25 de setembro de 2012

RESENHA: Solanin 1 (Mangá)

Editora: L&PM Editores (Pocket Mangá)
Autor(a): Inio Asano
Número de Páginas: 216

Sinopse: Viver é duro quando você não sabe o que fazer. Meiko e Taneda estiveram juntos durante toda a faculdade e agora estão vivendo no Mundo Real. Mas com as mudanças, dificuldades e o tédio de suas vidas, eles se perguntam se serão capazes de superar os problemas e caminhar em frente.
Olá gente linda!!
Taí... hoje vou falar de algo um pouco diferente: um mangá.
Solanin é o primeiro que eu leio e gostei bastante. Passada a dificuldade e estranheza iniciais de ler o livro de trás para a frente e da direita para a esquerda, a leitura fluiu facilmente.

Em princípio, Solanin parece retratar meramente o cotidiano tedioso de um grupo de jovens amigos, mas no decorrer da história ficamos caa vez mais envolvidos com os personagens e, como eles são fofinhos! Sério... é muita fofura, gente!
É um grupo de 5 amigos, dentre eles dois casais, e um deles é formado por Meiko e Taneda (o casal principal do mangá).
Meiko trabalha como auxiliar de escritório e, está completamente frustrada com seu trabalho... Taneda, formado em Designer, trabalha fazendo algumas ilustrações para umm jornal, mas é apenas um trabalho de free lancer. Está igualmente insatisfeito. Meiko e Taneda se conheceram na faculdade e começaram a namorar desde então.... há 6 anos e moram junto há aproximadamente 1 ano.
"Nós namoramos há seis anos e moramos juntos há um. Tempo suficiente pra reconecer o humor um do outro só pelo clima na sala de manhã cedo." (página 43)
Para Meiko, a vida com Taneda não é, exatamente, como ela pensou que seria. Tendo a responsabilidade de manter a casa e o sustento de ambos, uma vez que é a única a ter um emprego fixo, ela se sente sobrecarregada e exausta. Por isso, decide pedir demissão.
"E os dias passam como a correnteza de um rio sem curva. Bastou uma semana para eu descobrir isso.... Descobri que a liberdade sem um objetivo é um tédio." (página 31)
Mas, as coisas ficam um pouco mais estranas depois disso. A incerteza sobre o que está por vir...  a preocupação com as responsabilidades acaba se instalando na relação de Meiko e Taneda. Taneda tinha uma banda na faculdade e, Meiko sabe que apesar de ter abandonado a idéia para trabalhar, o que Taneda realmente quer é reunir a banda novamente. 
Mas não será fácil. O mundo da música não é tão lucrativo quando se é amador.... e há contas a serem pagas. Como eles vão se virar? E se nada der certo? Estão com mais de 20 anos e sem idéia nenhuma quanto ao futuro. Tóquio pode ser uma cidade acolhedora, mas.... pode ser esmagadora também.
"O Taneda é como o ar para mim. No Bom e também no mal sentido. Por isso, só de pensar que ele pode sumir da minha vida..." (página 193)
****
A cada página, a história passa de mera descrição do cotidiano à algo cada vez mais real e profundo. As incertezas que todos possuímos. Os nossos medos e nossas fraquezas.... nossos sentimentos e nossa (querendo ou não) dependência em relação às pessoas.
Os diálogos são ao mesmo tempo engraçados e reais... simples e densos. Meiko e Taneda formam um casal super cut cut, mas sem toda aquela melação presente nos romances que lemos por aí. É uma relação real... sem clichê, mas com todo o amor que se pode ter.
Mas..... quando estamos animados na leitura, achando que tudo está se ajeitando.... tudo desanda DE UMA VEZ SÓ! O final é totalmente desesperador!! Acabei de ler agora eestou arrancando meus cabelos por não ter colocado o segundo livro na bolsa (e hoje só chego em casa às 19h!!). SURTANDO aqui!! Assim que eu ler o segundo, quero assitir o filme baseado nos dois. Eu vi o trailer e surtei! (tô surtando muito ultimamente! hahahah). NÃO ASSISTAM O TRAILER, POIS TEM SPOILER DO SEGUNDO LIVRO!
Enfim... eu super recomendo. Não é nada de extraordináriom mas é uma história que flui, que encanta... que te prende. Vale a pena!

Classificação:

***
Espero que gostem!!

Beijos e amassos!!

2 comentários

  1. adorei a resenha :) nem conhecia viu .

    ResponderExcluir
  2. Gostei tanto que fui até comprar. É bom dar uma variada na leitura, de vez em quando!
    E sempre achei mangás super fofinhos *-*

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião ou sugestão e faça uma blogueira feliz! :)