17 de setembro de 2014

RESENHA: Feitiço (Saga Encantadas #2)

Editora: ÚNICA
Autor(a): Sarah Pinborough
Número de Páginas: 248

Sinopse: Cuidado com o que você deseja! Para fãs de Once Upon a Time e Grimm, a série Encantadas prova que contos de fadas são para adultos! Você se lembra da história da Cinderela, com sua linda fada madrinha, suas irmãs feias e um príncipe encantado? Então esqueça essa história, pois nesta releitura de Sarah Pinborough ninguém é o que parece. Em um reino próximo, a realeza anuncia um baile que encontrará uma noiva para o príncipe e parece que o desejo de Cinderela irá ganhar aliados peculiares para ser realizado. Contudo, não será fácil: ela não é a aposta de sua família para esse casamento real, e sua fada madrinha precisa de um favorzinho em troca de transformar essa pobre coitada em uma diva real. Enquanto isso, parece que Lilith não está muito contente com os últimos acontecimentos e, ao mesmo tempo em que seu reino parece sucumbir ao frio, ela resolve usar sua magia para satisfazer suas vontades. Feitiço é o segundo volume da trilogia iniciada com Veneno, um best-seller inglês clássico e moderno ao mesmo tempo em que recria as personagens mais famosas dos irmãos Grimm com personalidade forte, uma queda por aventuras e, eventualmente, uma sina por encrencas. Princesas, rainhas, reis, caçadores e criaturas da floresta: não acredite na inocência de nenhum deles!

Olá gente lindaaaa!!!
Quem leu minha resenha de "Veneno", o primeiro volume da Saga Encantadas sabe que a razão para eu ter decidido ler a sequência foi única e exclusivamente o final ridículo do primeiro livro. Agora, após conferir "Feitiço", eu suspiro aliviada por ter prosseguido com a leitura. O segundo volume acertou em todos os aspectos que o primeiro falhou. Acredito que a autora tenha conseguido se redimir. Pelo menos comigo! hahah


Feitiço faz uma releitura do conto da Cinderela que, ao contrário da história original, não é nenhuma mocinha ingênua e indefesa. Ao longo do início da história, nos deparamos com uma Cinderela gananciosa e, muitas vezes, invejosa. Ela vive com o pai, a madrasta e Rose, uma das filhas da madrasta, pois a outra, Ivy, se casou com um conde.
Após o casamento de Ivy, as atenções da madrasta caíram exclusivamente sobre Rose, a quem ela quer casar com um nobre para reconquistar um lugar ao sol no palácio. Anos atrás, Esme - a madrasta - largou seu então marido, um conde safado, para focar com o pai de Cinderela, um simples livreiro e, desde então não é bem vista na corte. Ao casar Rose com alguém da nobreza, Esme terá a chance de retornar à vida anterior e, de quebra, manter seu atual casamento... afinal, ela nunca se adaptou às restrições financeiras de sua vida atual.
Cinderela não passa de uma criada em sua própria casa. Não é como no conto original em que a pobre coitada precisa dormir no chão, próxima a lareira e por isso mantem-se sempre coberta de cinzas, mas fica claro o pouco valor e atenção que recebe.
"Ela queria mais da vida. Queria o que Ivy tinha, mas com um homem alto e bonito. Ela desejava tanto isso que chegava a doer." (página 26)
Cinderela é uma garota que não vive com os pés no chão, ela vive fantasiando em se casar com o príncipe e viver sob as luzes e luxos do palácio real. Assim, quando é anunciado um baile em que o príncipe escolherá uma esposa e, como era de se esperar, ela não pode ir por não ser da nobreza, ela fica  revoltada. É assim que vemos o lado 'menina birrenta' de Cinderela. Claro que ela tem sua parcela de razão, mas ao longo da história as coisas vão clareando e notamos que ela é uma garota egoísta. Bem, após assistir a madrasta e Rose partindo de encontro ao glamouroso baile real, Cinderela é agraciada (será?) com uma visita inesperada: uma fada madrinha! Pelo menos é isso que ela pensa e, no calor do momento, tendo a chance de ir ao baile ao seu alcance, ela não pensa duas vezes e não hesita em aceitar toda e qualquer condição imposta por sua 'bem-feitora'. Assim, ela não dá muita atenção ao fato de que o preço para a realização de seu grande e único sonho pode ser alto demais.
"- A beleza pode ser superestimada. - Seus olhos escuros pareciam zombar dela. E ela acaba." (página 73)
Gostei bastante da construção das personagens e do desenrolar dos acontecimentos. Ao contrário do primeiro volume, achei que as personagens ficaram mais consistentes, não tão superficiais como no primeiro livro. O mais legal é a presença de várias personagens do primeiro livro e a relação entre as histórias. Se eu disser quais personagens estão presentes, talvez seja um spoiler, por isso só vou dizer que, para quem leu o primeiro volume e ficou insatisfeito ou de boca aberta com o final, terá uma resposta mais conclusiva neste volume (das duas histórias: Branca de Neve e Cinderela), mas continuará de boca aberta, pois o final (o finalzinho mesmo) é surpreendente. Ao contrário de Branca de Neve que pouco apareceu no livro (afinal, a madrasta é a protagonista), Cinderela é o centro de "Feitiço" e desconstrói a imagem 'santa' que temos dela desde a infância (seu 'amigo' Buttons que o diga). E, mais uma vez, a luxúria se faz bastante... 
"Eu teria reconhecido você. Eu sempre teria reconhecido você. - A sombra se moveu e em seguida desapareceu, e Cinderela ficou a olhar fixamente à sua procura, perguntando-se exatamente o que ele quisera dizer com aquilo." (página 136)
***
Gostei bem mais desse volume do que do primeiro, principalmente pelo amadurecimento da protagonista. Tudo bem que seria impossível não amadurecer nessas circunstâncias, mas...
O modo como todas as personagens e as histórias estão relacionadas e o modo improvável como as coisas acabam terminando. Algumas pontas soutas foram deixadas para o próximo volume, que tem tudo para um fechamento surpreendente. Estou muito mais ansiosa para ler a sequência do que estava ao terminar de ler o primeiro volume (embora o final de Veneno tenha sido muito mais bombástico que o de Feitiço). Muitas expectativas em relação a "Poder", o terceiro e último volume da trilogia.

Classificação:

***
Espero que gostem!!

Beijos e amassos!!

10 comentários

  1. Eu tava decidida a pedir o primeiro da saga pra editora, mas veio O Teste e eu resolvi passar na frente. Kkkk Sou louca pra ler pelo meu fascínio por contos de fadas e releituras. Tendo essa pegada menos inocente, então, é mais um atrativo pra mim. Ainda bem que vc não desistiu por causa do final do primeiro, vou guardar essa dica pra se eu não gostar também. E gostei de saber dessa relação com o primeiro, legal a abordagem da autora.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivo.com

    ResponderExcluir
  2. Comigo foi o contrário, rs, eu amei o primeiro livro (até o final! hehe), mas o final de Feitiço me fez querer jogar o livro na parede, ou em uma rua com bastante movimento para que ele fosse destroçado. Não engoli aquilo até agora. Mas numa coisa concordo com você, as personagens ficaram mais consistentes. E uma coisa que gostei demais na série foi as personagens estarem presentes em várias histórias. Poder eu curti bastante, espero que goste da leitura também.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  3. Oi Amanda.
    Essa série não chamou minha atenção, principalmente porque nunca fui ligada em contos de fada( sim pode perguntar de que mundo eu vim rsrs), então eu sempre fico um pouco perdida quanto as mudanças.
    No caso desse livro, seria tranquilo porque Cinderela é o conto que eu mais conheço, então já gostei de saber que ela não tem nada de ingênua em Feitiço.
    Mas ainda assim, eu não pretendo ler o livro, não gosto dessa pegada hot que ele tem.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  4. Oiii,

    Eu ainda não consegui ler Veneno, mas fico cada vez mais empolgada com a história, e gostei de saber do amadurecimento da personagem :)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Olá

    O livro não é pra mim, mas fico feliz que tenha gostado mais deste segundo volume do que do segundo, imagino como deve ter começado a leitura deste volume haha iria me desanimar completamente um final chato e eu acho que acabaria desistindo se o começo do próximo não fosse bacana. Enfim, pelo visto não ter desistido valeu a pena.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Amanda!
    Eu sou louca pra ler essa trilogia. Já reparei que ela é me ame ou odeie-me. Eu quero tirar as minhas próprias conclusões com relação a esses livros e espero poder em breve conferir. Adorei a sua resenha e que bom que você gostou desse livro.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Amanda lindona estou com esse livro e ainda não consegui parar para ler, não vejo a hora de ler nossos contos de fadas sobre outra perspectiva mais adulta e hot. Adorei sua resenha logo mais sai a minha. beijos lindona

    ResponderExcluir
  8. Oiiii
    Confesso que não li sua resenha, por poder conter possíveis spoilers do primeiro livro que ainda não li, mas estou mega curiosa sobre esses livros! A premissa é mega interessante e espero matar minha curiosidade em breve!
    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Amanda!

    Já vi diversas promoções em sites de compra da trilogia e tive muita vontade de adquirir minha coleção, mas aí todas as vezes lembrei que fiz um voto de não comprar livros (já que estou com uma pilha de 53 não lidos) e esqueço a ideia de comprar mais! Bom, mesmo sabendo que os livros não são lá grande coisa (já li diversas resenhas negativas), ainda possuo interesse em tirar minhas próprias conclusões *-*

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Amanda parece que você escreveu essa resenha pra mim!
    Sim eu fiquei boquiaberta com o final de Veneno e não, eu não gostei nem um pouquinho da história. E ai é que está meu arrependimento: eu já troquei todos os livros da saga!
    Você me deixou cheia de curiosidade sobre este volume, principalmente para saber o porque ele é melhor que o primeiro =/
    E agora, o que eu faço?!

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião ou sugestão e faça uma blogueira feliz! :)