18 de março de 2013

RESENHA: Uma Questão de Confiança [+ SORTEIO]

Editora: Novo Conceito
Autor(a): Louise Millar
Número de Páginas: 384

Sinopse: Você deixa seu filho com uma amiga. Todo mundo faz isso. Até que algo sai errado... 
Em um subúrbio tranquilo de Londres, algumas mães se ajudam através de amizade, favores e fofocas. No entanto, algumas delas não parecem confiáveis e outras têm segredos obscuros. Quando Callie se mudou para seu novo bairro, pensou que seria fácil adaptar-se. Contudo, os outros pais e mães têm sido estranhamente hostis com ela e com sua filha, Rae, que também descobriu como é difícil fazer novas amizades.
Suzy, seu marido rico e seus três filhos parecem ser a única família disposta a fazer amigos, mas, recentemente, a amizade com Suzy anda tensa. Ainda mais com a atmosfera pesada que pairou sobre o bairro após a chegada da polícia e o relato de um possível suspeito morando no bairro.
O que Callie e sua pequena Rae podem esperar? Em quem confiar? E, sobretudo, como imaginar que certas atitudes rotineiras podem colocar em risco a vida de sua pequena filha? Verdades e mentiras parecem se esconder nestas pequenas casas.
Olá gente lindaaaaa!
Após uma semana, finalmente terminei de ler "Uma Questão de Confiança" e, vou logo dizendo que, o livro não funcionou muito bem para mim. Acho que a culpada por isso sou eu mesma, pois li tantas resenhas positivas e criei tantas expectativas que, no final das contas, me decepcionei.

A trama gira em torno de três mulheres e suas respectivas vidas e famílias. As três são vizinhas e moram no subúrbio de Londres. Cada uma delas tem um passado secreto ou algum segredo um tanto quanto obscuro e, até o final da última página o leitor não consegue definir qual delas 'inocente'. A principal característica do livro é essa abordagem da dualidade do ser humano, onde ninguém é 100% ruim e nem tampouco, 100% bom.
Callie está separada do marido Tom e, mora sozinha com sua filha pequena, Rae. A garota tem uma saúde frágil, tendo passado por duas cirurgias cardíacas, o que torna Callie uma mãe super protetora. Por conta da saúde da filha, Callie não pode trabalhar e depende de uma mesada do ex-marido.
Suzy é casada com Jez, mãe de três filho pequenos e única amiga de Callie na vizinhança. Estranhamente, Suzy foi a única pessoa que a acolheu em sua chegada dois anos antes, o restante da vizinhança nunca fez questão de demonstrar qualquer interesse ou preocupação com Callie e Rae, por isso foi inevitável que ambas criassem uma certa dependência de Suzy.
Debs, a nova vizinha é uma mulher de 40 e poucos anos que, casada pela primeira vez, se muda com o marido para o subúrbio de Londres tentando esquecer os acontecimentos recentes que tanto os perturbam. Debs sofre de ansiedade e, é fácil tirá-la de seu juízo e fazê-la ficar amedrontada e acoada dentro da própria casa (que divide a parede com a casa de Suzy).
Com a intenção de deixar de depender financeiramente de Tom e emocionalmente de Suzy, Callie resolve voltar a trabalhar. Porém, logo no primeiro dia de trabalho, Suzy lhe diz que Rae não parece estar satisfeita com a ausência da mãe durante o dia.
Três dias depois, algo imprevisto ocorre: Rae se 'acidenta' enquanto Callie está no trabalho e é aí que a história realmente começa.
O passado da vizinha estranha, Debs, começa a vir a tona e tanto Suzy quanto Callie não confiam nela. Lá se vai a chance que Callie tinha de se libertar de Suzy, com a qual tem uma relação que para ela não amizade, é dependência. Uma dependência da qual ela quer urgentemente se livrar.
"A ideia de eles descobrirem o incidente com Daizy Poplar era tão horrível que ela começou a cantarolar para bloquear as imagens em sua cabeça." (página 167)
Quem olha de fora imagina que Suzy tem o casamento perfeito, mas... na verdade "perfeito" é a última palavra que pode ser usada para definir o fiasco de relação que ela tem com Jez. Ele não a toca e parece não suportar as crianças. Está sempre fora, em jantares de negócios e tudo indica que ele tem outras mulheres. Mas ela não desiste de ter uma garotinha e, mesmo diante das possíveis traições e evidente falta de interesse do marido, ela ainda tem esperanças de engravidar. Mas.... não é fácil suportar esse casamento de fachada e evitar que as pessoas desconfiem de sua falsa felicidade. Nem mesmo Callie, sua única amiga, pode saber.
"Então, ela puxou para cima a manga da camisa e, ali, onde ninguém poderia ver, enfiou as unhas recém-feitas na pele do braço. Deixou-as ali, como uma garra." (página 134)
*****
Eu confesso que esperava uma trama tensa e cheia de suspense como "Cuco", mas não foi o que encontrei. Claro que há muito suspense no decorrer do livro, mas nada que me tirasse o sono. Várias pontas soltas vão sento apresentadas e, no final de tudo, lá penas trinta últimas páginas (tô chutando, pois não contei as páginas... :P) essas pontas se juntam. Ou seja,  tanto suspense e mistério para no final, tudo se juntar tão repentinamente. Não convenceu, sei lá.... fiquei frustrada. Não posso negar que realmente fiquei surpresa com os acontecimentos finais e, posso dizer que não foi nem um pouco previsível, com um desfecho onde as personagens não pareciam ser as mesmas do início do livro. Ninguém é o que parece ser e é inevitável não se perguntar: "Até que ponto podemos confiar em alguém?". Mas, nas primeiras 300 páginas achei tudo muito 'morno'. O que não quer dizer que o livro seja ruim, só não criem tantas expectativas e não espere roer as unhas de pura tensão e curiosidade.

Classificação:

****
[PROMOÇÃO ENCERRADA] Quer um exemplar do livro? Então siga as REGRAS abaixo e preencha o formulário corretamente.

REGRAS OBRIGATÓRIAS:

  • Seguir PUBLICAMENTE o blog pelo GFC;
  • Comentar NESTA postagem (de preferência algo relacionado à resenha);
  • Residir em território nacional

a Rafflecopter giveaway

****
> O sorteio será realizado no dia 21 de abril;
> O livro será enviado por mim em um prazo de até 30 dias;
> Não me responsabilizo por atrasos e extravios e, em caso de um segundo envio, o frete é por conta do ganhador;
> Perfis fakes serão desclassificados.

***
Espero que gostem e boa sorte a todos!!

Beijos e amassos!!

36 comentários

  1. Pela nota que você deu desanima totalmente de ler o livro, normalmente não gosto de livros focados em varios personagens.

    ResponderExcluir
  2. Otima resenha , fiquei curiosa para ler o livro , estou precisando de uma leitura mais séria e densa como essa , momentos tragicos e algo que toque meu coração , ultimamente só tenho lido livros toscos , vou participar da promo , bjus Mih

    ResponderExcluir
  3. Este livro é um dos que mais gostaria de ler. Também pensei que fosse mais tenso, mas de qualquer forma parece ser uma ótima história. Adoro quando vamos juntando os fragmentos da trama e no final temos tudo amarradinho. Gosto do estilo e também quero saber até que ponto poemos confiar nas pessoas! rs
    bjs

    ResponderExcluir
  4. odeio quando isso acontece sabe? leio bastante resenhas na internet e sempre fico esperando ler um livro maravilhoso e tal, dai quando leio acabo me decepcionando :S
    engraçado, desde a primeira sinopse que li do livro achei ele parecido com Cuco. uma pena que não é nada parecido :(

    ResponderExcluir
  5. Sei bem o que vc passou, a gente lê tanta resenha pelos blogs afora que fica com uma expectativa e quando lê não é isso tudo. Mas a história parece que é bem legal. Gosto de suspenses assim. Será que vou me decepcionar? Adorei foi a capa dele.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  6. Espero ganhar, pois sua resenha me deixou curiosa!@

    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adoro um suspense...mas aprendi a não crias expectativas elevadas...mas acho que o livro é bom, e me decepecionei com o livro Cuco.

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é muito fofo, logo pela capa e a historia é bem interessante!

    ResponderExcluir
  9. A capa desse livro é muito lindo e a história parece ser bem diferente e incomum *-*
    Não curto muito livros que só "esquentam" lá pro final, gosto mesmo de histórias quentes do início a o fim, e você disse que até umas 300 páginas ele é bem morno.. fiquei com um pé atras mas também curiosa! hehe

    Beeijos,
    http://isteh.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Gostei desse livro, a história dele me pareceu bonita e fiquei com vontade de ler. Só lendo mesmo pra saber como é.

    ResponderExcluir
  11. Poxa...
    Eu tinha uma visão completamente diferente desse livro, jurava que ele fosse bom ao ponto de receber 4 ou 5 estrelas.

    Mas mesmo assim, vou participar da promo para ver se ganho o livro e tirar minhas próprias conclusões ;)

    Dani / @daride

    ResponderExcluir
  12. O perfil do livro não é meu estilo de historia favorito, mas realmente as questões que o livro levanta são muito boas; Até que ponto confiar em alguém; ninguém é 100% bom ou rui, por isso quero ler.

    ResponderExcluir
  13. Adorei esta história, com um mistério a ser resolvido, uma cidadezinha cheia de vida na vizinhança. Qual será a história do livro? Quero descobrir.
    Pena saber que, apesar de desenrolar bem, o final é rápido demais. Típico de quem cria uma história boa mas intrincada demais pra explicar direitinho o final...

    ResponderExcluir
  14. Vixe. Estava com vontade de ler, mas agora desanimei. Também criei expectativas.. E agora?
    Bom, tomara que eu ganhe na promoção, assim posso dar minha opinião também.

    Vou aproveitar e convidar vc pra dar uma passadinha no meu blog. http://naproximapagina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. SEGUIDORA: ANDRESSA NUNES

    Participando

    ResponderExcluir
  16. Odeio quando vou ler um livro cheio de expectativas e ele não atende a elas...
    Ainda não estou assim.. super animada por esse livro, mas confesso que agora fiquei meio com o pé atras..rsrs

    ResponderExcluir
  17. As questões que o livro levanta são muito boas, ;)

    ResponderExcluir
  18. Gostei muita da capa do livro *---* , fiquei interessada a ler

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito da estória e da capa também! Adoro este estilo de livro, e espero que ele venha para mim :)

    ResponderExcluir
  20. Eu gostei da capa e esto loka para ler o texto do livro me surpriendeu

    ResponderExcluir
  21. Ótima resenha, o livro só pela capa já conquista a todos e a história é linda :D

    joao.keunecke@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Bom...
    Só não irei ler com muitas expectativas para não ficar frustrada.
    Assim n vou me decepcionar com esse clima morno.
    Bjus!

    ResponderExcluir
  23. Gostei muita da capa e fiquei curiosa para ler o livro.

    ResponderExcluir
  24. pelas resenhas que eu já tinha lido, também imaginei que fosse uma trama bem densa tipo CUCO, como vc disse. Sério que não??? Que bom ler sua resenha, já estava criando expectativas demais sobre este livro também!

    ResponderExcluir
  25. X
    PARTICIPANDO
    ellianeramos.blogspot.com.br/
    ellianeramos@hotmail.com
    X

    ResponderExcluir
  26. Estou curiosa mesmo lendo em algumas resenhas que o livro não é lá essas coisas, acho legal ter minha própria opinião sobre as histórias que leio.

    ResponderExcluir
  27. A resenha deu um gosto de quero mais!!!! um pequeno suspense é sempre bom!!!!! mas o livro tem q ser bem amarrado! por isso tenho q le-lo pra ter minha propria opiniao rs!

    ResponderExcluir
  28. Já li algumas resenhas sobre esse livro, e quase todas falam que o livro é bom, mas "falta algo". Gosto de triller psicológico, mas eles tem que ter uma narrativa um pouco mais ágil, e pelo que imagino, esse é um pouco mais devagar. Mesmo assim, acho que deve ser uma boa leitura. Se tiver oportunidade, lerei sim!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  29. Quando vi esse livro pela primeira vez, achei que se tratava de um história diferente. Estava muito afim de conhecer as depois da sua resenha não sei mais. Nesse momento estou evitando leituras que tragam emoções ruins, a pior coisa é você deixar de ter esperança e é muito triste quando vemos que a sociedade só está cada vez mais decaindo. Mas creio que existem pessoas que valham a pena. =D
    ótima Resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. A sinopse é promissora, mais já vi pela resenha que é melhor não criar expectativas..
    Acho que quanto mais a gente cria expectativas, fica mais fica difícil supera-las... kkkk

    ResponderExcluir
  31. Estava curiosa pra ler esse livro, mas a resenha me deixou um pouco "com o pé atrás". Primeiras 300 páginas sendo "mornas"? Não sei se tenho paciência hahahaha
    Mas vou tentar a sorte mesmo assim e ver o que acho. :3
    Participando :D

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião ou sugestão e faça uma blogueira feliz! :)