31 de março de 2019

#LeituraColetiva - Jane Eyre | #quotes (capítulos de 25 a 31)

Olá gente lindaaaa!!
Finalizanos a quarta semana de #LeituraColetiva de "Jane Eyre" (só falta mais uma!) e, mais uma vez, reuni minhas passagens favoritas (dos capítulos de 25 a 31). Confiram:

Confiram também as quotes dos capítulos anteriores:


"Eu estava no meu quarto como de hábito - somente eu, sem qualquer mudança óbvia: nada me atingira, feria ou mutilara. Contudo, onde estava a Jane Eyre da véspera? Onde estava sua vida? Onde estavam suas perspectivas?" (página 345)
"Jane Eyre, que fora uma mulher intensa e cheia de expectativas - quase uma esposa -, era outra vez uma moça fria e solitária: sua vida era pálida, suas perspectivas, desoladoras." (página 346)
"- Você saiu, enfim - ele disse. - Bem, faz muito tempo que a estou esperando, com os ouvidos atentos: não ouvi um movimento ou soluço. Mais cinco minutos desse silêncio de morte e eu teria arrombado a porta, feito um ladrão. Então está me evitando? Trancou-se para sofrer sozinha! Eu teria preferido que viesse me repreender com veemência. Você é passional: eu esperava algum tipo cena. Estava preparado para a chuva quente de lágrimas, só queria que fossem derramadas sobre meu peito: agora, um chão insensível as recebeu, ou o seu lenço encharcado. Mas estou enganado: você não chorou! Vejo uma face pálida e olhos baços, mas nenhum traço de lágrimas. Suponho, então, que o seu coração esteve chorando sangue?" (página 349)
"Não há tolice tão grande que as frivolidades idiotas da sociedade e a lascívia, a precipitação e a cegueira da juventude não levem um homem a cometer." (página 357)
"Senti a veracidade dessas palavras, e delas deduzi que se eu chegasse ao ponto de me esquecer de mim mesma e de todos os ensinamentos que me haviam sido transmitidos e - sob qualquer pretexto, com qualquer justificativa, através de qualquer tentação - tornar-me a sucessora dessas pobres moças, ele um dia teria por mim o mesmo sentimento que agora, em sua mente, profanava a memória delas. Não expressei essa convicção: bastava senti-la." (página 364)
"Depois que a juventude passou, metade em impronunciável sofrimento e metade em terrível solidão, encontrei pela primeira vez quem posso realmente amar... encontrei você." (página 368)

"Eu estava enfrentando uma provação: um punho de ferro em brasa agarrava meus órgãos vitais. Que momento terrível: cheio de luta, de escuridão, de uma sensação escaldante! Nenhum ser humano poderia desejar ser mais bem-amado que eu, e aquele que assim me amava eu simplesmente idolatrava - e deveria renunciar ao amor e ao ídolo. Uma terrível palavra sintetizava minha intolerável tarefa: 'partir'!" (página 368)

"Eu me importo comigo. Quanto mais solitária, mais desprovida de amigos, mais sem amparo eu estiver, mais vou me respeitar." (página 370)
"Aquele que passa por um belo cenário rumo ao cadafalso não pensa nas flores que sorriem em seu caminho, mas no bloco de pedra e no fio do machado, em ossos e veias se rompendo, na sepultura aberta ao fim: e eu pensava naquela triste fuga e numa perambulação sem destino - e ah!, com agonia pensava no que deixava." (página 374)
"A natureza me parecia benigna e bondosa: pensei que me amava, pária como eu era; e eu, que dos homens só poderia esperar desconfiança, rejeição e insultos, agarrei-me a ela com afeto filial." (página 377)
"Preconceitos, como se sabe, são mais difíceis de erradicar num coração cujo sol nunca foi revirado ou fertilizado pelos estudos: eles crescem ali, firmes como ervas daninhas em meio a pedras." (página 398)
"Deus nos deu, em certa medida, o poder de criar nosso próprio destino, e quando nossas energias parecem exigir um sustento que não têm como obter, quando nossa vontade se vê atraída por um caminho que não podemos seguir, não precisamos nem morrer de fome nem nos imobilizar no desespero: só o que temos que fazer é buscar outro alimento para a mente, tão forte quanto a comida proibida que ela ansiava em provar... e talvez mais puro, e abrir para os pés corajosos uma estrada tão direta e ampla quanto aquela que a Fortuna bloqueou diante de nós, ainda que mais acidentada." (página 421)

Nenhum comentário

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou sugestão e faça uma blogueira feliz! :)