8 de agosto de 2012

RESENHA: Belle

Editora: Novo Conceito
Autor(a): Lesley Pearse
Número de Páginas: 560

Sinopse: Londres, 1910. Belle, de 15 anos, viveu em um bordel em Seven Dials por toda sua vida, sem saber o que acontecia nos quartos do andar de cima. Mas sua inocência é estilhaçada quando vê o assassinato de uma das garotas e, depois, pega das ruas pelo assassino para ser vendida em Paris. Sem poder ser dona de seu próprio destino, Belle é forçada a cruzar o mundo até a sensual Nova Orleans onde ela atinge a maioridade e aprende a aproveitar a vida como cortesã. A saudade de casa — e o conhecimento de que seu status como garota de ouro não durará muito — a leva a sair de sua gaiola de ouro. Mas Belle percebe que escapar é mais difícil do que imaginou, pois sua vida inclui homens desesperados que imploram por sua atenção. Espirituosa e cheia de desenvoltura, ela tem uma longa e perigosa jornada pela frente. A coragem será suficiente para sustentá-la? Ela poderá voltar para sua família e amigos e encontrar uma chance para a felicidade? Autora # 1 bet-seller, Lesley Pearse criou em Belle a heroína de nossos tempos: uma mulher forte que luta por seus direitos em um mundo perigoso.
Olá gente linda!!!
Acabei de ler "Belle" hoje pela manhã, mas só tive tempo de me concentrar na resenha agora, aproveitando que está tudo fesco na minha memória. Foram tantos acontecimentos no decorrer da história, tantas reviravoltas que a leitura foi uma montanha russa de emoções. "Belle" não é um romance leve, muito menos romântico. É um choque de realidade um tanto quanto denso, mas, cada página vale muito a pena.

Aos 15 anos, morando em um bordel, Belle nem imagina o que acontece em sua própria casa. Sua mãe Anne é dona do bordel, mas ela foi praticamente criada por Mog, a governanta da casa. Ela sempre soube que as moças de sua casa eram prostitutas, mas até uma noite trágica, ela não sabia exatamente o que fazia uma prostituta.
"Belle aprendeu muito novinha que ela tinha que ser praticamente invisível. Seu lugar, já que estava muito grande para dormir na cômoda, era no porão da casa, e ela não deveria nunca, jamais, se arriscar a subir as escadas depois das cinco, ou perguntar à sua mãe sobre o que acontecia lá em cima." (página 18)
Tudo muda quando, após limpar o quarto de Millie (uma das prostitutas) Belle adormece e acorda com o barulho de pessoas na porta, e a única coisa que teve tempo foi de se esconder debaixo da cama. Millie entrou no quarto com um "cavalheiro" e, as coisas que Belle os presenciou fazendo a deixou chocada. Então é isso que uma prostituta faz? Belle ficou horrorizada, mas não tinha como sair do quarto e por isso manteve-se quieta até que... o homem matou Millie, diante de seus olhos.
Belle não entende o motivo que leva a mãe a mentir para a polícia a respeito do ocorrido, mentindo até sobre a aparência do assassino (que fugiu) e, a única pessoa com quem pode desabafar é Jimmy, um garoto que conheceu na rua no mesmo dia em que seus olhos perderam a inocência. Se único amigo.
Mas, como única testemunha de um assassinato, Belle representa perigo ao agressor e por isso é sequestrada e vendida à um bordel na França. Lá Belle, com seus 15 anos, passa por diversas provações a ponto de esperar pela morte, mas ela não vem..... após passar um tempo sob cuidados médicos ela é vendida novamente, desta vez o bordel fica na América. Belle nunca poderia imaginar que viajaria tanto. Não para passear, mas como uma mercadoria. Sendo vendida aqui, comprada ali. Será que não há mais esperança?
"Isso era quase a pior parte: eles tiraram todas as coisas simples dela, o beijo d eum namorado, seus sonhos de ter uma loja de chapéus, de casar e ter filhos. Tudo apagado, nunca aconteceria, pois não haverá outro garoto como Jimmy cuidando dela daquele jeito especial mas inocente em que ele lhe disse que ela era a garota dos seus sonhos." (páginas 164)
Na América, Belle é tratada bem (a princípio) por Martha, a dona do bordel em Nova Orleans. Belle começa a se sentir em casa. Martha é paciente e, não exige que ela se deite com ninguém até estar realmente pronta. Mais do que isso, Martha ensina Belle a gostar de ser uma prostituta, a ansiar por sua "estréia". Ser uma prostituta não é algo tão ruim afinal.
Mas, apesar de atender mais de 10 homens por noite, Belle sente que está sendo enganada por Martha, afinal de contas, enquanto todas as outras meninas recebem 50% do valor cobrado dos cavalheiros, ela recebe apenas $2 por noite. Mas Belle sabe que o ideal é não enfrentar a cafetina, pois ela pode ser vendida novamente.
Sua jornada está apenas começando e.... Belle ainda terá que passar por muitas provações na tentativa de voltar para casa. Uma dessas provações será a ganância. Sim, a ganância. Até que ponto a vida pode roubar a inocência de alguém? Até que ponto somos influenciados pelo ambiente? Esse livro me fez ter esse pensamentos.
****
AMEI o livro! É enorrrrrrme, mas cada página vale MUITO a pena!
Em certos momentos o livro me lembro "A Prostituta Errante" da autora Iny Lorentz (que tem a temática semelhante), mas achei Belle muito mais descritivo. É muito choque de realidade. Sério.... o livro é suuuuuper CENSURADO para menores, afinal de contas, Belle se torna MESMO uma prostituta e, ao longo das páginas vamos acompanhando o rápido processo para a transformação de uma jovem inocente em uma prostituta experiente e realmente boa no que faz.
Tem tanta coisa para escrever a respeito da obra, mas se eu me arriscar a escrever mais alguma coisa, vou acabar soltando vários e vários spoilers! (melhor não arriscar)
Não espere um mar de rosas, em nenhum momento da trama. Pelo contrário, prepare-se para acompanha provação após provação e para torcer por Belle, se irritar com algumas atitudes dela. Sério, em alguns momento achei ela MUITO BURRA!! Sabe quanto está na cara que alguma coisa não vai dar certo? Bem.... nessas horas ela sempre tem esperança de que irá funcionar. Mas enfim.... SUPER recomendo a leitura, mas não se esqueçam da censura! ^^

Classificação:

***
Espero que gostem!!

Beijos e amassos!

29 comentários

  1. Não sabia muito bem o que esperar de Belle. Na verdade, eu achei que ele seria mais romântico e menos realista. Nunca li nenhum livro com essa temática, mas o enredo parece ser bem interessante com todas essas reviravoltas e temáticas fortes. Parece uma leitura muito boa.
    Beijos
    http://trouxesteachave.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Amandaaaaaa, ainda não tinha lido nenhuma resenha de Belle, a sua foi a primeira! ^^
    Fiquei tão feliz que você gostou, realmente estava sem saber o que esperar desse livro mas parece ser ótimo! Primeiramente eu não fazia nem ideia de que ele fosse tão denso assim, mas gostei da proposta diferente. Parece daqueles que a gente não consegue parar de ler!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. já li muitas resenhas deste livro, e todas me deixaram morrendo de vontade de ler!
    parece um daqueles livros que vc não quer desgrudar né!
    quando vi ele na prateleira da livraria fiquei admirada com o tamanho dele! pensei que seria pequenininho ;o

    ResponderExcluir
  4. O Enredo parece ser ótimo, fora que a capa é linda *-*
    Amei a sua resenha, morrendo de vontade de ler esse livro *-*
    http://brunnavieeira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Cara a cada resenha que leio sobre esse livro fico mais ansiosa para lê-lo! É do tipo de livro que eu gosto, nunca li nada sobre prostitutas, não que eu lembre, também vou procurar o livro Prostituta errante que você citou :D

    ResponderExcluir
  6. Agora fiquei morrendo de vontade de lê-lo!
    Parece ser muito bom...

    http://leitoraassidua.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nossa
    a sua resenha foi a mais detalhada que eu li,as outras nem sequer citavam que a Belle realmente se tornava uma prostituta.
    Não sei o que esperar desse livro,mas estou intrigada com ele.
    rsrs

    bjs Nati

    ResponderExcluir
  8. Realmente não sabia que Belle é adulto, pode ser inocência, mas nunca passou pela minha cabeça que o livro tivesse cenas quentes, assim como pensei de Belo Desastre e 50 tons. Muito boa a estória, adorei, e queria poder ler o livro agora ! haha'
    Infelizmente ainda não posso, não tenho livro!
    Beijos - GabiSuzart

    ResponderExcluir
  9. Menina!! Suas resenhas são ótimas, adorei o blog, vou vir sempre conferir as resenhas *-* gosti! E parabéns pelo ótimo trabalho.
    Bom, sobre o livro só tenho a dizer: "EU QUERO!!"
    IEURUEIRUEIUEUREI, nunca pensei que fosse um livro tão adulto ç.ç haha mas quero ler!

    ResponderExcluir
  10. A estória parece triste mas ao mesmo tempo forte e marcante. Já li excelentes resenhas sobre esse livro, onde os leitores se emocionaram com os dramas vividos pela Belle. Também quero me emocionar com a leitura desse livro.

    ResponderExcluir
  11. Uma capa tão delicada em contraste com uma história forte.
    A resenha tem muitos detalhes da história,quero ler,acompanhar todas essas reviravoltas na vida de Belle!!!

    ResponderExcluir
  12. Boa resenha e saber que o livro é ótimo. um livro de época que fala de uma tema que é tabu na época, mostrando a inocência e transformando numa mulher madura. quero ler esse livro futuramente ^^

    ResponderExcluir
  13. Adoro livros enormes e o fato de ser censurado é ainda melhor :). Gostei da temática e creio que seja um livro muito bom, está na minha lista.

    ResponderExcluir
  14. Amei a capa, parece a Kaya Scodelario!! Além disso vi o livro na saraiva e ele é grandinho e bem levinho xoxo

    ResponderExcluir
  15. Wow, realmente esse livro não é o que a capa parece, ele deve ser bem forte e intenso, realmente tenho vontade de ler esse livro. Adorei a capa e a sinopse logo de cara,concerteza esse livro ja esta n minha lista!

    ResponderExcluir
  16. Eu o vi na saraiva esses dias e fiquei chocada em como ele é grosso! Quase não acreditei no que estava vendo! Rs...

    Adorei a resenha e estou loooouca pra lê-lo.

    Um beijo!

    www.perdidasnabiblioteca.com

    ResponderExcluir
  17. O livro realmente é muito interessante, quero muito ler. Adorei a resenha! Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Que resenha! Esse tem cara de ser o livro que pegamos pra ler e só soltamos quando a última página estiver lida! A temática do livro é bem realista, afinal a vida num bordel não deve ser nada fácil...

    ResponderExcluir
  19. Eu estou muito curiosa pra ler esse livro, ja li muitas resenhas sobre ele, adoorei o blo é muito fofo

    http://planetabook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Que enredo bacana, que jogada boa de palavras e como deve ser intenso, quando vi ele no submarino, pensei , affs mais um romance sem graça, mas não e sua resenha me fez ter outra visão, obrigada!

    ResponderExcluir
  21. Quando vi como seria a capa, me desaminei demais, achei a capa péssima, raramente gosto de fotos de pessoas lotadas de photoshopnas capas - prefiro ilustrações ou fotos artísticas de algum objeto, etc...
    Mas a sinopse me atraiu MUITO, e a resenha também! É um livro que eu não começaria comendo pela capa, mas sim pela sinopse. Fiquei louca para ler esse livro *-*
    É um tema que me atrai!

    Beijinhos;*
    Bia!

    ResponderExcluir
  22. Eu não tinha lido nenhuma resenha sobre Belle até agora. Mas, mesmo assim, estava com bastante vontade de lê-lo, porque achei que tivesse mais romance e coisas assim. De qualquer forma, eu adorei a sua resenha e a minha vontade de ler o livro aumentou!
    Conheci seu blog hoje e estou adorando heim! Parabéns!
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  23. Nooossa..fiquei sem plavras ao ler sua resenha,é a mais completa q eu ja li sobre o livro.Confesso q qndo eu vi o livro a primeira coisa q pensei foi :''q capa divinaa...'',mas nao levei em conta a historia,o conteudo,nao procurei mto sobre o livro por preguiça mesmoo,mas depois de ler sua resenha vi q eu nao sabia o q estava perdendo.BELLE entro para a lista de ''desejados'' e com sorte logo vou te-lo em minhas maos.
    Nota 10 pra sua resenha e 1.000 pelo seu blog q acabei de conhecer.

    ResponderExcluir
  24. Já ouvi falarem muito bem desse livro,a historia me interessou muito.

    ótima resenha.

    ResponderExcluir
  25. SEGUIDORA: ANDRESSA NUNES


    Adorei a resenha, destaca os pontos importantes do livro, despertando minha curiosidade, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  26. Amei a resenha e estou muito ansiosa para ler o livro

    ResponderExcluir
  27. Meu Belle chega amanhã !!! Ai sua resenha só aumentou minha vontade de ler.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião ou sugestão e faça uma blogueira feliz! :)