23 de março de 2019

#LeituraColetiva - Jane Eyre | #quotes (capítulos de 17 a 24)

Olá gente lindaaa!
A terceira semana de #LeituraColetiva já chegou ao fim e eu não poderia estar gostando mais da leitura. Um clássico é um clássico, né mores?! Não é a toa que "Jane Eyre" é um livro tão aclamado. Que leitura maravilhosa!
Selecionei algumas das minhas quotes favoritas dos capítulos de 17 a 24. Confiram!

Confiram as quotes dos capítulos anteriores:

"Ele não está no seu nível: atenha-se à sua casta, e tenha autoestima suficiente para não esbanjar o amor de seu coração e de sua alma onde tal dádiva não é desejada e seria desprezada." (página 196)
"É uma grande verdade que 'a beleza está nos olhos de quem vê'. O rosto descorado, oliváceo do meu senhor, sua testa quadrada e imponente, suas sobrancelhas fartas e negras, seus olhos profundos, seus traços fortes, sua boca firme e severa - sinônimos de energia, determinação, força de vontade - não eram bonitos, de acordo com os costumes. Mas eram mais do que bonitos para mim: despertavam um interesse e tinham sobre mim uma influência que me dominava - que subtraíam meus sentimentos de meu poder e os atavam ao dele." (página 209)
"Embora a posição social e o dinheiro nos separem muito, tenho algo em meu cérebro e meu coração, em meu sangue e meus nervos, que me assemelha mentalmente a ele." (página 210)
"Já lhe disse, leitor, que aprendera a amar o sr. Rochester: não tinha como desamá-lo agora, simplesmente por descobrir que ele parara de prestar atenção em mim." (página 221)
"Mas eu não sentia ciúme; ou, antes, só raramente. A natureza da dor que eu sofria não podia ser explicada por essa palavra. A srta. Ingram estava abaixo do ciúme: era inferior demais para despertar esse sentimento. [...]. Ela era muito vistosa, mas não era genuína; era bonita, muito talentosa, mas sua mente era pobre, e seu coração, árido por natureza. Nada florescia espontaneamente naquele solo; nenhum fruto natural poderia se deleitar em seu frescor." (página 221)
"O sarcasmo que outrora me repelira e a rispidez que me alarmara eram apenas como condimentos fortes num prato: sua presença era pungente, mas sua ausência deixava tudo insípido em comparação." (página 223)
"- Você sente frio. Está doente. E é boba.
- Prove.
- Vou provar, em poucas palavras. Sente frio porque está sozinha: nenhum contato acende o fogo que existe em você. Está doente porque o melhor dos sentimentos, o mais elevado e mais doce concedido aos homens, mantém-se longe de você. É boba porque, por mais que sofra, não permite que esse sentimento se aproxime, nem dá um passo para ir ao seu encontro onde ele espera por você."
(página 234)
"O sentimento sem julgamento é, com efeito, uma bebida insípida, mas o julgamento sem o tempero do sentimento é um alimento demasiado amargo e penso para a deglutição humana." (página 279)
"Como as pessoas se sentem quando voltam para casa depois de ausentes por um período, seja ele longo ou curto, eu não sabia: nunca experimentara essa sensação." (página 285)
"- Não há ninguém para se meter conosco, senhor. Não tenho parentes para interferir.
- Não, e essa é a melhor parte - disse ele."
(página 300)
***
Beijos e amassos!!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou sugestão e faça uma blogueira feliz! :)