21 de julho de 2014

RESENHA: Veneno (Saga Encantadas #1)

Editora: ÚNICA
Autor(a): Sarah Pinborough
Número de Páginas: 224

Sinopse: Sexy, sarcástico e de prender a respiração! Para os fãs de Once Upon a Time e Grimm, Veneno é a prova de que contos de fadas são para adultos! Não existe “Felizes para sempre”! Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais? Então este livro é para você! Em Veneno, a autora Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica, madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas seriam eles tão tolos quanto aparentam? Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha, sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria “um final feliz” pode se tornar o pior dos pesadelos! Veneno é o primeiro livro da trilogia Encantadas, e já é um best-seller inglês. Sarah Pinborough coloca os contos de fadas de ponta-cabeça e narra histórias surpreendentes que a Disney jamais ousaria contar. Com um realismo cínico e cenas fortes, o leitor será levado a questionar, finalmente, quem são os mocinhos e quem são os vilões dos livros de fantasia! Palavra da editora: Veneno é um livro tenro como uma maçã envenenada. Belo como os vilões costumam ser. Sarcástico como príncipes mimados. E sem finais felizes porque já estamos bastante crescidinhos! 
Olá gente lindaaaa!
Finalmente tive a oportunidade de ler essa releitura do conto de fadas "A Branca de Neve e os sete anões", o primeiro livro da Saga Encantadas, lançada pela ÚNICA Editora. Diferente do conto original (apenas uma das várias diferenças), embora a narrativa seja feita em terceira pessoa, dá certo destaque à vilã, que nesta releitura recebe o nome de Lilith,  a jovem rainha que se casou com o Rei viúvo e se tornou a madrasta de Branca de Neve, apenas quatro anos mais jovem que ela e a quem todos amam. Menos ela.
"Com a consciência repentina que um camundongo pode ter quando uma coruja voa acima dele, ela olhou para cima e seu olhar encontrou o da madrasta. Seu sorriso vacilou por um instante, mas logo ela acenou em um gesto de saudação." (página 9)
Conhecemos os pensamentos da rainha, sua história de vida, seu parentesco com a velha bruxa do conto "João e Maria", o fato de ter sido obrigada a se casar com o Rei, um homem que beira ao asqueroso. Sua enteada, podemos dizer, é tudo o que ela não é. Tem uma vida fácil demais, livre de obrigações demais... enquanto Lilith é descrita como uma 'frieza etérea', Branca de Neve é a pura chama. Diferente da princesa ingênua e inocente que conhecemos desde a infância, em "Veneno", Branca de Neve é uma jovem sensual, mas nada frágil. Ela é capaz de montar o cavalo mais arisco e domá-lo, além de chocar a rainha ao usar calças de montaria, algo nada adequado à uma princesa.
Com a partida do rei para a guerra, Lilith vê a chance de se fazer temer e respeitar pelo povo e pela própria enteada. A primeira coisa a fazer é fazê-la se vestir como deve e conseguir um bom casamento, assim ela partirá do reino e a rainha poderá ter o mínimo de paz. Longe da beleza e carisma de Branca de Neve.
"A que se devia a necessidade de ser visto como benevolente? Se é para ser cruel, então admita isso. Abrace isso. Qualquer outra coisa era apenas autoilusão e fraqueza." (página 15)
Em certas parte, a história é exatamente (ou quase) a mesma que conhecemos desde sempre, o que foi me deixando bastante preguiçosa durante a leitura, mas aos poucos as coisas vão ficando um pouco.... estranhas. 
Em "Veneno" vemos que ninguém é totalmente bom ou totalmente mal. A rainha me pareceu mais invejosa e amargurada em relação a enteada do que má, propriamente dita. Apesar de ela querer matar Branca de Neve, às vezes em que ela acreditou que tinha sido bem sucedida, ela ficou meio desconcertada. Quase arrependida...
A Branca de Neve por sua vez, não hesita em usar seus dotes físicos quando preciso... ela é sensual e sabe disso. Sem receio, sem pudores...
O caçador tem o papel importante de sempre na trama, mas acho que poderia ter sido melhor explorado.... no final das contas ninguém é o que parece ser nessa história.
"A dor, como todas as coisas, seu pai havia lhe explicado, é algo que passa." (página 80)
***
Eu tinha certas expectativas em relação a esse livros e, confesso que não foram totalmente supridas. A proposta do livro, essa ideia de desconstrução do conto de fadas é muito bom, mas não acho que a autora tenha explorado tudo ao máximo. Acho que muita coisa ficou no ar, muita coisa deixou a desejar.
Eu passei por várias fases durante a leitura: expectativa ao conhecer a rainha mais de perto, preguiça ao ver tudo se repetir da mesma forma que o conto original, surpresa ao conhecer essa nova versão da princesa, não tão inocente assim e total espanto diante dos acontecimentos finais. Eu só conseguia pensar: "Esse livro demorou um pouco para me fisgar, mas agora que fui pega me recuso a aceitar esse final!". Eu preciso ler a sequência desse livro e preciso de um final feliz, ainda que medíocre.
A história pode parecer a mesma em diversos aspectos e, as personagens, embora sejam as mesmas, são completamente novas. Você, definitivamente, não estará preparado para os acontecimentos finais desse livro durante a leitura. 
Recomendo a leitura (principalmente por causa do desfecho) e aguardo a sequência ansiosa e com esperança de que a autora explore cada personagem de forma mais profunda e satisfatória.

Classificação:

***
Espero que gostem!!

Beijos e amassos!!





12 comentários

  1. Adorei a sinopse e a resenha , bem legal ver uma visão diferente de nossos contos de fadas . Com certeza vai para a lista de leitura . Espero que eu goste do final ( gosto de finais felizes ).

    abraços Amanda

    Joyce

    ResponderExcluir
  2. Eu tô doida pra ler essa saga. Aaaaamo releituras, modernas ou não, de clássicos, ainda mais quando se trata de contos de fadas. Fiquei bem curiosa pra saber mais sobre essa Branca de Neve sexy e qual é o tal desfecho surpreendente.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  3. Desde quando eu vi esse livro, fiquei super interessada, acho bem bacana essa ideia de releitura de contos, mas ainda não tive oportunidade de ler nenhum livro assim, por isso tenho vontade de ler esse, sem contar que só vejo resenhas positivas o/ Enfim, eu adorei a sua resenha, embora ela não tenha me motivado muito a ler esse livro, eu a achei ótima *-*

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
  4. Oie Amanda
    Eu estou louca para ler essa saga, pois adoro releituras de contos de fadas ( assisto Grimm e OUAT) e desde que a Única começou a lançar fiquei encantada para ler. Em toda a resenha que leio de Veneno sempre vejo os blogueiros dizendo que não estamos preparados para o final, e fico aqui na curiosidade para saber o que vai acontecer. Enfim, quero muito ler essa saga e espero gostar.

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  5. Eu estou tentando resenhar Veneno a tempos, mas sem ser bem sucedida.. Você deu 3 estrelas pra ele, eu daria duas!
    Eu iniciei o livro com uma grande expectativa e curti muito os personagens - principalmente a mescla com outros contos -, mas parou por ai. A história é chata e arrastada. Mas o final com certeza surpreendeu!

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  6. Olá Amanda tudo bem???
    Primeira nota 3 que vejo em resenha sobre esse livro, geralmente isso acontece quando vamos com muitas expectativas e elas não são supridas... eu estou doida pela leitura desse livro, mas não estou com tantas expectativas porque afinal de contas eu adoro adaptações mesmo que a história permaneça como a original... mas gostei da sua resenha e respeito a sua avaliação do livro.... Xero!!

    ResponderExcluir
  7. Também achei que as personagens, apesar de serem as mesmas, são completamente novas. E gostei muito mais do que você do livro! Achei bem inovador, na verdade, por esse fato das personagens terem personalidades completamente diferentes, não serem completamente boas nem más e, com isso, mostrarem atitudes que a gente não esperaria delas.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi Amanda, tudo bem?

    O que mais me atraiu nessa saga é justamente a criatividade da autora em tornar os personagens mais humanos, com personalidades diferentes do original. Isso chamou minha atenção na hora e me conquistou. Não vejo a hora de poder ler.
    beijinhos.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Amanda,

    eu ouvi vários comentários sobre essa série, mas a maioria tinham dito que amaram. Gostei de saber que você teve momentos em que custou a ler o livro e que o final te surpreendeu.
    Também quero ler essa série, mas a Única tem lançado tantos livros bons, que tem se tornado difícil escolher um!

    Beijos!
    --
    Priscila Yume
    http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi flor, tudo bom?
    Sou louca pra ler esse livro, mas infelizmente ainda não tive oportunidade. Acho que esses livros que tem uma 'releitura" de algum conto de fadas são sempre prazerosos, conhecemos outros ângulos *-* confesso que me decepcionei um pouco ao ler sua resenha, pois se a autora deixou de explorar alguns pontos que seriam deveras importantes... Não acho que será o tipo de leitura que vai me agradar 100%. Adorei tua sinceridade. E muito obrigada pela super dica.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu já tive a oportunidade de ler essa saga e me apaixonei. Na releitura da Branca de Neve, eu fiquei totalmente surpresa com o rumo que a história tomou. A autora foi bem criativa.
    Mas eu acho que é a primeira resenha que vejo desse livro com nota 3. Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Oi Amanda!
    Eu quero ler essa obra, já ouvi críticas bem positivas, inclusive de pessoas que gostaram mais que vc, que foram fisgadas logo de começo. Fiquei curiosa com essa desconstrução e com essa Branca de neve sensual! ahahhaha
    E pq todo mundo fala desse fim??? CURIOSA!
    Um grande Beijo!
    Paulinha Juliana - Overdose Literária!
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião ou sugestão e faça uma blogueira feliz! :)