12 de agosto de 2018

#LeituraColetiva - Norte e Sul | #quotes (capítulos de 1 a 11)

Olá gente lindaaaa!
Nossa #LeituraColetiva de "Norte e Sul", de Elizabeth Gaskell, teve início na última semana e os primeiros onze capítulos foram lidos. Confiram minhas citações favoritas até o momento:

"Às vezes as pessoas se perguntavam como pais tão bonitos podiam ter tido uma filha tão distante de qualquer padrão de beleza. Sem nenhum formosura, diziam às vezes [...] seu semblante era sempre digno e reservado demais para uma pessoa tão jovem." (página 44)
"As carruagens tinham mais ferragens e menos madeira e couro em volta dos cavalos. As pessoas nas ruas, embora apresentassem um ar divertido, tinham a mente preocupada. As cores pareciam mais cinzentas, mais resistentes, não tão alegres e bonitas." (página 113)
"O sr. Thornton ficara bem mais surpreso e embaraçado ao vê-la do que ela. Em vez de um religioso tranquilo de meia-idade, foi uma dama jovem que apareceu na sua frente com uma atitude franca e altiva." (página 119)
"Sentou-se de frente para ele, voltada para a luz. O olhar dele foi invadido por sua beleza plena. Seu pescoço branco e flexível se projetava do corpo ágil. Os lábios se moviam levemente enquanto ela falava, sem perturbar a expressão fria e serena do semblante por algum movimento de suas atraentes e soberbas curvas. [...] Faltou pouco para que ele dissesse a si mesmo que não gostava dela, antes que a conversa entre eles terminasse." (páginas 120-121)
"Tomava-o, ele pensou, por aquilo que, em sua irritação, dizia a si mesmo que era - um rapaz alto e rude, sem graça ou refinamento algum. Ele interpretou a atitude fria de tranquilidade dela como desdém, e isso bateu tão profundamente em seu coração que ele teve vontade de se levantar, ir embora e largar para lá aqueles Hale e sua presunção." (página 121)
"Ela lhe fez uma reverência cerimoniosa quando ele se despediu, o que fez com que ele se sentisse ainda mais embaraçado e convicto de que jamais se sentira assim em toda a sua vida." (página 122)
"Com aquela expressão de poder e decisão, nenhum rosto, mesmo com uma aparência bem simples, poderia ser vulgar ou comum. Eu não gostaria de ter de negociar com ele, pois me parece bastante inflexível." (página 123)
"A questão é sempre a mesma: foi feito tudo que se podia para minorar o sofrimento dos menos privilegiados ao máximo? Ou, na vitória das massas, os desvalidos teriam sido pisoteados, em vez de serem gentilmente afastados do caminho trilhado pelo vencedor, cuja marcha eles não tinham força para acompanhar?" (página 131)
"Margaret gostou daquele sorriso. Foi a primeira coisa a ser admirada no novo amigo do seu pai. E as características opostas encontradas em todos os detalhes da aparência de ambos, que ela acabara de perceber, pareciam explicar a atração evidente que sentiram um pelo outro." (página 152)
"Preferiria ser um trabalhador sofredor, ou melhor, fracassado e inútil aqui, do que viver uma vida insípida e próspera na velha rotina daquilo que no sul se chama de uma sociedade mais aristocrática, com sues dias vagarosos de calmaria despreocupada. Lá, a pessoa acaba ficando entupida de mel, incapaz de se levantar e voar - respondeu o sr. Thornton." (página 154)

***
Espero que gostem!!

Beijos e amassos!!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou sugestão e faça uma blogueira feliz! :)