16 de agosto de 2011

RESENHA + PROMOÇÃO: 3 em 1 Jane Austen

Oláaa galerinha!
Finalmente estou resenhando o livro 3 em 1 da Jane Austen. (uma linda cortesia da Editora Martin Claret)
Faz um tempinho (1 mês) que estou lendo esse livro, mas não demorei por ele ser chato (NÃO É!), mas sim porque intercalei cada parte do livro com outros livros.
O livro é formado por 3 partes - 3 LIVROS em 1.
São eles: Razão e Sensibilidade / Orgulho e Preconceito / Persuasão.
Ele tem 631 páginas!! É enorme! 
*********
******
Razão e Sensibilidade:
Após a morte de Henry Dashwood, que deixara a casa em Norland (área rural inglesa) para John, filho do primeiro casamento (único filho homem - portanto único herdeiro de todos os bens da família), a viúva e suas 3 filhas (Elinor, Marianne e Margareth) tiveram que mudar-se para uma outra casa, alugada por um parente por um preço "acessível", já que não dispõem de muito dinheiro.
As três filhas da senhora Dashwood não se perecem em nada, porém são unidas coo ninguém, sobretudo as duas mais velhas: Elinor (19) e Marianne (quase 17).
Elinor, "possuía uma força de entendimento e uma frieza de julgamento que a qualificavam, embora tivesse apenas desenove anos, para ser a conselheira da mãe."
Marianne, "era sensível e inteligente, mas sensível em tudo: suas angústias, suas alegrias não tinha limites."
Ao longo da estória, as duas irmãs apaixonam-se, mas ambas se decepcionam... e o principal foco da trama é a desilusão amorosa que cada uma delas é submetida, e a madeira com que cada uma lida com a situação; Marianne chorando pelos cantos, esvaindo-se em lágrimas e mostrando ao mundo seu sofrimento, e Elinor, sofrendo em um angustiante silêncio para evitar que suas tristezas atingissem a mãe e as irmãs.
O final me surpreendeu. Quando eu realmente pensei que ambas a decepções não teriam solução ou reconforto, as coisas se acertaram. E Austen fecha o romance com chave de ouro e um gostinho de quero mais
********
Há uma forte crítica à Sociedade Inglesa da época, que "qualificava" cada indivíduo de acordo com suas posses e condição social; onde casamentos eram "praticamente" contratos de negócio; onde os bens de uma família não eram divididos após a morte do chefe, mas sim passado exclusivamente ao único parente do sexo masculino mais próximo (sendo ele filho, sobrinho, primo...).
***************************************************************
Orgulho e Precnceito:
"É verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro e muito rico precisa de esposa."
Baseando-se nesse pensamento geral, toda uma cidade (ou melhor, todas as famílias que possuem mulheres solteiras) ficam auvorossadas com a chegada do sr. Bingley em Hertfordshere. A sra Bennet não foge à regra, e seu maior e único desejo é apresentar suas cinco filhas ao jovem solteiro.
Suas filhas, Jane (a meiga), Elizabeth (a favorita do pai e de quem a mãe menos gosta), Lydia (desmiolada e favorita da mãe). Kitty (irmã inseparável de Lydia) e Mary (a estudiosa), são todas solteiras, e o desejo da sra Bennet é ver todas elas casadas, pois com a existência do morgadio na propriedade, após a morte do marido todas ficarão desamparadas, pois todos os bens serão herdados pelo sobrinho do marido, sr. Collins.
Durante um baile é nítido o encantamento entre Jane e o sr. Bingley, mas este não é mais o centro das atenções das outras damas, pois com ele chegou o amigo sr. Darcy, que bonito e  muito mais rico, apesar de não apresentar igual simpatia. Darcy não conversa e não dança com nenhuma das damas do baile, parece não querer se mistura, e esse seu aparente orgulho ganha a antipatia declarada da srta. Lizzy (Elizabeth).
Muita coisa acontece passados vários meses e entre encontros e desencontros, Lizzy é surpreendida por uma proposta feita por Darcy e após recusar veementemente, cada um segue seu caminho, sem notar que um, de certa forma causou alguma mudança no outro (e vice-versa). As coisas nunca mais serão como antes. Os sentimentos de Lizzy mudaram.
"Ao contrário, aquele pensamento vinha sob medida para fazê-la entender seus próprios desejos; e ela nunca sentira tão sinceramente que podia amá-lo quanto agora, quando todo amor já era em vão."
***** 
Orgulho e Preconceito, foca nas personagens Darcy e Lizzy (claro que todas aos outras personagens tem papel importante), um um tanto orgulhoso e a outra, preconceituosa com relação a isso. Mas tais diferenças de temperamento e comportamento não impedirão que nasça um sentimento verdadeiro entre eles. O romance de Austen mostras que a primeira impressão pode enganar profundamente, e que do "ódio" ao amor existe uma fina barreira que pode a qualquer momento der destruída.
Assim como em Razão e Sensibilidade, há uma forte crítica social, pelos mesmos motivos.. (casamentos por interesse.... entre outros).
*********************************
Persuasão:
Após a morte da esposa, sir. Walter (homem extremamente vaidoso)teve de cuidar e educar as 3 filhas, Elizabeth (a mais velha e sua favorita), Anne (pela ual não tem nenhuma afeto) e Mary (a caçula, que ganhou certa importância artificial ao tornar-se a sra Charles Musgrove). Para educá-las contou com a ajuda de lady Russel, vizinha e amiga da falecida esposa.
Lady Russel, tinha um afeto especial por Anne, que era a que mais se parecia com mãe, e notava com tristeza o desprezo com a qual era tratada por toda família. Além de "educadora", lady Russel tornou-se amiga de Anne e tinha sobre ela certo poder de persuasão, tal poder que ao 19 anos Anne se viu desistindo de um grande amor pelo bem de todos, já que seu pretendente, Frederick Wentworth, não passava de um zé-ninguém.
"Fora obrigada a ser prudente na juventude, aprendera o romantismo à medida que envelhecia: a sequela natural de um começo antinatural."

Mas, passados oito anos, Anne se vê novamente frente a frente com seu antigo grande amor, e tal acontecimento trás à tona todos os sentimentos que ocultara durante tantos anos. Mas o sr. Wentworth está mudado, agora é capitão, muito rico e bem sucedido. Porque deixara-se persuadir o lady Russel, se seu amor nunca morrera?
Tal reencontro mexerá com os sentimentos de ambos, será possível reavivar um sentimento tão sincero, mesmo após quase nove anos?
E há também o reaparecimento do sr. Elliot, o o único e futuro herdeiro do pai, que renegou sua família anos atrás, e agora surge para restabelecer relações. Que intenções há nisso? Logo Anne descobrirá que está mais envolvida no assunto do que imagina.
E, aos poucos entenderá os sentimentos de seu antigo amor e os seus próprios.
"Não me diga que é tarde demais, que tais preciosos sentimentos se foram para sempre. Eu volto a me oferecer a você, com o coração ainda mais seu do que quando você quase o partiu, oito anos e meio atrás."
********
Novemente, Austen enreda um trama com moças solteiras, um herdeiro e casamentos por conveniência. As mesmas críticas sociais se fazem presentes e ainda há a crítica de julgamento por aparência. Onde p sr. Wentworth é julgado inaceitável como marido de Anne, na juventude, por não ter posses; ao  contrário do sr. Elliot, que é admirado e querido mesmo após renegar a família, por ser rico e bem sucedido.
*******************
Que surpresa boa para mim foi ler Jane Austen! Eu nunca havia lido nada da autora e gostei muito das três obras. Fazia muito tempo que não lia um clássico e por isso eu estranhei a linguagem à princípio, mas logo me habituei e a leitura fluiu facilmente.
As personagens de Austen (as principais: Elinor, Elizabeth e Anne), são de "caráter forte" e ao longo das três estórias são verdadeira heroínas, pois importam-se com o bem estar de toda a família antes de impotar-se consigo mesmas.
Gostei da três obras! E com certeza RECOMENDO!
A única crítica a ser feira ao livro é quanto a diagramação: folhas branca e letras pequenas. (o que dificultou um pouco a leitura.), mas o restante é perfeito!!

Classificação:

***************
PROMOÇÃO:
******
Comente nessa resenha e concorra a um exemplar do livro!!
Vale apenas um comentário por pessoa.
Corra, pois o sorteio será feito entre as primeiras 10 pessoas.
Espero que gostem!!

Beijos e amassos!

11 comentários

  1. Ah, eu SEMPRE tive vontade de ler Jane Austen mas nunca tive uma oportunidade. Essas três obras clássicas estão na minha lista há ANOS e ainda não deu, acredita? Adorei sua resenha sobre os três livros. Só me deixou mais curiosa *-*

    Beijocas,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Preciso ler algum livro da Jane Austen *-*
    Sua resenha está ótima =)
    Amei a frase:
    "É verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro e muito rico precisa de esposa."

    Pena que o que estraga é a diagramação =/

    Bjs...
    http://assuntosobrelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não é que estraga... é que eu sou "cegueta" hahahhaha O livro é ótimo!

    ResponderExcluir
  4. aaah, ótima promoção e ótima resenha. Como eu quero este livro e ainda são todos juntos né? Nunca li nenhum livro dela, mais este quero que seja o primeiro já que todo mundo fala bem! Eu acompanhei seu video e por ter 631 páginas, acho que você leu suuuuper rápido.

    ResponderExcluir
  5. Achei bem interessante o livro, nunca li nada da autora mas me deixou bem curiosa, espero ganhar e matar a minha curiosidade. A resenha tá ótima só deixa a gente querendo ler tudoo!!! Bjoo

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante da sua resenha!
    O livro parece ser ótimo! Ainda mais sendo 3 em 1 :)

    Beeijos ;*

    ResponderExcluir
  7. Que maneiro esse livro.. nunca li nada da Jane Austen, mas adoraria ler !!!

    Parabéns pela resenha ( que está mto boa, so me deu mais vontade de ler) e pelo blog ( qe tah ótimo )

    ResponderExcluir
  8. Achei muito interessante. Gostaria muito de ler ( e quem sabe ganhar rss )

    Só não gostei muito da capa, mas o que vale mesmo é o conteúdo do livro neh rss

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente, tb nunk li nada dessa autora e depois de ler sua resenha, bateu uma vontadezinha hehe

    ResponderExcluir
  10. adorei a promo...
    o livro parece ser mto bom msm... pena que a diagramação não é das melhores...

    bjokas

    ResponderExcluir
  11. Ameeeeei *-*

    Me interessei bastante pelas tres histórias, parecem ser excelentes !

    Bjos querida

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião ou sugestão e faça uma blogueira feliz! :)