9 de março de 2017

Na Telinha ou na Telona... #76 - Reply 1997 [DORAMA]

Olá gente lindaaa!
Hoje vim falar sobre "Reply 1997", também conhecido como "Answer me 1997", um dorama coreano que comecei a assistir por indicação, sem muitas (nenhuma, na verdade) expectativas, mas que acabou me conquistando.

Sinopse: Se você olhasse para trás na sua vida, do que se lembraria mais sobre os seus dias do ensino médio e o que você e seus amigos pensavam que eram importante? Sung Shi Won (Jung Eun Ji) e suas cinco amigas — Yoon Yoon Jae (Seo In Guk), Mo Yoo Jung (Shin So Yool), Kang Joon Hee (Hoya), Do Hak Chan (Eun Ji Won) e Bang Sung Jae (Lee Shi Un) eram amigas no ensino médio em 1997, quando o K-pop e os ídolos celebridades estavam ganhando popularidade nacional, e foram varridas pela adoração das suas estrelas K-pop. Para a Shi Won de 18 anos, seu mundo inteiro rodava em torno de Tony An do H.O.T., e sua única aspiração na vida era crescer para se tornar sua mulher. Sua melhor amiga Yoo Jung era sua parceira no crime, também se apaixonando por um ídolo diferente todas as semanas. Quinze anos depois com 33 anos de idade, os seis amigos do ensino médio se encontram para uma mini-reunião, onde duas das amigas anunciam seus planos para casar. Enquanto se recordam do auge da sua angústia adolescente, o espetador tenta perceber quais duas amigas se apaixonaram durante os 15 anos desde o ensino médio, tal como a popular sitcom estadunidense “Como Eu Conheci Sua Mãe”. De quais duas amigas sua idolatração apaixonada por estrelas K-pop se transformou em amor genuíno pelo outro? “Responde-me 1997”, também conhecido como “Responde 1997”, é um drama sul-coreano de 2012 dirigido por Shin Won Ho.

ELENCO PRINCIPAL:

- Jung Eun-ji como Sung Shi-won (uma fangirl que vive para a boyband H.O.T.; é a última em sua classe e vive com a cabeça nas nuvens; é franca e atrevida);
- Seo In-guk como Yoon Yoon-jae (é calmo e o primeiro em sua classe; cresceu com Shi-won como se fossem irmãos, mas acaba se apaixonando por ela);
- Hoya como Kang Joon-hee (melhor amigo de Yoon-jae, que de repente começa a passar muito tempo com Shi-won. Joon-hee é suave e doce, e adora dançar. Ele também abriga o segredo que é gay e é apaixonado por Yoon-jae);
- Shin So-yul como Mo Yoo-jung (melhor amiga de Shi-won e companheira das maluquices de fã. No começo gostava do H.O.T, mas depois mudou para o grupo rival Sechs Kies);
- Eun Ji-won como Do Hak-chan (Foi transferido de Seul. Ele é bom em esportes e tem uma invejável coleção de pornografia, mas sua única fraqueza são as meninas reais);
- Lee Si-eon como Bang Sung-jae (é o mais falante do grupo); 
- Song Jong-ho como Yoon Tae-woong (professor na escola que acaba por ser o irmão de Yoon-jae; ele namorou a falecida irmã de Shi-won na adolescência, mas acaba se apaixonando pela própria Shi-won);
- Sung Dong-il como Sung Dong-il (pai de Shi-won e treinador de beisebol dos Busan Seagulls).

Minha opinião: adorei!
Bem, como eu disse no início da postagem, acabei assistindo "Reply 1997" por indicação (principalmente da Nath Cardoso), mas não tinha muitas expectativas. Na verdade, ando meio que saturada de história sobre colégio e tal (isso é tão presente nos doramas), mas esse dorama me surpreendeu positivamente.
Claro que as questões clichês da adolescência estão presentes, mas é uma delícia acompanhar o amadurecimento (ou não) dos personagens.
O dorama começa com o reencontro de um grupo de seis amigos do colegial, após 15 anos desde os tempos de escola. 
Com o passar dos episódios, vamos acompanhando, tanto o reencontro desses amigos, quanto as experiências compartilhadas nos anos de colégio. 

O grupo de amigos é formado por Shi-won, a garota desmiolada que só tem olhos (e cabeça) para a boyband H.O.T. e é conhecida como "esposa do Tony" (vocalista da banda), Yoon-jae, o esquentadinho e inteligente da turma; Yoo-jung, a indecisa, hora gosta de uma banda, hora de outra; Joon-hee, o mais doce, e guarda em segredo sua sexualidade e amor por Yoon-jae; Hak-chan, o "diferentão" que foi transferido de Seul (capital) para o interior (Busan), é famoso por sua coleção de pornôs, mas se torna um idiota diante de garotas reais; e, por fim, Dong-il, o mais falante e sem  noção de todos.
Se tem uma coisa que eu posso garantir é que "Reply 1997" vai te arrancar muitas risadas e te deixar com um gostinho de nostalgia. Embora a cultura seja bastante diferente da nossa, e não possamos nos identificar, por exemplo, com as bandas famosas da época, ainda assim, todos já fomos adolescentes e já passamos por situações parecidas, já nos sentidos da mesma forma... de um jeito ou de outro.
Se teve uma coisa que me divertiu muito nesse dorama, foram as maluquices de fã de Shi-won. Pensem em alguém que sempre colocou a banda H.O.T. acima de TUDO. Essa é a Shi-won. Muitas situações engraçadíssimas (e muita vergonha alheia). Chorei de rir todas as vezes que algo não dava certo (ou dava muito errado).
Desde a morte dos pais de Yoon-jae, ele e o irmão mais velhos passaram a ser tratados como membro da família de Shi-won, por isso cresceram como irmãos. No entanto, desde o primeiro anos do ensino médio, Yoon-jae começa a ver a amiga com outros olhos, começa a enxergá-la como mulher. Mas... pensem em uma pessoa lerda para essas coisas. Ela mesma, a louca Shi-won. Ela fica tão cega por seu amor platônico por Tony, que sequer nota os sinais dados por Yoon-jae.
Quando Yoon-jae finalmente resolve se declarar, após o vestibular, seu irmão mais velho, Tae-woong, que também é professor do grupo, revela que está apaixonado por Shi-won que irá se declarar. Gente, que dó que senti do coitado.
É aí que as coisas ficam confusas. No encontro, nos dias atuais, há indícios de que um casal ficará noivo e que outro é casado, mas há um suspense (do começo ao fim) em torno de com quem Shi-won ficou. Por isso, a cada episódio a dúvida aumenta, já que muitos encontros,desencontros, mal-entendidos, etc acontecem frequentemente. 
Além da amizade entre o grupo, as brigas (comuns a amigos de longa data), a relação de cumplicidade entre eles, é gostoso acompanhar o modo como cada um amadureceu, o sonhos de cada um - alguns realizados, outro não - os períodos de separação, etc.
Foi bom constatar que, mesmo após vários anos, mesmo tornando-se adultos, a essência de cada personagem foi mantida. 
Uma coisa que preciso ressaltar, além do fato de  Shi-won Yoon-jae combinarem tanto (há boatos de que o ator se apaixonou de verdade pela atriz, que é membro da girl group Apink, mas foi rejeitado). Quanto ao restante do elenco, já conhecia o ator  Seo In-guk (Yoon-jae) que arrasou em "Love Rain" "Shopping Kin Louie" e o famoso ahjussi que está em praticamente todos os doramas ("It't Okay, That's Love",  "Moon Lovers: Scarlet Heart Ryeo" e "The Legend of the Blue Sea", por exemplo), e interpreta o pai de Shi-won, com quem brigava o tempo inteiro. me diverti horrores!
Outra curiosidade é o fato de Eun Ji-won (que interpreta Hak-chan), ter sido membro da boy band Sechs Kies, que é motivo de rivalidade entre Shi-won e as colegas.
"Reply 1997" é o tipo de dorama que você começa a assistir e quando percebe já terminou. Um dorama leve, engraçado, mas que trata de questionamentos que todos nós já fizemos (ou faremos), dúvidas, sonhos, planos.... enfim, coisas que nem sempre saem como o esperado. Super recomendo.


Quanto a trilha sonora, além das músicas das bandas pelas quais a protagonitas e as colegas são fascinadas, como H.O.T., Sechs Kies e outras músicas dos anos 1990, a que mais se destacou foi "All for You", que apesar de tocado pouco no dorama, fez bastante sucesso por ser interpretada pelos protagonistas Seo In-guk e Jung Eun-ji (Apink).

"Reply 1997" tem só 16 episódios, que estão disponíveis online (e legendados, claro) no Viki.

***
Espero que vocês gostem!!

Beijos e amassos!!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou sugestão e faça uma blogueira feliz! :)