23 de agosto de 2018

Na Telinha ou na Telona... #136 - Are You Human Too? [DORAMA]

Olá gente lindaaaa!
Hoje vim indicar mais um dorama coreano deste ano (porque 2018 tá com tudo desde o início!), "Are You Human Too?" (Você é humano também?), também conhecido como "Are You Human?".
O dorama foi exibido pela emissora KBS2, de 4 de junho a 31 de julho de 2018.
Uma curiosidade sobre "Are You Human Too?": toda a produção levou dois anos para ser concluída e o dorama foi todo pré-filmado, ou seja, quando o primeiro episódio foi ao ar, a série já estava completamente pronta (o que geralmente não acontece, em se tratando de doramas coreanos). As filmagens começaram no início de junho de 2017 e terminaram em 29 de novembro do mesmo ano.



Sinopse: Nam Shin é herdeiro do ilustre Grupo PK. Bonito e charmoso, Nam Shin tem uma bela noiva, Seo Ye Na. Um dia, um acidente estranho o coloca em coma. Mas Nam Shin meio que é revivido. Oh Laura é a mãe do jovem herdeiro e perita em inteligência artificial. Ela quer proteger o filho em coma e a posição dele. Com a ajuda do amigo do Nam Shin, Ji Young Hoon, Oh Laura troca o Nam Shin por um androide chamado Nam Shin III, que ela criou por sentir falta do filho, para assim ele proteger o império do Nam Shin de pessoas como o Seo Jong Gil, um ambicioso diretor que está louco para subir de posição no Grupo PK. Kang So Bong (Gong Seung Yeon, é a guarda-costas do Nam Shin III. Por dentro ela é uma pessoa gentil e amável, mas é durona por fora. Embora, constantemente, pareça irritada, Kang So Bong fará de tudo para defender e proteger o Nam Shin III, o que inclui mostrar a ele como agir feito humano. O androide não só tem que imitar o Nam Shin, como também tem que impedir a conspiração que quase tirou a vida do “gêmeo” dele. E enquanto todos se preocupam com o verdadeiro Nam Shin, o Nam Shin III começa a desenvolver sentimentos, e fica se perguntando se pode ter a própria vida dele... e amar. Mas se ele não conseguir impedir a conspiração, não haverá uma vida a ser vivida.

ELENCO PRINCIPAL:

- Seo Kang Joon como Nam Shin / Nam Shin III (Nam Shin é um herdeiro de terceira geração que teve uma vida de mer5@ após ser separado da mãe; ele decide procurar pela mãe a acaba sofrendo um acidente que o deixa em coma / Nam Shin III é um androide criado por Oh Laura, para suprir a saudade do filho, de quem foi separada);
- Gong Seung Yeon como Kang So Bong (uma ex-lutadora de MMA que teve de deixar os rings após uma grave lesão; atualmente ela trabalha como guarda-costas e é designada a cuidar de Nam Shin / Nam Shin III);
- Lee Joon Hyuk como Ji Young Hoon (secretário e único amigo de Nam Shin; uma pessoa pragmática e realista. Sua formação está atrelada à empresa de Nam Shin, PK Group, na qual ele foi criado em um orfanato que o conglomerado financiou e se tornou um dos melhores alunos de uma universidade também apoiada pelo PK Group);
- Kim Sung Ryung como Laura Oh (mãe de Nam Shin e especialista no campo da inteligência artificial. Inteligente, intensamente focada e, muitas vezes, fria; ela é a principal pesquisadora que trabalha no desenvolvimento do androide com uma equipe secreta de cientistas de ponta).

Minha opinião: Amei! Amei! Amei!

"Are You Human Too?" foi o terceiro dorama envolvendo androide que eu assisti, e continuo adorando a temática. Sempre fico fascinada como o modo como essa abordagem é capaz de nos fazer pensar, dentre outras coisas, nas relações humanas. O primeiro dorama desse tipo que eu assisti foi o J-drama "Zattai Kareshi", baseado em um mangá homônimo, que fala (basicamente) sobre um androide que seria "o namorado perfeito". Já o segundo dorama que vi sobre o tema foi "I'm Not a Robot", um dos primeiros doramas que assisti esse ano, cujo protagonista é alérgico a pessoas e, por isso, opta por adquirir um tipo de "robô pessoal".
Em ambos os casos vemos uma semelhança: para as relações desejadas pelos protagonistas humanos, um androide se mostrou mais adequado que um humano e, muitas vezes, mais humano que um humano (estou desconsiderando o fato de quem em "I'm Not A Robot" o protagonista apenas achar se tratar de um androide, embora seja uma pessoa). E o mesmo acontece com "Are You Human Too?", como o passar dos episódios não apenas o androide vai ganhando cada vez mais características humanas, como os humanos (sim, quase todos os personagens desse dorama) vãos e mostrando frios e irracionais como máquinas. E isso faz com que nós, telespectadores, passemos a torcer pelo androide (uma máquina!) e contra o(s) humano(s). É bizarro, é ilógico... mas é inevitável!
Nam Shin  é herdeiro de terceira geração de um grande conglomerado que está investindo em carros com inteligência artificial. Desde a primeira cena não simpatizamos com ele, que se mostra um belo de um embuste (inclusive esbofeteia uma mulher, que por acaso é nossa protagonista). Ele foi separado da mão ainda criança, e criado de forma nada carinhosa pelo avô, que o educou para não gostar ou confiar em ninguém. Ele desconfia da própria sombra e não tem qualquer afeto por seus familiares.
Já nos primeiros episódios, após criar uma cena (bater em sua guarda-costas e chamar a atenção da imprensa), ele consegue escapar da vigilância do avô e foge para a República Tcheca, a fim de reencontrar a mãe após vinte anos. No entanto, ele nem ao menos tem tempo para isso, pois é atropelado (de forma muuuuito suspeita) e fica em coma.

E é aí que nosso androide, Nam Shin III entra em cena. Ao reencontrar o filho, após vinte anos, e em uma condição tão infeliz, Oh Laura pede para Nam Shin III, um androide criado por ela à imagem e semelhança do filho de quem foi separada, para se passar pelo verdadeiro Nam Shin e evitar que ele perdesse o lugar na empresa do avô.
Nam Shim III, como o próprio nome diz, é o terceiro androide de Nam Shin, sendo os dois anteriores, versões mais jovens do "original"
Após um breve treinamento, com o apoio de Ji Young Hoon, secretário e único amigo de Nam Shin, nosso "Latinha" (apelido que o androide recebe em determinado ponto da história) está pronto para assumir o papel do verdadeiro Nam Shin e acabar com os planos de quem quer tomar o lugar dele.
No entanto, o primeiro problema com o qual Nam Shin III é a presença de Kang So Bong, antiga guarda-costas de Nam Shin, que tem pendências a resolver com ele (o humano). Por conveniência, Young Hoon aconselha Nam Shin III a ter So Bong por perto, como sua guarda-costas pessoal, apenas para vigiá-la de perto e descobrir quais as intenções da garota (que tem tudo para odiar Nam Shin).
Mas não demorar muito para que So Bong note algumas diferenças em Nam Shin. O atual Nam Shin parece outra pessoa, tão diferente do embuste que não hesitou em esbofeteá-la no meio de um aeroporto, na frente de quem quisesse ver. Ele agora a abraça sempre que ela chora e faz coisas que o Nam Shin embuste jamais faria... como entrar em um prédio em chamas e resgatar dezenas de pessoas (inclusive ela). Assim, So Bong acaba descobrindo a real identidade de seu atual "patrão". Quem diria, ela agora é guarda-costas de um androide praticamente indestrutível.
E esperem, a partir daí, muitas cenas fofíneas! Posso garantir uma coisa, após assistir "Are You Human Too?" geral quer adquirir seu próprio Latinha. (eu quero!).
Nem preciso dizer que So Bong vai acabar se apaixonando pelo Latinha, né?! E pelos motivos que comentei no início dessa resenha: ele apresenta não apenas características humanas, mas muitas características que faltam em muitos humanos. Em comparação aos demais personagens do dorama, que em sua maior parte está preocupada em conseguir mais dinheiro, mais poder, não importando o que ou quem precisam derrubar ou tirar do caminho, Nam Shin III é bom, generoso, extremamente sincero e sorridente. Suas regras básicas são: sempre abraçar uma pessoa que está chorando, não fazer nada que possa machucar os seres humanos, não mentir...
E ao mesmo tempo em que as cenas entre Kang So Bong e Nam Shin III são extremamente fofas, é inevitável que nos perguntemos sobre o que irá acontecer com o androide quando o verdadeiro Nam Shin se recuperar e reassumir sua posição na empresa. Além disso, apesar de nos iludirmos a cada episódio (e vale lembrar que sempre que o Latinha faz algo que nos faz pensar que ele está tendo sentimentos em relação a So Bong, há alguma explicação super lógica que coloca nos teorias românticas abaixo), não podemos esquecer que por mais humano e fofo (já disse fofo?) que Nam Shin III seja, ele é um robô, uma máquina. Ele não é uma pessoa. Então, já podem imaginar os vários conflitos internos que So Bong tem ao logo do dorama (e eu também!).
Como eu disse antes, gosto de doramas que abordem esse tipo de tema, pois colocam em relevo o modo como, muitas vezes, acabamos perdendo um pouco de nossa humanidade, seja ignorando o sofrimento alheio, colocando as próprias vontade acima de tudo e de todos, etc. Isso explica o modo como Nam Shin III conquista todo mundo e se mostrando melhor do que o próprio humano. Claro que o fato de o Nam Shin humano agir feito um babaca tem grande peso nesse julgamento (embora eu tenha sido defensora dele em boa parte da história, tentando justificar as atitudes repugnantes dele com o fato de ele ter tido uma vida de merda e sido criado no meio de cobras).
Um diálogo que resume bem não apenas o sentimento geral dos telespectadores em relação ao Nam Shin humano, mas o fato de haver uma humanização do androide e uma "desumanização" do ser humano (no geral mesmo) ocorre quando o verdadeiro Nam Shin questiona So Bong:
- Você me odeia porque eu sou o humano?
- Não. Eu te odeio, porque você não se parece nadinha com um ser humano.
 Vou parar de falar, pois esta resenha já está absurdamente grande. Só posso dizer que super recomendo!

Quanto a ost, uma música mais linda que outra. Viciei em TODAS, dentre elas: Is This Love? (VIXX), Love (LYn & Hanhae), Who Are You? (Red Hair Ann), The Longing Dance (Lim Ji Eun), Milagro (Lim Ji Eun), Why Do We (DMEANOR) e Heart (2BIC).

Se quiserem conferir a esse doramão, os 18 episódios (ou 32 episódios de 30 min cada) estão disponíveis no Drama Fever (para usuários premium) ou gratuitamente no Kingdom Fansubs (necessário cadastro).

***
Espero que gostem!!

Beijos e amassos!!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou sugestão e faça uma blogueira feliz! :)