17 de março de 2019

#LeituraColetiva - Jane Eyre | #quotes (capítulos de 9 a 16)

Olá gente lindaaa!!
Mais uma semana de #LeituraColetiva (ou o tempo está voando ou a leitura está tão agradável que a semana passa em um piscar de olhos). Na última semana lemos os capítulos de 9 a 16 de "Jane Eyre" e separei algumas das minhas quotes favoritas. Confiram!

"Nenhuma resposta foi dada, então, às minhas perguntas, mas após um dia ou dois fiquei sabendo que a srta. Temple, ao voltar ao seu quarto quando raiava o dia, encontrara-me na caminha, o rosto contra o ombro de Helen, os braços ao redor do seu pescoço. Eu estava adormecida; Helen... estava morta." (página 106)
"Cansei-me, numa tarde, da rotina de oito anos. Desejava liberdade, ansiava pela liberdade; pela liberdade rezei uma oração, que pareceu se dispersar no vento suave. Abandonei-a e fiz uma súplica mais humilde: por mudança, por estímulo." (página 109)
"'Uma nova servidão! Há algo aí', falei comigo mesma (mentalmente, é claro, não disse nada em voz alta). 'Sei que há, porque não soa muito agradável. Não é como as palavras Liberdade, Entusiasmo, Satisfação: palavras que soam encantadoras, mas que não passam de sons para mim, e tão vazios e transitórios que é pura perda de tempo prestar atenção neles. Mas Servidão! Essa existe de verdade. Todos podem servir. Eu servi, aqui, durante oito anos. Agora, tudo o que desejo é ir servir em outro lugar." (página 110)
"'O que eu quero? Um lugar diferente, numa nova casa, em meio a rostos novos, sob novas circunstâncias. Quero isso porque não adianta querer algo melhor." (página 110)
"É uma pena que o melhor que podemos dar de nós nem sempre seja o suficiente." (página 120)
"Das mulheres se espera que sejam muito calmas, de modo geral. Mas as mulheres sentem como os homens. Necessitam exercício para suas faculdades e espaço para seus esforços, assim como seus irmãos; sofrem com uma restrição rígida demais, com uma estagnação absoluta demais, exatamente como sofreriam os homens. E é uma estreiteza de visão por parte de seus companheiros mais privilegiados dizer que elas deveriam se confinar a preparar pudim e tricotar meias, a tocar piano e bordar bolsas. É insensato condená-las ou rir delas se buscam fazer mais ou aprender mais do que o costume determinou necessário ao seu sexo." (página 137)
"Poucas vezes eu vira um jovem bonito, e nunca na vida falara com um. Tinha uma reverência e um respeito teóricos pela beleza, pela elegância, pela galanteria e pelo charme. Mas se encontrasse essas qualidades encarnadas numa forma masculina, saberia instintivamente que não tinham nem poderiam ter afinidades com algo em mim, e fugiria como do fogo, do relâmpago, ou de qualquer coisa brilhante mas hostil." (página 141)
"Sentei-me com desembaraço. Uma recepção de mais fina polidez teria provavelmente me confundido, pois eu não saberia como responder ou retribuir com graça e elegância. mas aquela atitude áspera não me obrigava a coisa alguma." (página 149)
"Tema o remorso quando se sentir tentada a errar, srta. Eyre. O remorso é o veneno da vida." (página 167)
"Nunca ri, srta. Eyre? Não se dê ao trabalho de responder. Vejo que ri muito raramente, mas seu riso pode ser muito alegre. Acredite-me, não é naturalmente austera, não mais do que eu sou naturalmente mau. As coações de Lowood ainda estão, de algum modo, impregnadas em você. Controlam as expressões do seu rosto, abafam sua voz e restringem os movimentos do seu corpo. [...] Há um ser cativo aí, vívido, inquieto e resoluto. Se estivesse livre, voaria alto nos céus." (página 170)
"A naturalidade de sua maneira de agir me libertou de uma dolorosa contenção. A franqueza amigável, tão correta quanto cordial, com que ele me tratava atraía-me para ele. Sentia, ás vezes, que era meu parente, mais do que meu senhor." (página 179)
"Acreditava que ele era naturalmente um homem de tendências melhores, de princípios mais elevados e de gostos mais puros dos que os que as circunstâncias haviam desenvolvido, a educação instilado ou o destino encorajado. Pensava haver nele excelente matéria-prima, embora no momento se encontrasse misturada, e algo deteriorada e emaranhada. Não posso negar que sua tristeza me entristecia, fosse ela qual fosse, e que eu teria dado tudo para mitigá-la" (página 179)

***
Beijos e amassos!! 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou sugestão e faça uma blogueira feliz! :)