25 de abril de 2011

RESENHA: Água Para Elefantes

Editora: Sextante (Arqueiro)
Autor: Sara Gruen
Número de Páginas: 336

Sinopse: Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.
Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.
É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.
"Água para Elefantes" é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.
****
Eu já havia postado (duas vezes!) sobre o meu GRANDE interesse em ler esse livro, e confesso que tal interesse deve-se à capa - com o Robert Pattinson!! =] Não dá pra resistir.....
Mas enfim, o livro é ÓTEEMOO! A autora, Sara Gruen soube descrever com riqueza de detalhes um pouco da história dos circos norte-americanos na década de 1930 (aproximadamente).


Quando Jacob perde os pais em um grave acidente, perde também o chão sob seus pés.... fica desorientado e acaba "perdendo" o exame final da faculdade de veterinária.
E "cai no mundo", sem rumo, sem um lugar para morar, pula em um trem em movimento, e ao acordar descobre se tratar do trem do circo "Irmão Benzini, o maior espetáculo da Terra".
Jacob passa a trabalhar como veterinário do circo, onde conhece Marlena - a estrela do show com cavalos - e posteriormente, conhece Rosie, uma elefanta em esperta, mas que aparentemente não "sabe" fazer nada.
Em meio a esse "triângulo amoroso", Jacob vai presenciar diversas situações absurdas de maus tratos aos animais e também aos trabalhadores do circo, e irá aguentar muitas coisas para continuar ao lado dos animais que passou a amar tanto..... sem falar em Marlena, que apesar de ser casada com August, um cara sem escrúpulos e sem coração, não sai de seus pensamentos.
*****
Nem preciso dizer que me apaixonei por Rosie, né?! A Elefanta é realmente um doce...... e eu manteiga derretida que sou, me peguei chorando diversas vezes ao ler sobre os maus tratos sofridos por ela e tantos outros animais.
Outro ponto que me chamou a intenção, é que toda a história é narrada, por Jacob - em seus 90 anos, ou 93 - na verdade, toda a história faz parte de suas recordações (eu adoro narrações desse tipo!!). Jacob vive em uma casa de repouso, e o rumo de sua vida, ou o que resta dela, muda com a chegada de um circo na cidade.
Vale a pena ler. Eu SUPER Recomendo!

Classificação:


Beijos e amassos!

2 comentários

  1. Oi Amanda!
    Eu li esse livro! Adorei também, é imensamente linda a história de Jacob e sua paixão por Rose (quem não se apaixonou por ela rsrs :X) Também tenho que confessar que comprei este livro no começo, mais pela capa que tinha o Rob lindão assim :)
    Mas a expectativa foi melhor do que eu esperava, agora é só assistir o filme!

    beijo,
    Aninha - Ofício dos Livros

    ResponderExcluir
  2. Oi! Eu ganhei esse livro há algum tempo, infelizmente, com os dias tão atarefados, acabei não o lendo, mas sinceramente, depois dessa resenha minha vontade de lê-lo aumentou! Vou ver se consigo ler essa semana ainda.

    Beijos~
    - myprom15e.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião ou sugestão e faça uma blogueira feliz! :)