19 de janeiro de 2014

Filtrando os sonhos...

Olá gente lindaaaa!
Quem aí nunca ouviu falar no famoso apanhador de sonhos? Pois bem, apesar de saber o básico, que ele é capaz de espantar sonhos ruins e deixar passar apenas o sonhos bons, poucas pessoas se interessam em procurar sua origem e significado.
Confesso que nunca fui muito supersticiosa nem acredito muito nessas coisas, mas de uns tempos para cá desenvolvi um certo fascínio por esse objeto lendário, por isso resolvi pesquisar e dividir algumas informações com vocês.
 

Existem várias versões sobre a origem do Apanhador de Sonhos, do inglês dreamcatcher (também conhecido como "Espanta Espíritos", "Pegador de Sonhos", "Filtro dos Sonhos e "Caçador de Sonhos"), mas a maioria faz referência à tribro de índios americanos Ojibwa, porém pela tradição oral, os detalhes da lenda foram se perdendo.  Para este povo, conseguir decifrar mensagens e revelar sonhos tinha uma grande importância durante a passagem pela terra, e por isso a teia dos sonhos era essencial. 
Diz a lenda que antigamente havia duas tribos em guerra. A raiva e o rancor gerou energias desarmônicas, que faziam com que as crianças tivessem pesadelos. A grande mãe búfala (em algumas versões faz-se referência a uma aranha) desceu à terra e pediu ao xamã da aldeia que fizesse um aro com um galho de salgueiro Os bons sonhos sabiam para onde ir, passando pelo furo central. Aos primeiros raios de sol, as energias ruins se dissipavam.
Acreditava-se que no cair da noite o ar se carregava de energias – sonhos e pesadelos, ambos trazendo mensagens –, e a ferramenta mística feita artesanalmente com objetos da natureza filtrava o ar, deixando que os sonhos bons pudessem passar e prendendo as ruins na “teia”.
Na confecção dos Apanhadores de Sonhos, além do aro (originalmente de salgueiro), no qual é tecida uma rede em forma teia de aranha, há diversos materiais, tais como camurça, couro ou outro tipo de pele, penas, plumas, etc., além da decoração com miçangas, contas, conchas, estrelas do mar, e outros objetos pessoais ou sagrados. As penas utilizadas não são aleatórias ou mera decoração, elas representam o amor, a doçura e a proteção, por isso o Apanhador de Sonhos deve ser colocado no quarto de dormir e pendurado sobre a cama ou na parede junto à mesma.



Bem, eu faço questão de ter o meu próprio apanhador de sonhos e.... funcionando ou não, ele continua pendurado acima da minha cama. ;)


E.... no meu exemplar de "Destrua este Diário", já tratei de desenhar um Apanhador de Sonhos também. O que acharam?


****
Beijos e amassos!!

Um comentário

  1. Oi Amanda!
    Gente, eu sempre achei esses filtros dos sonhos lindos, confesso, desde que a Bella ganhou um do Jacob :D
    Mas nunca tinha pensado em pesquisar a respeito, adorei saber mais sobre a história deles, tô até querendo fazer um :D
    E achei o teu desenho LINDO! Babei demais ^-^

    Beijocas :*
    @pirulitolimao | http://agarotadalivrariia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião ou sugestão e faça uma blogueira feliz! :)