12 de setembro de 2012

RESENHA: Cuco

Editora: Novo Conceito
Autor(a): Julia Crouch
Número de Páginas: 464

Sinopse: Polly é a mais antiga amiga de Rose. Então quando ela liga para dar a notícia que seu marido morreu, Rose não pensa duas vezes ao convidá-la para ficar em sua casa. Ela faria qualquer coisa pela amiga; sempre foi assim. Polly sempre foi singular — uma das qualidades que Rose mais admirava nela — e desde o momento em que ela e seus dois filhos chegaram na porta de Rose, fica óbvio que ela não é uma típica viúva. Mas quanto mais Polly fica na casa, mais Rose pensa o quanto a conhece. Ela não consegue parar de pensar, também, se sua presença tem algo a ver com o fato de Rose estar perdendo o controle de sua família e sua casa. Enquanto o mundo de Rose é meticulosamente destruído, uma coisa fica clara: tirar Polly da casa está cada vez mais difícil.

Olá gente linda!!!
Após uma semana terminei de ler "Cuco" e não sei exatamente que expressão pode classificar melhor tudo o que li nesse livro. "Uau!" seria o ideal? Ou seria melhor usar "WTF!?" levando-se em conta o desfecho que me deixou LITERALMENTE sem ar.
Durante toda a leitura senti uma tensão quase palpável e a cada página ficava ainda maior. Essa sensação  de tensão foi tão forte que qualquer ruído foi capaz de me fazer pular, rs. Ao mesmo tempo em que não queria desgrudar do livro, eu precisava fazer algumas pausas para não surtar! hahah Me peguei várias vezes segurando o ar involuntariamente diante de algum suspense ou acontecimento iminente na trama, outras vezes me peguei xingando os personagens ou dando palpites e sugestões de reação como se a história pudesse seguir outro rumo com minha "intervenção".

Rose é casada com Gareth e mão de duas lindas crianças, Anna e Flossie. Seu marido é um artista plástico e não exatamente o que podemos chamar de marido atencioso e apaixonado. Mas Rose não reclama. Ela sabe que quando ele está no meio de algum novo trabalho, ele fica meio que obsecado, por isso tenta entende esse jeito do marido. Rose é uma esposa aparentemente exemplar, mas seu passado não é algo que lhe traga orgulho algum.
Em uma noite como outra qualquer, pouco tempo após a conclusão da reforma em seu chalé, ela recebe um telefonema no meio da noite. É sua amiga Polly. Elas não se veem há aproximadamente dois anos e, ao atender o telefone, Rose sabe que não pode ser uma boa notícia. Como prevera, Rose recebe a notícia de que o marido de Polly faleceu. É difícil acreditar que um homem tão sadio, tão viríl não vive mais... e Rose faz o que qualquer amiga faria, convida Polly e seus dois filhos, Yannis e Nico para ficarem em sua casa até as coisas se ajeitarem.
Polly é uma antiga estrela do Rock e sempre foi a única amiga de Rose, por isso Rose sempre a idolatrou. Elas têm um passado. Segredos guardados à sete chave por ambas. Lembranças compartilhadas a mais de 20 anos. Segredos que, para o bem do casamento de Rose, devem continuar escondidos.
Com a chegada de Polly, em princípio, além de amiga Rose assume o papel de "mãe" dos filhos da amiga e mesmo da própria Polly, que parece tão vulnerável após a morte do marido. Mas, aos poucos Rose vai perdendo o controle e percebe que sem que, aos pouco o seu lugar está sendo tomado. Polly não parece ser a mesma de antes. Ela é uma mulher misteriosa, cheia de olhares acusadores e sinistros. Será que Polly sempre foi assim e Rose em sua adoração cega à amiga nunca havia notado sua personalidade sombria?
"Levemente intimidada por aquele olhar intenso, Rose julgou detectar algo um pouco mais complicado que pura nostalgia. Confusa, desviou o rosto, ocupando-se do manjar." (página 65)
Mas, Rose prefere deixar passar, afinal de contas, a amiga está passando por um momento difícil e, tem as crianças. Elas são visivelmente negligenciadas por Polly. Por isso Rose assume a responsabilidade de cuidar deles enquanto a mãe estiver tão "perdida".
Mas as coisas ficam cada vez mais estranhas e a fugir do controle. Até Gareth, que antes dizia que Polly lhe dava arrepios, passa a defendê-la com unhas e dentes. Será possível que Polly esteja causando o caos que sua casa se tornou de propósito? Mas qual seriam suas intenções? Rose não tem ideia, mas não deixa de se sentir ameaçada pelo olhar e os meio sorrisos da amiga, que parece cada vez mais satisfeita com a situação. Mas.... o que Rose pode fazer? Qual é a maneira mais educada de mandar uma amiga embora? Eu confesso que não saberia o que fazer se estivesse na situação de Rose.
"- Polly - Rose falou após respirar profundamente.
Polly deteve-se e se virou para vê-la, uma das mãos na maçaneta.
- Você já tem algum plano? - perguntou Rose. - Sobre o que irá fazer, e tudo isso?
- Estou trabalhando nisso. - O sorriso de Polly desapareceu. - Espere para ver." (página 355)
Gente, imagine só o quão desconfortável seria ter que pedir para uma amiga (que você convidou pra ficar em sua casa) para ir embora. Já seria complicado, né?! Agora imagine se essa amiga soubesse de todos os seus segredos mais preciosos e comprometedores e, de alguma forma, ela desse a entender que tais segredos poderiam ser revelados, não verbalmente, claro.... mas só com um olhar. É exatamente nessa situação que Rose se encontra. As vezes é difícil saber se Rose está imaginando coisas ou não, mas como eu disse antes, a tensão é quase palpável. E sinistra. É fácil notar que além de amizade e adoração, Rose sempre se sentiu intimidada de algum modo por Polly. E Polly, por sua vez, sempre gostou de estar no comando.... no comando de sua própria vida e também da de Rose
****
Até as 15 últimas páginas (+/-) eu estava disposta a classificar o livro com 5 estrelas, mas após o término da leitura, fiquei tão paralisada e pasma e embasbacada e.... e UAU! O desfecho dá uma impressão de algo cíclico... e, para falar a verdade, talvez esse seja o diferencial da trama, mas ainda assim fiquei esperando por algumas respostas que não vieram. Entende? Não que tenham ficado pontas soltas, mas ao longo da história fiquei curiosa em relação à alguns acontecimentos e, por fim, continuo curiosa. O final me surpreendeu? TOTALMENTE! Poderia ser mais sinistro? IMPOSSÍVEL! Se eu recomendo? COM CERTEZA!

Classificação:

***
Espero que gostem!!

Beijos e amassos!!

37 comentários

  1. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah, que vontade de comprar agora mesmo o livro *--------------------*
    já estava com vontade de ler, depois da sua resenha então... quase morri :x
    principalmente por: "O final me surpreendeu? TOTALMENTE! Poderia ser mais sinistro? IMPOSSÍVEL! Se eu recomendo? COM CERTEZA!"

    ResponderExcluir
  2. Muuuuuuito bom esse livro, eu estou com uma duvida imensa se esse livro é um Thriller, a estória é muito boa, e eu tava esperando alguma resenha para entender melhor o livro, e tipo, estou supeeer curiosa para descobrir o final ! kkk
    E claro o segredo de Rose (:
    Muito boa a resenha ! Beijoos :*
    - GabiSuzart

    ResponderExcluir
  3. Poxa, é a primeira resenha que leio desse livro e estou muuuito curiosa por ele. Eu esperava que a trama fosse realmente tensa, mas não desse jeito! Adoro um bom mistério e Cuco parece trazer uma boa dose de suspense psicológico, né?


    http://trouxesteachave.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Confesso q eu nao sabia mto sobre o livro e estava com um receio de comprar pra ler a história, mas a cada resenha ou comentário q leio fico mais ansiosa pra ler logo! eu amei sua resenha e me ajudou mto a querer o livro!

    ResponderExcluir
  5. Amei o livro!! Adoro livros com essa pegada de suspense que te prende até a última linha! =D
    Adorei a resenha! Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Achei o livro bem legal e gosto desse gênero de leitura, é gostoso de ler. A história é interessante e me chamou atenção. Agora só falta ler!

    ResponderExcluir
  7. Toda vez que leio uma resenha desse livro a vontade de ler aumenta! Como pode um livro tão sinistro parecer tão bom? Adoro suspense e creio que Polly e Rose me deixarão maluca!! Não vejo a hora de ler esse livro e saciar minhas muitas curiosidades!!!

    ResponderExcluir
  8. *O* que livro delicioso, necessito dele e.e

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha,o livro parece ser muito bom e tem um ar de suspense

    ResponderExcluir
  10. Parece ser ótimo, deu uma vontade de ler *-*. Amo livros de suspense!

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro esse tipo de narrativa que cria um clima tenso durante toda a leitura e esse livro em particular é um dos novos lançamentos que mais me chamaram atenção nos últimos tempos. Espero ter a oportunidade de ler muito em breve.

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha, só me deixou ainda mais curiosa para ler, muitas pessoas falaram sobre este livro. E Polly me parece ser algum tipo de psicopata, e por mais estranho que isso pareça, eu gosto!

    ResponderExcluir
  13. Muito interessada em ler esse livro.
    Me lembrou vagamente o filme "A mão que balança o berço". Já que no filme era a babá que queria roubar o lar da protagonista.
    Gosto de suspenses.

    ResponderExcluir
  14. Quero demais ler esse livro.

    Amo livros com a temática de suspense e mistério, então desde que lançou eu estou babando nele.

    Adorei a capa, achei o nome extremamente condizente com a história.

    Como a Gladys disse, imediatamente lembrei imediatamente de A mão que balança o berço..

    Adorei sua resenha, só me deixou com mais vontade ainda de ler o livro.

    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Resenha maravilhosa, quero MUITO ler......

    ResponderExcluir
  16. Apesar de não estar tão ansiosa pra ler o livro, tenho a leve curiosidade de o ler. O livro é completamente o oposto que eu pensava, ele era tudo menos um livro de gênero suspense. Fiquei muito curiosa para saber sobre a Polly ela parece ser o ótimo de personagem que tem uma mente complexa.Alem de Rose e Gareth com seus segredos. Esse livro já esta na minha lista de desejados.
    Ps: Ainda vou entender o porque do nome do livro
    Ps2: O livro é m pouco grande não? 464!!

    ResponderExcluir
  17. Quero muito ler esse livro, achei a história interessante e gosto desse tipo de livro. Gostei da sua resenha você soube dar o seu ponto de vista de um modo bem legal!

    ResponderExcluir
  18. Pela capa já há um ar de suspense. Gostei do enredo, me pareceu muito interessante e é o tipo de gênero que curto, com certeza esse eu vou ler depois de tantas resenhas positivas.

    ResponderExcluir
  19. Uau! Depois dessa resenha, fiquei com uma vontade louca de ler esse livro. Ainda mais com esse suspense e essa tensão. ADOREI!

    ResponderExcluir
  20. Engraçado que, pelo nome do livro, não dei nada e tb não me permiti ver do que se tratava... até ler indicações positivas dele e parar para ler as resenhas. Me surpreendi! Adorei a proposta do conflito e fiquei curiosíssima pra saber como Rose vai lidar com essa 'amiga', o que essa Polly vai aprontar e como vai terminar essa história. Louca pra ler!

    ResponderExcluir
  21. Não li o livro,mas já ouvi falar dele ,estou curiosa para ler,e vou ler se ganhar!!!
    Sobre resenha,não gosto de ler antes do livro ser lido por mim,para poder comparar e depois comentar!!

    ResponderExcluir
  22. Não lembro de ter lido um livro nesse estilo e minha curiosidade já está a mil ..

    ResponderExcluir
  23. Um livro de suspense, só pra variar, rsrs. A história parece ser muito boa, e acredito q prenda mesmo a atenção do leitor. Não vejo a hora de poder lê-lo.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  24. Já li diversas resenhas sobre esse livro mas gostei demais da sua. ainda não li o livro e quero muito ler. Adoro suspense.

    ResponderExcluir
  25. OMG! Amei sua resenha!
    Nunca imaginaria que esse livro abordaria um tema assim o.O
    Louca pra ler \i/
    Beijo*

    http://brunnavieeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Tenho muita vontade de ler esse livro, pois é bem o meu estilo favorito, todo esse mistério. Uma história começa aparentemente normal, uma amiga cedendo um lugar na casa para outra e do nada, paaf, tudo muda!

    ResponderExcluir
  27. amei a resenha!!! me senti completamente dentro da historia!!! ha algum tempo q quero esse livro e depois d ler essa resenha fiquei com mais vontade ainda!! qro descobri como essa amizade vai acabar!

    ResponderExcluir
  28. Dios mio! A cada resenha desse livro aumenta mais minha vontade de ler! Faz tempo que não leio um bom suspense...
    Adorei sua resenha!

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  29. Tava com vontade de ler e depois que li a resenha , meu Deus , ta querendo me matar, quero muito ler esse livro

    ResponderExcluir
  30. Eu nunca li um livro assim, to querendo muito ler ele *-* Parece ser muito legal.

    Beijos, nathália

    ResponderExcluir
  31. Fiquei cismada e curiosa pra saber o que de tão chocante acontece nas ultimas paginas que fez vc mudar sua classificação e a resenha ao todo me deixou bem curiosa por ler esta historia.

    ResponderExcluir
  32. Já havia lido uma resenha sobre esse livro, mas, caramba, não pensei que fosse algo tão psicológico assim. Intimidação por meio de olhares é algo forte e a linha entre sanidade e loucura pode ser facilmente cortada.
    A trama parece bem interessante. Nunca coloque amigas assim dentro de casa. Basicamente isso. Uma lição que o cinema e a literatura nos ensinam há anos.

    ResponderExcluir
  33. Eu adoooooro esses suspenses envolvente e surpreendentes...
    Situação realmente complicada a de Rose, mas como ter uma amiga que te intimida? Como cofiar em alguém que te intimida? EU não confiaria.
    Eu tinha curiosidade sobre esse, pois já ouvi muuuuuuuuuito sobre ele, mas com sua resenha isso se multiplicou! Eu não gosto de ler resenhas porque a maioria entrega tooodo o jogo do livro e eu meio que perco o interesse, mas no seu caso... RESENHA PERFEITA, não contou nada ALÉM do que poderia ser contado para um futuro leitor do livro. Muito boa mesmo.
    Com certeza pretendo ler! \o/

    ResponderExcluir
  34. Oi..

    Estou doida para ler esse livro já faz um tempão e com a sua resenha a minha ânsia por ele só aumentou.. Porque o livro além de ter uma sinopsia maravilhosa ainda tem uma capa muito linda que me apaixonei assim que vi... E eu adoro livros de mistérios que te fazem pensar e imaginar o que vai acontecer em seguida... =/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião ou sugestão e faça uma blogueira feliz! :)