26 de agosto de 2018

#LeituraColetiva - Norte e Sul | #quotes (capítulos de 23 a 32)

Olá gente lindaaaa!!!
Confiram minhas citações favoritas (algumas delas, pelo menos) dos capítulos de 23 a 32 de "Norte e Sul", de Elizabeth Gaskell! #LeituraColetiva

"- Mas eu sei que ela não tem interesse por mim. Sei que se houvesse uma chance em mil, ou mesmo em um milhão, eu me colocaria aos pés dela." (página 335)
"Não conseguia esquecer o toque dos braços dela em volta do seus pescoço, por mais inconveniente que lhe tivesse parecido na hora em que aconteceu. Mas agora, ante a lembrança do abraço protetor dela, estremecia dos pés à cabeça e via todo o poder de determinação e autocontrole se derreter, tal qual cera diante do fogo." (página 342)
"Quanto ao sr. Thornton, até onde Margaret percebia, não houve o estágio intermediário da amizade. A relação entre eles fora uma série ininterrupta de antagonismos. As opiniões dos dois se entrechocavam. E, de fato, ela jamais percebera que ele levava em conta as suas opiniões, como opiniões genuínas dela, uma pessoa." (página 350)
"[...] mesmo antes de ele ter deixado a sala, e não certamente cinco minutos depois -, a convicção clara de que ele realmente a amava, que sempre a amara e continuaria a amar surgiu diante dela brilhante e resplandecente." (página 350)
"Disse para si mesmo que odiava Margaret, mas uma sensação de amor desconsolada e aguda atingiu aquele sentimento estúpido e estrondoso tal qual um raio, até mesmo quando tentava dar uma forma expressiva às palavras de ódio." (páginas 365-366)
"Não a entendia de todo. Uma hora era extremamente corajosa, em outra era tímida. Agora tão terna, e depois tão altiva e orgulhosa. Com a finalidade de esquecê-la de vez pensou de novo em todos os momentos que estivera com ela." (página 367)
"Aos poucos os olhos de Margaret se encheram de lágrimas, mas uma calma profunda toou conta da sua alma. Então aquilo é que era a morte!" (páginas 383-384)
"O que eu queria saber era quais era os direitos do homens, fossem eles ricos ou pobres... Desde que fosse apenas homens." (página 402)
"Há duas maneiras de ver essa questão. Mas suponho que fosse uma verdade com o dobro da força, não seria uma verdade para mim, se eu não pudesse entendê-la." (página 402)
"Margaret pensava nele mais do que jamais havia pensado antes, não com qualquer nuança do que chamam de amor, mas sim com remorso por tê-lo magoado tão profundamente, e agora com um suave e paciente esforço para que voltassem à posição anterior de antagonismo amistoso, para a posição de amigo que era a que descobriu ter sido mantida por ele, não só com ela, mas com o resto de sua família." (página 417)
"Pensar me deixou algumas vezes triste, porém o fazer jamais me entristeceu em toda a minha vida." (página 434)

***
Beijos e amassos!! 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou sugestão e faça uma blogueira feliz! :)