8 de maio de 2017

RESENHA: Quatro Vidas de um Cachorro

Editora: HarperCollins Brasil
Autor(a): W. Bruce Cameron
Número de páginas: 288

Sinopse: Esta é a inesquecível história de um cão que — após renascer várias vezes — imagina que haja uma razão para seu retorno, um propósito a cumprir, e que, enquanto não o alcançar, continuará renascendo. Narrado pelo próprio animal, Quatro vidas de um cachorro aborda a questão mais básica da vida: Por que estamos aqui?
Emocionante e com boas doses de humor, Quatro vidas de um cachorro é um livro para todas as idades, que mostra o olhar de um cão sobre o relacionamento entre as pessoas e os laços eternos entre os seres humanos e seus animais.

Olá gente lindaaa!
Confiram a resenha que a querida Ana Paula fez do livro "Quatro vidas de um cachorro":

***

"Quatro Vidas de um Cachorro" conta de forma leve e divertida a jornada de descoberta de um cãozinho pelo sentido de sua vida! Vivendo e renascendo por quatro vezes acompanhamos o ensinamento que surgem destas experiências. 
Bom, a história começa com vários filhotes e uma mãe protetora que tem que cuidar e ensinar seus bebês a sobreviverem nas ruas, sem teto ou comida. A jornada do pequeno vira-lata é muito curta e logo no início do livro o leitor já é levado a conhecer seu novo nascimento: agora como um Golden Retriver (raça pela qual sou apaixonada!), mas não sem antes refletir sobre o propósito de sua breve vida anterior:
“De todas as coisas que fiz na vida, provocar seu riso [de sua dona] me pareceu a mais importante, a única coisa, concluí, que dava sentido à minha vida.” (página 42)
Quando acorda novamente como um filhote, o pequeno labrador fica confuso! O que estarei fazendo “aqui” de novo?
“Eu me lembrava de ficar sonolento e, depois, daquela sensação de que muito tempo se passou, meio como acontece quando um cochilo sob o sol da tarde se prolonga pelo dia todo [...]. Esse cochilo, porém, não me levou apenas a um horário diferente, mas também a um lugar diferente.” (página 43)
A vida como um Golden se mostra como a mais significativa para toda a narrativa. É nela que conhecemos Ethan, seu pequeno dono e sua nova família, que lhe dá o nome carinhoso de Bailey! Nesse caminho vários valores são aprendidos pelo cãozinho: lealdade, companheirismo e amor, assim como um vínculo para toda a vida é criado!
“Quando ele [Ethan] me punha no colo, a corrente de amor entre nós era tão intensa que me provocava um buraco no estômago meio parecido com fome.” (página 55)
Anos se passam e Bailey (como já esperamos) se despede da família nascendo como um pastor alemão! Na verdade, uma fêmea de pastor alemão! Apesar de confusa, a cachorrinha continua sendo Bailey e mantêm com saudade as suas melhores lembranças com Ethan
Ela vive e segue seu caminho continuando na sua busca pelo propósito de sua vida, agora como um cão policial, utilizando os ensinamentos que teve em suas vidas passadas para ser “um bom cãozinho” e ajudar as pessoas.
Como podem prever, novamente sua jornada se encerra e outra começa! O filhote cada vez que renasce está mais confuso, pois ele tem a consciência que está renascendo! Ora, se minha missão não era amar e ser fiel a Ethan nem salvar vidas sendo um cão policial o que querem de mim? Mas é aí que a história termina da forma mais justa e bela que poderia! Não irei contar toda a história... Não seria justo com o futuro leitor... Mas adianto: irá aquecer seu coração!
O que achei mais divertido nessa história é que ela foi toda contada do ponto de vista de um cachorro! Eu tenho duas cachorrinhas e sempre me pego imaginando “O que será que elas estão pensando agora?”
“Gemi com toda essa conversa fiada. Os humanos são capazes de coisas um bocado bacanas, mas com demasiada frequência ficam simplesmente sentados inventando palavras e não fazendo nada.” (página 204)
***
O próprio título do livro já e um grande spoiler! Já sabemos que serão 4 renascimentos, mas isso não diminui a tristeza de quando o leitor vai percebendo que aquele “capítulo” está chegando ao fim... Mas com a leitura desse livro vieram várias reflexões e a mais importante delas é que todas as relações mais importantes e fortes que temos em nossas vidas são construídas por amor, lealdade e alegria. E quem mais que um cão para nos ensinar tudo isso da forma mais pura possível?

Classificação: 
***
Esperamos que vocês gostem!!

Beijos e amassos!!

2 comentários

  1. Simplesmente adorei a resenha!!! E com certeza, vou ler este livro!!! <3<3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo! Fico muito feliz que tenha gostado!! Vale muito a pena a leitura!❤

      Excluir

Deixe sua opinião ou sugestão e faça uma blogueira feliz! :)