagonistas, Richard Boone (Heathcliff) e Peggy Webber (Cathy). TV version.
Fonte: IMDb

1956Cime Tempestose
Drama televisivo italiano produzido pela RAI, baseado na obra de Brontë. Filmada em preto e branco, a adaptação foi transmitida no Programa Nacional em quatro episódios, na noite de domingo às 21h, de 12 de fevereiro a 4 de março de 1956.
A direção foi confiada a Mario Landi, que editou o roteiro juntamente com Leopoldo Trieste, enquanto a adaptação para a TV se deve a Enrico Piceni, também tradutor do texto do romance. Nos papéis de Heathcliff e Catherine, os atores Massimo Girotti e Annamaria Ferrero.
Fonte: Wikipedia

1957Wuthering Heights
Mais um episódio de Wuthering Heights no show diário Matinee Theatre, desta vez com roteiro Lois Jacoby. Nos papéis de Heathcliff e Catherine, respectivamente, Tom Tryon e Barbara Ruch. O episódio foi ao ar em 8 de abril de 1957.
Fonte: IMDb

1957 Wuthering Heights
No  mesmo ano, foi produzido um episódio do programa diário canadense General Motors Presents (que segue a mesma linha do Mateene Theatre) baseado em Wuthering Heights. O episódio foi ao ar em 19 de maio de 1957, com roteiro de Nathan Cohen. Dando vida ao casal protagonista, William Hutt (Heathcliff) e Meg Hogarth (Catherine).
Fonte: IMDb

1958 – Wuthering Heights
uma versão de TV com 90 minutos de duração, exibida no programa DuPont Show of the Monthe, que foi um programa de séries de antologias televisivas que foi ao ar entre 1957 e 1961. O roteiro da adaptação ficou por conta de James Costigan e o episódio foi ao ar em 9 de maio de 1958. Esta versão contou com Richard Burton no papel de Heathcliff e Yvonne Furneaux como Catherine.
Fonte: IMDb

1958 Wuthering  Heights (opera)
É uma ópera em um prólogo e três atos com música e um libreto de Carlisle Floyd. A ópera estreou na Santa Fe Opera em 16 de julho de 1958 em uma produção dirigida por Irving Guttman. Dando vida aos protagonistas, Robert Thehy (Heathcliff) e Phyllis Curtin (Catherine).

Fonte: Wikivisually


1959 Wuthering Heights
Filme de TV australiano adaptado do romance Wuthering Heights, que foi exibido em Sydney em outubro de 1959. Foi dirigido por Alan Burke e baseado em um roteiro de Nigel Kneale. Heathcliff foi interpretado por Lew Lutton e Catherine foi interpretada por Delia Williams.
Fonte: Wikipedia

1962 – Wuthering Heights
Um remake da BBC da outra adaptação, de 1953. Esta versão existe nos arquivos e pode ser lançada em DVD. O filme teve direção de Rudolph Cartier e roteiro de Nigel Kneale. Nos papéis de Heathcliff e Ctherine, os atores Keith Michell e Claire Bloom.
Fonte: Screen Online

1963 Cumbres Borrascosas
Versão peruana de Wuthering Heights. Uma série de TV com apenas três episódios. Nos papéis de Heathcliff e Catherine, o ator Ricardo Blume e a atriz Saby Kamalich.
Fonte: IMDb

1964 Cumbres Borrascosas 
Novela mexicana produzida pela Televisa, baseada na obra de Brontë. O formato da fotografia era branco e preto e o elenco contou com a participação de Lorena Velázquez, Manuel López Ochoa e Guillermo Herrera.
Fonte: Wikivisually



1966Dil Diya Dard Liya
Filme indiano baseado em Wuthering Heights. O filme é dirigido por Abdul Rashid Kardar e Dilip Kumar. O filme é estrelado por Dilip Kumar, Waheeda Rehman, Pran, Rehman, Shyama e Johnny Walker. A música é de Naushad.
Fonte: Wikipedia
Filme completo sem legendas (boa sorte!): YouTube




1966Ölmeyen ask a.k.a. Immortal Love

Versão turca de Wuthering Heights. Roteiro de Ertem Egilmez, Metin Erksan e Sadik Sendil; direção de Metin Erksan.

Fonte: IMDb


1967 O Morro dos Ventos Uivantes
Versão brasileira da obra. É uma telenovela de Lauro César Muniz exibida na extinta TV Excelsior em 1967, baseada no romance Wuthering Heights,de Emily Brontë. A trama da novela narra o amor dos irmãos de criação Heathcliff e Catarina. Dando vida aos protagonitas, Altair Lima (Heathcliff) e Irina Greco (Catarina).
Fonte: Wikipedia


1968 Les Hauts de Hurlevent
Versão francesa de TV da obra de Brontë. É uma mini-série francesa de seis partes, 26 minutos cada, em preto e branco, criada e produzida por Jean-Paul Carrère. No papel de Heathcliff, o ator Claude Titre; no papel de Catherine, a atriz Geneviève Casile.
Fonte: Wikipedia



Nenhum comentário

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou sugestão e faça uma blogueira feliz! :)