24 de fevereiro de 2014

RESENHA: O Livro do Amanhã

Editora: Novo Conceito
Autor(a): Cecelia Ahern
Número de Páginas: 368

Sinopse: Nascida no luxo, Tamara Goodwin, de 16 anos, nunca precisou olhar para o amanhã, até que a morte abrupta de seu pai deixa a ela e a sua mãe uma montanha de dívidas e as obriga a se mudarem para a casa dos tios de Tamara, em um vilarejo no interior. Solitária e entediada, a única diversão de Tamara é uma biblioteca itinerante. E ali, ela encontra um livro muito misterioso. Tamara vê inscrições com sua própria letra e datadas para o dia seguinte. Quando tudo acontece exatamente como o livro previa, ela percebe que pode ter encontrado a solução para seus problemas. No entanto, Tamara descobre que é melhor não virar algumas páginas e que, apesar de muito tentar, não pode mudar o destino.

Olá gente lindaaaa!!
Hoje trouxe para vocês mais uma resenha feita pela nova colunista do blog, a Kety Fagundes. O livro da vez é "O Livro do Amanhã", da irlandesa Cecelia Ahern. Quem quiser conferir outros títulos da autora, é só dar uma olhadinha nas resenhas que fiz de "P.S. Eu te Amo", "A Vez da Minha Vida" e "O Presente".
 ***
Tamara Goodwin, garota de 16 anos que sempre viveu no completo luxo, encontra o pai morto em seu escritório e tem sua vida e de sua mãe viradas do avesso, descobrindo que ele deixara para elas dívidas suficientes para perder tudo que possuíam, tendo como única saída ir para casa dos tios excêntricos (Arthur e Rosaleen) em um vilarejo no interior.
“Não sei por quanto tempo vamos morar aqui. Ninguém me respondeu. Arthur apenas não fala, minha mãe se fechou em copas e Rosaleen não tem capacidade de lidar com uma pergunta dessa magnitude.”
Além de todos os problemas, do lugar e das pessoas desconhecidas, a mãe de Tamara se fecha completamente, apenas dormindo e falando coisas sem sentido, deixando assim a menina sozinha. Em meio a esses dias de solidão e tédio, aparece uma biblioteca itinerante em qual Tamara pega um livro e descobre nele anotações com sua caligrafia sobre o próximo dia, que para sua surpresa se revelam verdadeiras. A partir de então começa analisar o amanhã como nunca havia feito e nota que apesar de tentar não dá para mudar o seu destino.
A garota sempre entediada e conhecendo seu amanhã, começa a reparar em detalhes e perceber coisas que levam o rumo de sua vida para um lado inesperado e surpreendente.
“Deitei na cama e tentei bloquear o eco das palavras de Rosaleen em minha mente. Havia história da qual eu não sabia, isso era certo, mas nada podia fazer, agora, para tentar descobrir do que se tratava e o que significava. Ontem era um livro fechado, amanhã, contudo, era outra história.”
A personagem principal no começo é bem chatinha, até ela mesma assume que nunca foi uma pessoa boa, nunca agradecera nada a ninguém e nem mesmo pedira desculpas por suas frequentes grosserias e rebeldias, mas com todos os acontecimentos do decorrer de sua história começa amadurecer e a mudar, se tornando mais agradável. Os personagens no geral possuem suas personalidades bem destacadas, com detalhes que diferem muito uns dos outros e que nos explica até mesmo suas atitudes ao longo da história.
O livro em si conseguiu me prender a leitura, apesar de no começo ser mais lento o seu ritmo, a partir do meio com todos os mistérios me fez querer continuar lendo para saber o que aconteceria, resultando em um final que julgo realmente surpreendente e bom me deixando impressionada, o único detalhe que acredito ter ficado perdido no ar foi a origem do diário, mas que de qualquer modo não muda o fato de valer a pena a leitura.

Classificação:

Kety Fagundes

***
Espero que vocês gostem de mais essa resenha da Kety e resolvam conhecer a obra de Cecelia Ahern. Vale a pena!!

***
Beijos e amassos!!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou sugestão e faça uma blogueira feliz! :)