24 de outubro de 2016

RESENHA: Birman Flint e o Mistério da Pérola Negra (#1) + SORTEIO!

Editora: Chiado
Autor(a): Sergio Rossoni
Número de páginas: 380

Sinopse: O ano é 1920, e o mundo poderia ser o nosso se não fosse habitado por animais que se comportam e vivem como nós. Quando Birman Flint, repórter do Diário do Felino, ao lado do detetive Gallileu Ponterrouaux e do amigo Bazzou, se vê às voltas investigando o misterioso assassinato de Karpof Mundongovich, agente rudanês membro do Conselho Imperial do Czar Gatus Ronromanovich, não poderia sequer imaginar o destino sombrio que os aguardava, lançando-os em meio a uma conspiração repleta de intrigas e assassinatos, transformando-os em peças de um jogo diabólico envolvendo membros de uma antiga seita e um misterioso artefato capaz de alterar o rumo de suas vidas para sempre.

Olá gente lindaaa!!
Confiram mais uma resenha da nossa querida Ana e, mais uma resenha premiada! Confiram o que a Ana achou do livro "Birman Flint e o Mistério da Pérola Negra", que o autor Sergio Rossoni nos enviou para resenha.
***
Romance de estreia do escritor Sergio Rossoni, "Birman Flint e o Mistério da Pérola Negra" começa com o assassinato de um pequeno camundongo, Karpof Mundongovich, pelo Conde Kalius Maquiavel Ratatusk, um grande e assustador rato negro, na cidade de Siamesa
Antes que estranhem esta primeira frase da resenha, vale destacar que o livro é todo composto por animas: patos, galos, gansos, gatos e lobos falam e são caracterizados como seres humanos, com atitudes de traição e disputa pelo poder.
Com a cena do crime montada aparece o repórter investigativo Birman Flint, um gato conhecido por ser um farejador de encrencas. Nesta ocasião uma possível pista é encontrada: Karpof parecia ter dado uma pista silenciosa sobre seu assassino.

"Um dos dedos da pata dianteira esquerda ainda embebido em sangue, apontando para a medalha presa à fina corrente que arrancara do próprio pescoço." (página 31)
A medalha, rodeada pela imagem de uma cobra, parecia se remeter a um brasão e junto com um livreto de anotações pertencentes ao camundongo temos as pistas iniciais a serem analisadas pela equipe de Flint. Após trabalharem em conjunto, descobre-se se tratar do brasão imperial da casa Ronromanovich e uma confusa mensagem do caderno de Karpot auxilia mais uma vez os próximos passos dos detetives.
"Código Uruk, Diário de Feodór Ronromanovich. Ras ah Amnui é a chave para o cofre real. Pérola Negra primeira fase concluída, procurar Patovinsky Rua Doitsky 334. Fiéis a postos aguardando sinal do mestre supremo. Informar aliança... Iniciar fase dois." (página 48)
A fim de começaram a desvendar o mistério envolvendo o assassinato em questão, Flint embarca com seus aliados em uma aventura que desvendará um pouco mais da história de sua pátria, a Rudânia e, após enfrentarem várias viagens e perigos, resolverá o mistério deixado por Karpof.
"Aquilo que Karpof parecia tão empenhado por encontrar representava o desejo de seu assassino, pensou Flint [...]. A ameaça. A mancha sangrenta em torno da medalha imperial. A cobra Suk em torno dos czares... ou, quem sabe, do Czar. Algo escondido nas entranhas de sua própria dinastia, representando enfim uma estranha sombra a envolvê-lo." (página 167)
***
Apesar de muito fantasioso e original, o livro é bastante sério, não há brechas para passagens leves e descontração. A narrativa é lenta e difícil de acompanhar por possuir muitos detalhes descritivos a todo o momento. Senti que a história se perdia muitas vezes e era difícil retomar do ponto que havia parado anteriormente.
Um ponto positivo para quem curte história geral é que a obra faz várias ligações com a história real da Rússia existindo assim uma interessante sobreposição de elementos fictícios com reais o que, com certeza, deu um toque especial a todo o enredo.

Classificação: 

***
SORTEIO!!!
Querem ganhar um exemplar de "Birman Flint e o Mistério da Pérola Negra"  uma ilustração exclusiva feita pelo próprio autor?
Basta preencher corretamente o formulário abaixo e ter endereço de entrega no Brasil.

a Rafflecopter giveaway

***
> O sorteio começa hoje, 24 de outubro, e termina dia 20 de novembro.
> Perfis fakes serão desclassificados.

***
Boa sorte a todos!!

Beijos e amassos!!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou sugestão e faça uma blogueira feliz! :)