12 de janeiro de 2016

RESENHA: Explosão de Estrelas

Editora: Bertrand Brasil
Autor(a): Robin Pilcher
Número de Páginas: 476

Sinopse: Cada personagem deste livro tem algo a oferecer e algo a solicitar - um emprego, um quarto para alugar, um ombro em que chorar. Quando suas vidas começam a se cruzar no curso das três semanas do festival, decorrem novos amores, traições, perseguições e atentados. Todos querem descobrir o que o futuro lhes reserva. Durante um verão inesquecível, suas vidas serão transformadas para sempre. O cenário da trama - o Festival Internacional de Edimburgo - evento cultural que atrai anualmente, desde 1947, diversos artistas para a capital escocesa. As minúcias sobre o festival, os segredos profissionais por trás de cada performance artística e as particularidades da mente humana são os elementos que compõem 'Explosões de estrelas'.
Olá gente lindaaaa!
Hoje eu vou falar sobre um livro sobre o qual eu nunca havia ouvido falar, que comprei ao acaso e acabei me encantando a cada página.
No mês passado, quando peguei esse livro em uma livraria de São Carlos, li a sinopse e analisei a capa... logo pensei no filme "O Som do Coração" (que, por sinal, é super lindo). Não sei por que cargas d'água eu pensei que a história fosse meramente semelhante. Comprei e decidi não adiar muito a leitura. Óbvio que o livro não se parece em nada com o filme e não tem qualquer relação com ele, mas é igualmente mágico. Não digo "mágico" no sentido que o livro apresentar algum elemento extraordinário, mas no sentido de que cada encontro, cada desencontro, cada situação me fez pensar na magia do destino e no modo como nossos caminhos estão traçados.

"Explosão de Estrelas" não é um livro sobre um personagem central, ao invés disso, apresenta diversos personagens que não tem relação alguma entre si, mas que acabam se cruzando no decorrer da história por razões variadas. No final das contas, o centro de tudo acaba sendo o famoso Festival Internacional de Edimburgo, que, na verdade "é uma série de festivais simultâneos de arte e cultura da cidade de Edimburgo, Escócia".
Acompanhamos a história de Angélique, uma famosa violinista que apesar da fama, já não sente o mesmo prazer ao tocar, não gosta do modo como tocar se tornou mecânico; Leonard, um cinegrafista aposentado que, após vinte anos, tem a chance de retornar ao ofício e fazer sua última e grande obra; T.K., que vê na amizade e trabalho com Leonard a chance de mudar seu próprio destino; Rene, que com a ajuda de um grupo de amigos, consegue participar pela primeira vez do Festival de Edimburgo e apresentar seu show de humor; Tess, recém casada e novamente atormentada por um caso do passado; Roger, o responsável pela explosão de fogos do Festival, que tem o dever de criar um espetáculo para centenas de milhares de pessoas, entre outros personagens igualmente interessantes.
"A menina levantou os olhos para a velha senhora, o rosto radiante de prazer.
- Isso, Angélique, é um violino.
- É muito especial?
A velha senhora sorriu." (página 49)
Não dá para falar muito da história, pois há várias histórias. Só posso dizer que durante as três semanas de festival e as semanas que o antecederam, eu ri muito com Rene, me comovi com a amizade entre Leonard e T.K., suspirei com o sentimento cada vez maior entre Angélique e Jamie, torci por Tess e Allan, chorei junto com T.K. e quis encher o maldito francês, Albert Dessuin de porrada (deu pra perceber que esse cara é o vilão, né?!). A vida de cada um desses personagens nunca mais será a mesma após esse Festival, após os amores, traições, descobertas, conquistas, perdas...
Eu super recomendo a leitura, embora não possa dar mais detalhes sobre a explosão de acontecimentos, de sentimentos e de realidade desse livro. A escrita do autor é cativante e descritiva na medida certa, de modo que nos faz sentir parte do cenário sem nos deixar entediados; os personagens são tão reais e as histórias tão peculiares, cada um deles merecendo seu próprio final feliz, cheio de estrelas e luzes...

Classificação:

***
Espero que gostem!!

Beijos e amassos!!!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou sugestão e faça uma blogueira feliz! :)