10 de abril de 2013

RESENHA: A Linhagem

Editora: Novo Século
Autor(a): Camila Dornas (Book Tour)
Número de Páginas: 336

Sinopse: Londres do século XVIII. A capital da Inglaterra era um dos mais importantes centros do mundo. Vestidos pomposos, elegância e boas maneiras. Um tempo onde as posses e a reputação regiam a sociedade. A igreja possuía poder absoluto e condenava aqueles os quais pesava a suspeita de bruxaria – a arte oculta temida e repudiada pelo senso comum. Nesse cenário intimidador, surge uma mulher especial, com dons inimagináveis. E um destino grandioso... 
Olá gente lindaaaaa! 
Quer ler um romance de época temperado com um "Q" de sobrenatural, personagens envolventes e um cenário para lá de convidativo? O livro é ESSE!

Evangeline é uma jovem inglesa, órfã de mãe e filha de um homem frio e tirano. Com uma irmã competitiva e uma madrasta submissa e mesquinha, Lina tem como seu lar e família, sua dama de companhia, Morgana.
Seus melhores amigos são Albert, o que podemos chamar de galinha  do século XVIII com quem passou a infância e ainda mantém contato, ainda que as escondidas, uma vez que não é muito aceitável que uma moça fique a sós com um cavalheiro que não seja seu noivo/marido; e Genevieve, uma garota que conheceu no internato e que foi para Paris tentar a visa de artista, uma vez que não recebia o devido reconhecimento  em Londres. Cada personagem muito bem construído e, com o mínimo de esforço, eles cativam o leitor na primeira aparição. Albert com seu bom humor e charme e Genevieve com seu espírito livre.
Morgana, Albert e Genevieve são as únicas pessoas com que Evangeline se importa e sabe que  sentem o mesmo. Os três, além do pai tirano, são os únicos a ter conhecimento do 'dom' de Evangeline: controlar os quatro elementos (água, fogo, ar e terra). Porém, dentre os quatro que sabem seu segredo, Julian, o pai de Evangeline, é o único que a vê como uma aberração e não hesitaria em mandá-la para uma fogueira.

Evangeline vê sua vida cada vez mais de pernas para o alto após conhecer três homens que serão peças chaves nas reviravoltas que estão por vir. São eles: Hector, seu noivo (Sim, noivo!!) com quem o pai (e a sociedade machista) pretende obrigá-la a se casar, um homem que só com um olhar consegue ativar todos os sentidos de alerta no corpo de Evangeline, olhos gélidos, olhos de louco; Dorian, um homem misterioso que confessa tê-la seguido durante meses e que, para sua surpresa, também possui dons e parece saber muito mais sobre eles do que Eva poderia ter imaginado e; por fim, Henry, um empregado de seu pai que cuida dos cavalos (que são a paixão de Eva), um jovem gentil, carismático e divinamente atraente.
"Estava surpresa por me sentir tão à vontade com aquele homem desconhecido. Principalmente considerando que eu tentara estrangulá-lo com uma corda dez minutos atrás. Fiquei feliz por ele não me encarar como a maioria dos outros homens, como se eu fosse um pedaço de carne apetitoso que poderia ser comprado." (página 34)
Hector ensinará Eva a ser mais forre (não da melhor forma, mas...), Dorian lhe ensinará a tirar energia de seus poderes ao invés de fazer o contrário e Henry.... Henry lhe ensinará o amor. Tentando evitar um casamento iminente com o asqueroso Hector, com seus amigos e Henry a seu lado, Eva descobrirá que não é a única a possuir dons e que esses dons nem sempre são inofensivos ou usados para o bem. 
"Já estava prestes a voltar para a cama quando vi um vulto se esgueirar para longe dos limites da mansão. Um frio me invadiu da cabeça aos pés. De onde eu estava, só conseguia avistar um emaranhado de cabelos loiros." (página 53)
Evangeline descobrirá que a vida que teve até agora não passou de uma farsa. Seu pai esconde mais segredos do que imaginava e a família que Dorian lhe apresenta parece ter muitas respostas. Em uma aventura contra o tempo e contra o(s) culpado(s) do ataque ao rei,resta pouco tempo para pensar em outras coisas, mas.... como resistir a Henry? Ele é fofo demais!
"- Você está me olhando de um jeito engraçado - eu disse.

- Quero guardar a exata expressão dos seus olhos.
Eu sorri, flertando.
- Você vai esquecê-la assim que o sol nascer.
Ele sorriu e era como o próprio sol. Pegou meu queixo em suas mãos, fazendo nossos rostos ficarem a centímetros um do outro.
- No meu último suspiro, quando sentir a vida deixar meu corpo, a última coisa de que me esquecerei será o modo como me olha agora." (página 285)
*****
Eu amei esse livro, gente!!
Adoro romance histórico, adoro fantasia e "A Linhagem" se revelou um prato cheio. Evangeline é uma garota a frente de seu tempo, sempre avessa aos costumes e totalmente conta a toda e qualquer submissão que possa ser imposta a ela. A autora foi feliz em sua descrição dos lugares e pessoas, de modo que até acredito que vi o rio Tâmisa (#brincadeira) e, a única falha, se é que posso chamar assim é que nos diálogos eu senti falta de falas mais rebuscadas e 'antiquadas', mais falas da época, se é que me entendem. Achei tudo muito informal e, se não fosse os pronomes de tratamento (milady, milorde, etc..), em algumas vezes, alguém que abrisse em qualquer página ao acaso, mal saberia que a história se passa no século XVIII. (a vantagem é que a leitura flui bem rapidamente).
Adorei como a história terminou e realmente torço para que haja alguma continuação, pois alguns personagens merecem ser melhor explorados. Agora.... o que eu realmente detestei foi ter que me despedir do livro, afinal de contas estou participando do Book Tour e foi preciso enviá-lo para outra blogueira. hahhaa Preciso providenciar meu próprio exemplar.

Classificação:

***
Espero que gostem!!

Beijos e amassos!!

5 comentários

  1. Não vejoa a hora dele chegar nas minhas mãos.Ansiosa *-*

    ResponderExcluir
  2. não sou fã de romances históricos, mas este, em particular, me chama a atenção
    parece ser um livro muito fofo ;~~

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Amanda! Estou ansiosa para ler A Linhagem! Beijo!

    ResponderExcluir
  4. E como eu gostei..rsrs Adoro romances historicos e este Q de sobrenatural o deixou mais curioso! rsrs

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler esse livro, pois me interessei por ele desde que fiquei sabendo que ela tem dons. Adoro livros nesse estilo. E só vi resenhas positivas sobre ele até agora.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião ou sugestão e faça uma blogueira feliz! :)