11 de setembro de 2011

RESENHA: Lago dos Sonhos

Editora: Arqueiro (Cortesia)
Autor(a): Kim Edwards
Número de Páginas: 336

Sinopse: Lucy Jarrett é uma jovem de espírito aventureiro que, depois da morte do pai, saiu de casa para cursar a faculdade e, desde então, não teve mais pouso certo. Bem-sucedida em sua carreira, ela vai aonde a vida a leva, sempre pulando de um país para outro, de um bom emprego para outro ainda melhor. De repente ela se vê estagnada: morando com o namorado no Japão, Lucy não consegue arrumar trabalho e a relação deles está visivelmente abalada. Ao saber que sua mãe sofreu um acidente sem gravidade, Lucy decide ir visitá-la em Lago dos Sonhos. Lá descobre que a mãe está pensando em vender a propriedade da família e que seu namorado da adolescência tem um filho e um próspero ateliê de fabricação de vidro. Diante dessas mudanças, Lucy precisa enfrentar a realidade: apesar de ter ido embora e por muito tempo ter julgado aqueles que ficaram, ela é que nunca conseguiu superar o trauma causado pela morte do pai. A descoberta de um bilhete e de outras pistas lança luz sobre uma parte da família até então desconhecida: uma antepassada sufragista que, por alguma razão, abandonou sua única filha e se envolveu com um artista famoso na época. Intrigada com a história dessa mulher e com os motivos pelos quais sua existência nunca fora mencionada, Lucy sai em busca da verdade que até então permaneceu oculta. O que ela vai descobrir mudará para sempre a percepção que tem de sua família, da morte do pai e de sua própria vida.

Lucy tem 27 anos e mora no Japão com o namorado Yoshi, que conheceu quando morava e trabalhava na Indonésia. Ao longo de sua vida, morou em muitos países diferentes, e desde que saiu de casa, afim de cursar a faculdade, nunca mais foi tão presente na vida da mãe do irmão, que continuam morando no Lago dos Sonhos, sua cidade natal.
Lucy ainda é presa ao passado, pois se sente culpada pela morte do pai, embora não tenha contado isso a ninguém.
Agora, anos depois, após uma acidente sofrido por sua mãe, Lucy se vê "obrigada" a voltar para casa, que fica perto do lago, onde estão todas suas lembranças, todas suas angústias... todo o seu passado.
E essa viagem ao Lago dos sonhos acarretará eu seu reencontro com Keegan, seu ex namorado da adolescência, que está tão lindo.... e tem um filho. Esse reencontro, com certeza, irá mexer muito com Lucy.
"Passei o braço em volta de seu pescoço e ele me segurou pela cintura. Keegan foi o primeiro a largar a câmara e eu o imitei em seguida. Nós nos deixamos afundar lentamente, ainda nos beijando, submergindo na escuridão." (...)
"- Quando ele vai chegar? perguntou Keegan. - Seu namorado do Japão.-Yoshi. No sábado.- Está certo. - Ele balançou a cabeça e olhou para o lago escuro atrás de mim. - Não o leve no ateliê, o.k.?- O.k. - falei."
E é nessa visita à mãe que Lucy vai descobrir muito sobre si mesma e sobre seus antepassados, sobre Rose, uma tia-bisavó que foi completamente esquecida na história da família. Mas por que?  O que Rose fez de tão errado um século antes, que fez com que fosse apagada?
Lucy, ao longo da trama encontra diversas cartas, escritas por Rose, e cada uma delas se emociona mais, se identifica mais... se identificando com alguém que nasceu numa época tão diferente da sua, numa época em que as mulheres não tinha direito ao voto... época em que conhecer o próprio corpo era algo imoral.
"De perto, suas vidas eram tão complexas e caóticas quanto a minha, cheia de erros, decepções, boas intenções frustradas. Eu me senti enganada, porque havia acreditado na trajetória heroica e linear do meu bisavô e não soubera nada sobre Rose, apagada da história da família como se não tivesse existido. Voltei às cartas para descobrir o que ela havia feito em seguida."
Cada nova descoberta sobre a sofrida vida de Rose, vai fazer com que Lucy reflita sobre a própria vida... fazendo-a querer resolver as pendências do passado e seguir em frente.
********
O que dizer desse livro? Eu realmente gosto MUITO desse jogo de presente / passado. E um livro assim entra fácil, fácil na minha lista de favoritos, e com Lago dos Sonhos não foi diferente.
A leitura flui facilmente e a cada página eu ficava mais curiosa em relação as descobertas sobre Rose, encantada com sua história. Eu RECOMENDO!!

Classificação:

****
Espero que gostem!

Beijos e amassos!

4 comentários

  1. Uou lendo sua resenha deu ate vontade de ler esse livro. Via ele em varias resenhas e ficava com preguiça de ler. mas agora li *--*
    E adivinhaa.. Vai pra minha lista.
    =*

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha...já leu "Eu fui a melhor amiga de Jane Austen"? estou lendo e amando!
    Bjãoooooooooo
    FER

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Fer!!!
    Ainda não li não... mas está na minha lista de desejos!! *_*

    ResponderExcluir
  4. Para entrar na lista de favoritos deve ser mto bom mesmo. Eu já tinha lido outras resenhas positivas desse livro. Já deu vontade de providenciar a leitura. Tb gosto do tipo de narrativa que vc citou e do gênero, claro. Acho que tb vou gostar do livro.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião ou sugestão e faça uma blogueira feliz! :)