10 de dezembro de 2018

#LeituraColetiva - O conto da aia | #quotes (capítulos de 32 a 46 + notas históricas)

Olá gente lindaaa!
Nossa #LeituraColetiva de "O conto da aia" chegou ao fim e... que fim!
Confiram minhas quotes favoritas dessa terceira e última parte do livro, especificamente dos capítulos de 32 a 46 + notas históricas.

Confiram minhas quotes favoritas dos capítulos de 1 a 16.
Confiram minhas quotes favoritas dos capítulos de 17 a 31.



"Não se pode fazer uma omelete sem quebrar os ovos, é o que diz. Pensamos que faríamos melhor.
Melhor?, digo em voz baixa, apagada. Como ele pode pensar que isto é melhor?
Melhor nunca significa melhor para todo mundo, diz ele. Sempre significa pior, para alguns." (página 251)
"Da maneira como fazemos estão protegidas, podem realizar seus destinos biológicos em paz. Com pleno apoio e encorajamento. Agora, diga-me. Você é uma pessoa inteligente, gosto de ouvir o que pensa. O que foi que deixamos de levar em conta?
Amor, respondi." (página 261)
"Há alguma coisa errada, querida?, dizia a velha piada.
Não, por quê?
Você se mexeu.
Apenas não se mexa." (página 263)
"Não quero contá-la. Não tenho que contar nada, nem para mim mesma nem para mais ninguém. Poderia apenas ficar aqui sentada, sossegadamente. Poderia me retirar. É possível ir tão longe para dentro, descer tão fundo e recuar tanto, que eles jamais conseguiriam fazer você sair." (página 267)
"E às vezes acontecia, por algum tempo, aquele tipo de amor que vem e vai e que é difícil de se lembrar depois, como a dor. Você olhava para o homem um belo dia e pensava: Eu amei você, e o tempo verbal estava no passado, e você se sentia tomada por um sentimento de assombro, porque era algo tão espantoso e precário e bobo de ter feito." (página 268)
"É estranho lembrar como costumávamos pensar, como se tudo estivesse disponível para nós, como se não houvesse quaisquer contingências, quaisquer limites; como se fôssemos livres para moldar e remoldar para sempre os perímetros sempre em expansão de nossas vidas. Eu era assim também, fazia isso também." (página 269)
"Você vai ter que me perdoar. Sou uma refugiada do passado e, como outros refugiados, repasso os costumes e hábitos de vida que deixei ou fui obrigada a deixar para trás." (página 270)
"A espera também é um lugar: é onde quer que você espere. Para mim é este quarto. Sou uma lacuna, aqui, entre parênteses. Entre outras pessoas." (página 270)
"- [...] A Natureza significa variedade para homens. É lógico, razoável, faz parte da estratégia de procriação. É o plano da Natureza. - não digo nada, de modo que ele prossegue. - As mulheres sabem disso instintivamente. Por que elas compravam tantas roupas diferentes, nos velhos tempos? Para enganar os homens levando-os a pensar que eram várias mulheres diferentes. Uma nova a cada dia.
[...]
- Então, agora que não temos roupas diferentes - digo -, vocês apenas têm mulheres diferentes. - Isso é ironia, mas ele não demonstra ter notado.
- Resolve uma porção de problemas - diz, sem sequer pestanejar." (página 281)
"O que eu não sabia, é claro, era que naqueles primeiros tempos as Tias e mesmo o Centro não eram de conhecimento público. Era tudo secreto inicialmente, por trás de cercas de arame farpado. Poderia ter havido objeções ao que estavam fazendo, mesmo então." (página 291)
"Eu deveria ter feito isso com Luke, prestado mais atenção, aos detalhes, aos sinais e cicatrizes, às rugas singulares, não o fiz e aos poucos ele está se apagando. Dia a dia, noite a noite, ele se retira e me torno mais descrente, mais infiel." (páginas 317-318)

"A humanidade é tão adaptável, diria minha mãe. É verdadeiramente espantoso as coisas com que as pessoas conseguem se habituar, desde que existam algumas compensações." (página 320)

"Como sabemos pelo estudo da história, nenhum novo sistema pode se impor a um anterior sem incorporar muitos dos elementos a serem encontrados neste último." (página 358)
"Quando o poder é escasso, ter um pouco dele é tentador." (página 362)

***
Espero que gostem das quotes.

Beijos e amassos!!

2 comentários

Deixe sua opinião ou sugestão e faça uma blogueira feliz! :)