21 de outubro de 2013

RESENHA: Vortex (Tempest #2)

Editora: Jangada (Grupo Editorial Pensamento)
Autor(a): Julie Cross
Número de Páginas: 384

Sinopse: Jackson Meyer agora é um agente secreto da Tempest, a misteriosa divisão da CIA responsável por oferecer proteção contra todas as ameaças relacionadas a viagens no tempo. Embora esteja com o coração partido após ter perdido Holly, o amor da sua vida, Jackson provou ser um excelente agente. No entanto, depois de cruzar acidentalmente com ela, Jackson mais uma vez revive a paixão por essa garota, que ele teve que apagar da sua vida, para não colocá-la em perigo.Mas o Eyewall, um departamento rival da CIA, descobre sua antiga ligação com Holly, colocando novamente em risco a vida dos dois, assim como a de seus parceiros. Eles irão descobrir que a realidade em torno deles é muito diferente do que pensavam.

Olá gente lindaaaa!
Preciso dizer, após a leitura de Vortex, estou mais perdida que cego em tiroteio!
Quando terminei de ler Tempest, o primeiro livro da série eu surtei só de pensar na espera pela sequência. E agora, ao terminar o segundo volume, não consigo imaginar como a autora vai conservar todas as cagadas reviravoltas que ela criou nesse livro.

CUIDADO: ESTA RESENHA CONTÉM SPOILER DO LIVRO ANTERIOR!

Jackson tem a chance de ter uma vida quase normal novamente. Após todas as suas viagens no tempo e todas a reviravoltas ocorridas em Tempest, ele conseguiu garantir que Holly e Adam estejam seguros. Isso é o que importa, mesmo que ele sinta falta do amigo e da namorada a cada dia. Seu último salto para o passado apagou os próximos cinco meses, já que saltou de 15 de agosto de 2009 para 15 de março de 2009 (data onde a história se (re)inicia).
Jackson passa a ser agente do Tempest, e é treinado diariamente para lidar com todo tipo de situação.
Sendo filho do Agente Meyer, Jackson tem certa dificuldade em ser aceito pelos outros recrutas (conhecidos de suas viagens no tempo), que o veem como o filho mimado de um superior. E a recruta Stewart, não hesitará em criar conflitos com Jackson. Com o passar do tempo Jackson é obrigado a trabalhar com uma parceira, Kendrick e, apesar da dificuldade em confiar em qualquer pessoa (pois, se os outros recrutas não sabiam sobre suas habilidades em viagem no tempo, tudo o que ela sabe dos outros também pode ser mentira) é impossível evitar que desenvolvam uma amizade.
"Se eu tinha aprendido alguma coisa depois de meses de treinamento, era que quase toda missão ou tarefa girava em torno de jogos mentais. Questionar a tudo e a todos." (página 72)
Ele e outros agentes participam de diversas missões contra IDT's  (Inimigos do Tempo) e é em uma dessas missões que Jackson reencontra Holly. Ela está bem diferente (não poderia estar mais chata!). Porém, é aí que o mimimi de Jackson começa. Não estou dizendo que seja algo ruim, mas o fato de reencontrar Holly sem dúvida prejudicou o agente Jackson Meyer.
Jackson, com certeza, está mais maduro e Vortex, porém mais perdido e sem rumo que no livro anterior. Talvez, em Tempest, apesar das viagens no tempo e dos perigos, ele ainda acreditasse em um final feliz, acreditasse poder resolver as coisas. Digamos que em Vortex a ficha caiu e ele se deu conta que não importa o que ele faça para tentar consertar as coisas, sempre piora.
Eu não se fui a única a ficar perdidinha a partir daí, mas preciso admitir que fiquei com os 'miolos' cansados algumas vezes tentando entender o rumo das coisas. Nem mesmo as simulações das missões de que os recrutas participavam tinha um rumo certo.
Até agora não sei bem qual era o foco, o objetivo deste volume. Muitos personagens novos são incluídos na trama, muitos segredos vêm à tona, além de uma organização inimiga do Tempest, o Eyewall, que me garantiu muitos nós na cabeça. Sério. Se já é difícil acompanhar o raciocínio de Jackson sobre a organização de que faz parte, imagina como é entender os antagonistas. e bem que, é difícil saber que organização é a vilã, é difícil ter certeza sobre em que pessoas confiar... por isso a narrativa é tensa o tempo todo.
O livro é narrado em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Jackson, assim como no livro anterior. Mas, apesar de ser o mesmo personagem, dá para notar certo amadurecimento e até uma amargura na narrativa. É compreensível.
"Meu instinto de defesa chegou alguns segundos atrasado, mas tentei de qualquer forma e mantive minha mente focada em algo... Algo enterrado no meu subconsciente, fora de alcance.
Até agora."
(página 180)
****
Eu gostei do livro. De verdade. Mas confesso que me decepcionei um pouco.
Não sei se o fato de eu me lembrar tão pouco do livro anterior tenha atrapalhado minha compreensão desta sequência, mas fiquei perdidinha em boa parte da leitura.
Não gostei do rumo que as coisas tomaram e fiquei com vontade de dar uns tabefes em Holly (mesmo ela não tendo culpa por ter esquecido Jackson) e até em Jackson, por ficar 'babando ovo' por causa da garota. O livro é cheio (até demais) de ação e pontas soltas. Talvez a intenção da autora fosse justamente essa: deixar o leitor perdido para poder fechar com chave de ouro no último livro. Eu espero por isso. Por enquanto, ainda estou tentando digerir tudo o que Vortex me proporcionou.
"(...) se você dá às pessoas tudo o que elas querem, por que elas vão continuar precisando de você?" (página 278)

Classificação:

***
Espero que gostem!!!

Beijos e amassos!!

3 comentários

  1. Ah, não li Tempest ainda. .;/ Nem li a resenha daí. rsrs
    Acho as capas lindas! Espero poder ler em breve.
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. É por isso que evito séries, a gente acaba esquecendo alguns acontecimentos na hora de ler a continuação e atrapalha o desenvolvimento da mesma...

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Hey linda!

    Não li a resenha por que ainda nao li Tempest, mas dei uma olhada na nota e 4/5 é muito bom, entao pelo menos a qualidade nao caiu ne? Isso acontece com tanta frequencia!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião ou sugestão e faça uma blogueira feliz! :)