5 de outubro de 2023

RESENHA: Amigas para sempre (Firefly Lane #1)

Editora: Arqueiro
Autor(a): Kristin Hannah
Número de páginas: 448

Sinopse: Tully Hart tinha 14 anos, era linda, alegre, popular e invejada por todos. O que ninguém poderia imaginar era o sofrimento que ela vivia dentro de casa: nunca conhecera o pai, e a mãe, viciada em drogas costumava desaparecer por longos períodos, deixando a menina aos cuidados da avó. Mas a vida de Tully se transformou quando ela se mudou para a alameda dos Vaga-lumes e conheceu a garota mais legal do mundo. Kate Mularkey era inteligente, compreensiva e tão amorosa que logo fez Tully sentir-se parte de sua família. Ao longo de mais de trinta anos de amizade, uma se tornou o porto seguro da outra. Tully ajudou Kate a descobrir a própria beleza e a encorajou a enfrentar seus medos. Kate, por sua vez, a ensinou a enxergar além das aparências e a fez entender que certos riscos não valem a pena. As duas juraram que seriam amigas para sempre. Essa promessa resistiu ao frenesi dos anos 1970, às reviravoltas políticas das décadas de 1980 e 1990 e às promessas do novo milênio. Até que algo acontece para abalar a confiança entre elas. Será possível perdoar uma traição de sua melhor amiga? Neste livro, Kristin Hannah nos conta uma linda história sobre duas pessoas que sabem tudo a respeito uma da outra – e que por isso mesmo podem tanto ferir quanto salvar.

Olá gente lindaaa!!
Hoje vim falar sobre o livro que inspirou a série original Netflix, Amigas para sempre. E confesso que o que me fez iniciar a leitura foi justamente todo o burburinho acerca da série de TV, com a intenção de concluir a leitura para, então, conferir a adaptação, mas... gostei tanto do livro que não sei se quero ver todas as mudanças que fizeram na história (peguei alguns spoilers...). Ademais, não esperava menos de um livro da Kristin Hannah. O meu primeiro contato com a escrita da autora foi lá em 2013, com o livro "O Caminho para casa", que eu AMEI. A mulher sabe escrever um drama cheio de personagens extremamente bem construídos e enredos super desenvolvidos. 


"Amigas para sempre", é o primeiro volume da duologia Firefly Lane, que na tradução literal seria Alameda dos Vagalumes, que é um lugar bastante significativo na história. Ao longo das mais de 400 páginas, acompanhamos o surgimento e amadurecimento da amizade entre Tully e Kate ,, do início da adolescência à vida adulta. São mais de 30 anos e uma amizade verdadeira e muito real. Tão real que não há espaço para idealização. Nossas protagonistas são duas pessoas tão diferentes - em personalidade, estrutura familiar e circunstância de vida -, mas acabam se tornando amigas, ainda na infância, e conseguem levar essa amizade adiante, em suas tantas fases da vida. Tudo ao redor pode mudar, mas a amizade permanece.

"- Nós vamos ser amigas para sempre - disse Kate com sinceridade. - Combinado?
- Você quer dizer que estará sempre ao meu lado?
- Sempre - respondeu Kate. - Não importa o que aconteça.
Tully sentiu uma emoção se abrir dentro dela feito uma flor exótica. Quase podia sentir seu aroma doce no ar. Pela primeira vez na vida, ela se sentiu totalmente segura com alguém.
- Para sempre - prometeu. Não importa o que aconteça."
(página 63)
Na década de 1970, após uma série de abandonos, Tully volta morar com a mãe - uma hippie viciada, que prefere ser chamada de Nuvem -, dessa vez numa nova vizinhança. Com sua pouca idade, a atitude de Tully diante da vida nada convencional é parecer descolada e independente, na tentativa desenfreada de não demonstrar sua solidão e, inconscientemente, com a intenção de ser notada pela mãe, que vive imersa em fumaça e em seu próprio mundo criado pelas drogas. Kate, por sua vez, é filha de um casal amoroso, tem um irmão mais novo e, juntos, formam uma família de comercial de margarina. No entanto, Kate é bastante tímida e não tem amigos, de modo que a imagem "descolada" de sua nova vizinha, Tully, torna-se motivo de admiração. Em resumo, uma vê na outra o que falta em si: Tully vê em Kate o amor fraternal que nunca teve; Kate vê em Tully atitude e liberdade.
"Mas você precisa se arriscar às vezes. Se abrir para o mundo. Uma coisa que eu posso lhe dizer com certeza é o seguinte: na vida, a gente só se arrepende do que não faz." (página 27)
Tully vê em Kate uma amiga após passar por uma situação traumática e receber apoio e cuidado da vizinha. A partir de então, acompanhamos o amadurecimento dessa amizade ao longo dos anos. De festas e maquiagem escondidas no colégio ao primeiro emprego, ao primeiro amor... Muito interessante acompanhar que as duas permanecem completamente diferentes uma da outra, mas sempre juntas. Enquanto Tully se torna cada vez mais ambiciosa e com sonhos grandiosos, especificamente para sua vida profissional, Kate se mantém uma mulher romântica (e insegura dente do furacão Tully).
Em alguns momentos a amizade entre Tully e Kate chega a parecer tóxica, não por serem inseparáveis, mas por elas constantemente parecerem desejar a vida uma da outra. Tully inveja, ainda que de forma involuntária, a vida e a família de Kate. Embora ela seja tratada como se fizesse parte da família da amiga, ela sabe que nunca será de fato. Por outro lado, Kate sempre se sente inferior à Tully, inveja a desenvoltura e sensualidade da amiga, o fato de ela sempre parecer chamar toda a atenção para si.
Em diversos momentos me vi irritada com a mania de inferioridade de Kate ou com o egoísmo de Tully. No entanto, a construção das personagens é tão cuidadosa, que no mesmo instante a irritação dava lugar à compreensão. Embora eu não concordasse com as atitudes de uma ou de outra, eu entendia, pois cada decisão e atitude era coerente com a personalidade e com a história das personagens. Embora amigas desde a infância, cada uma seguiu fiel à própria essência, carregando os próprios fardos e traumas. 
"Quanto mais conquistava, mais desejava, mais medo tinha de perder o que já alcançara e mais trabalhava. Aceitava todos os trabalhos que lhe ofereciam [...]. Ela garantia que ninguém jamais a esquecesse." (página 280)
"Durante todos os anos de amizade das duas, Tully fizera coisas como aquela (bem, na verdade, nada realmente como aquilo) e tudo sempre acabava com Kate se desculpando, fosse culpa sua ou não. Tully nunca pedia desculpas. Ela apenas ficava esperando que Kate resolvesse tudo." (página 384)
Ao longo da narrativa, desde os primeiros capítulos, é fácil perceber que Tully e Kate possuem sentimentos ambivalentes uma pela outra, o que as torna ainda mais reais para o leitor. "Amigas para sempre" não aborda uma amizade perfeita e idealizada, mas uma relação cheia de altos e baixos, duas personagens extremamente humanas, que ora mostram seu melhor lado, ora não. Assim, deixo aqui um aviso: é impossível não se envolver com as personagens!
"- Nada de olhar para trás, está bem? - falou Kate.
- Isso só nos deixa com a possibilidade de olhar para a frente - disse Tully, e as palavras saíram como pedaços de metal partido, afiados e frios.
- Não - disse Kate. - Isso nos deixa com o agora." (páginas 411-412)

Mais uma leitura super recomendada!

Classificação: 

***

Espero que gostem!!

Beijos e amassos!!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou sugestão e faça uma blogueira feliz! :)