19 de abril de 2018

Na Telinha ou na Telona... #120 - Shool 2017 [DORAMA]

Olá gente lindaaa!
A indicação de dorama de hoje é "Shool 2017" (Escola 2017), ao mesmo tempo em que tem todo aquele tom leve de doramas colegiais que cuja história gira em torno do dia-a-dia de alunos do Ensino Médio, também trata de assuntos como meritocracia nas escolas coreanas, relacionamentos abusivos etc.
"School 2017" foi ar ar de 17 de julho a 5 de setembro de 2017, pela emissora sul-coreana  KBS2.

Sinopse: A animada aluna do ensino médio Ra Eun Ho (Kim Sejeong) tira notas baixas, não tem dinheiro e nem prestígio. Mesmo que a melhor amiga dela, Oh Sa Rang (Park Se Wan), saiba que a faculdade não é uma opção para garotas pobres como elas, Eun Ho ainda sonha em ir à universidade. O sistema de notas do colégio conspira contra ela, mas ela espera que seu trabalho em webtoons seja suficiente para conseguir entrar na faculdade. Isto é, até acusarem Eun Ho de ser o problemático Aluno X. Após a ameaça de expulsão, o único jeito de salvar a própria pele é encontrar o real culpado, mas quem pode ser? Será que Ra Eun Ho conseguirá descobrir quem é o aluno que está jogando a culpa nela ou ela terá que encarar a verdade de que o colégio simplesmente não é feito para uma menina sem influência? 

ELENCO PRINCIPAL:

- Kim Sejeong como Ra Eun Ho (uma aluna do ensino médio que só tira notas baixas, não tem dinheiro e nem prestígio; sonha em ir à universidade);
- Kim Jung Hyun como Hyun Tae Woon (filho rebelde e temperamental do reitor do colégio e, por causa da riqueza e influência do pai, os professores ignoram todos os erros que ele comete);
- Jang Dong Yoon como Song Dae Hwi (é o líder da turma e um aluno brilhante que consegue se sair bem apesar dos problemas familiares. Ele dá aula para alunos ricos para ganhar um dinheiro extra);
- Sul In Ah como Hong Nam Joo (namorada de Dong Yoon; finge ser rica apesar de ser filha de um taxista e ter uma família grande e humilde)
- Han Joo Wan como Shim Kang Myung (um professor atencioso que tem dificuldades para falar com autoridades).

Minha opinião: Gostei!
Comecei a assistir "School 2017" por indicação de uma amiga que amou o dorama, e como nós temos gostos bastante parecidos, não pensei duas vezes.
Doramas escolares não os meus favoritos, mas como gostei bastante de "Who are You - School 2015" (dorama da mesma, School), acreditei que também iria gostar dessa edição. E gostei.
O foco de "School 2017" é o sistema de meritocracia nas escolas sul-coreanas. Assim, o enredo gira em todo de uma turma em um colégio de prestígio, que tentam superar o estresse causado pela classificação por notas de exames, pela concorrência estimulada pela própria escola, enfim, tentando enfrentar as dificuldades de ser um adolescente em um sistema de alta pressão e corrupto. Além do tema central, a meritocracia, o dorama aborda também questões como relacionamento abusivo e bullying, por exemplo.
As coisas são levadas tão ao extremo no colégio, que até mesmo a ordem na fila do refeitório é decidida por meio da classificação dos alunos, ou seja, os que têm piores notas são os últimos a comer. Dá para acreditar?
Nossa protagonista, Ra Eun Ho é uma jovem de família simples. Seu pai tinha uma situação financeira melhor, mas foi enganado e acabou perdendo tudo. Agora tocam um pequeno restaurante de frango frito. Ela não é uma aluna exemplar, suas notas são sempre baixas, mas ele tem um grande talento pare desenho e sonha em entrar em uma universidade e se tornar cartunista. No entanto, por ter péssimas notas esse sonho é pouco realista.

Ra Eun Ho não concorda com os métodos do colégio, que faz com que os alunos sejam rivais uns dos outros, em vez de amigos, mas por não ter nenhum "poder" ou influência na escola e, mais importante, por não ter pais ricos que façam grandes doações ao colégio, suas reclamações e insatisfações não são consideradas. Assim, quando um misterioso aluno começa a fazer algumas "travessuras" e desmascarar as corrupções ocorridas no colégio, Eun Ho é considerada suspeita. É muito mais fácil culpar e punir alguém sem qualquer poder, né?!
A partir daí, a fim de evitar sua expulsão do colégio, o que tornaria ainda mais impossível seu ingresso em uma universidade, Eun Ho passa a tentar descobrir que é o Aluno X, apelido dado ao aluno misterioso.
Ao longo dos episódios, além do mistério envolvendo a identidade do Aluno X, acompanhamos os que acontece no colégio (todas as coisas erradas...) e a vida de alguns alunos, como a melhor amiga de Eun Ho, que é filha da faxineira da escola e não tem sonhos, apenas o desejo de ser bem-sucedida e poder ajudar a mãe; Tae Woon, filho do reitor do colégio, que só deseja um pouco de atenção do pai e que o pai tente puni-lo e educá-lo em vez de esconder suas falhas; Song Dae Hwi, melhor aluno da turma, que por ter uma família pobre e sem nenhuma influência, precisar se esforçar duas vezes mais para ter algum espaço; Hong Nam Joo, que finge ser filha  de uma família rica, embora seja filha de um taxista e tenha vários irmãos pequenos com quem dividir o alimento diariamente. Enfim, conhecemos personagens diferentes, com realidades diferentes, sonhos diferentes.
E, romântica que sou, fiquei todos os episódios torcendo, esperando por um romance entre Eun Ho e Tae Woon. Ele claramente gosta dela desde os primeiros episódios, mas ela é beeeeeem lenta para perceber. E ele, por sua vez, sendo um típico adolescente, não é muito bom com as palavras.
Foi gostoso acompanhar o desenvolvimento da amizade deles e de outros personagens, ver como algumas amizades podem ser perdidas e/ou recuperadas.
"Os relacionamentos entre as pessoas lhes dizem que tipo de pessoas elas são. Uma pessoa me disse uma vez que os relacionamentos não ficam abalados por causa de um grande incidente, mas por causa de mal-entendidos triviais." (episódio 13)
Enfim, um dorama gostoso de assistir, com temas importantes abordados de forma leve. Um dorama que nos faz pensar em sonhos, em amizade, etc. Confesso que esperava mais do dorama, no sentido de esperar mais aprofundamento em cetos temas, mas isso ocorreu porque eu fiquei comparando com "Who are You? - School 2015", que era bem mais pesado e com uma carga dramática maior.
Quanto as ost, minhas músicas favoritas foram: "Thrilling Summer Day" (Yozoh), "I Pray 4 You" (Apink BnN) e "I Hope I'll Reach You" (Maktub).

Vocês encontram os 16 episódios online no Drama Fever (para usuários premium) ou gratuitamente no Viki e no Kingdom Fansubs (necessário cadastro).

***
Espero que gostem!!

Beijos e amassos!!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou sugestão e faça uma blogueira feliz! :)