5 de novembro de 2012

RESENHA: Feita de Fumaça e Osso

Editora: Intrínseca
Autor(a): Laini Taylor
Número de Páginas: 384

Sinopse: Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras aparecem nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu. Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes de um demônio está perigosamente baixo. E, nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra sem precedentes. O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa no olhar abrasador de um completo estranho. Um romance moderno e arrebatador, em que batalhas épicas e um amor proibido unem-se na esperança de um mundo refeito.

Olá gente linda!! ^^
Desde que vi a este livro entre os lançamentos  da Intrínseca e li a sinopse, fiquei suuuper curiosa.
Mas, ao contrário do que eu imaginava, Feita de Fumaça e Osso é muito mais que um YA clichê (que eu adoro, claro!). Laini Taylor conseguiu criar uma fantasia diferente de todas as outras que li até agora. As relações entre os seres místicos é muito melhor explorada, de forma viciante e, passado o estranhamento inicial com o cenário e com os personagens nada convencionais, a leitura se torna cada vez mais fluída.
"(...) A esperança pode ser uma força poderosa. Talvez não haja magia real nela, mas, quando você sabe o que mais deseja e mantem isso aceso como uma chama dentro de si, pode fazer coisas acontecerem, quase como mágica."
Karou, com seus 17 anos é uma garota excêntrica de cabelos naturalmente azuis, uma constelação de tatuagens nos braços e pernas e um dom artístico para poucos. Com um ex-namorado gato e muito mala, uma amiga fofa e super divertida, aos olhos de qualquer pessoa, sua vida pode até parecer normal, mas....
Ela é estudante de artes e, mais do que apenas desenhos, seus cadernos são cheios de história. Diversas criaturas 'bizarras' que para todos não passam de criações da mente criativa de Karou, mas, na verdade, são sua família (ou quase isso). Ela foi criada por quimeras (que podemos simplificar chamando de 'demônios') e, não sabe nada sobre seu passado.  Brimstone, a quem Karou tem como um pai, é conhecido como "Mercador de Desejos", pois é exatamente isso que ele faz: disponibiliza desejos... quanto maior o desejo, maior o valor e.... a 'moeda' é a menos convencional possível.
"No mundo inteiro só havia um lugar onde os humanos conseguiam desejos: na loja de Brimstone. E só havia uma moeda que ele aceitava. Não era ouro, ou charadas, ou bondade, ou qualquer outra bobagem de contos de fada, e não, também não eram almas. Era mais estranho que qualquer uma dessas coisas.
Eram dentes." (página 38)
Ainda que não saiba o que é feito desses dentes, Karou é uma peça importante no 'comércio' de  Brimstone. Viaja pelo mundo todo (usando portais como atalhos) em busca de negociações com os 'clientes' sombrios, assustadores e perigosos de Brimstone. Mas Karou não tem medo. Pelo contrário, está muito bem treinada para se defender sozinha, seja qual for a situação. (além de falar mais de 20 idiomas). Em uma dessas 'viagens de negócios' ela nota que cada porta (dos postais) está sendo marcada por mãos..... mãos entalhadas e queimadas na madeira de forma misteriosa. Ela não faz ideia do porquê, mas a palavra 'Anjo' dita em tal circunstância por diversas testemunhas, é um sinal que não pode ser ignorado....
"Aqui e ali, caíam penas, e elas eram como tufos de fogo branco, desintegrando-se em cinzas tão logo tocavam o chão. Em Nova Délhi, uma Irmã da Misericórdia estendeu a mão e pegou uma pena como se fosse uma gota de chuva, mas, diferentemente de uma gota, a pena pegou fogo e deixou seu contorno perfeito marcado na pele da mulher.
- Anjo - sussurrou ela, apreciando a dor.
E não estava de todo errada." (página 52)
E o que dizer de Akiva (que eu insisto em chamar de Akira! hahah)... o tal anjo?
Um serafim criado como um soldado.... sem afeto algum. Uma máquina de guerra conta os quimeras. Impossível imaginá-lo sorrindo e igualmente impossível não se perder em seus olhos, que parecem em chamas. Um soldado endurecido por suas batalhas tanto na guera quanto no amor.
Confesso que li e reli a descrição de Akiva uma porção de vezes só para me deleitar com a imagem formada em minha mente. Como é possível descrever tal perfeição?
O casal principal, que começou com todo aquele cenário clichê de amor proibido, inimigos mortais que se apaixonam inevitavelmente, em meio a interações tensas e conflitosas por si mesmas... bem, no final das contas, acaba não sendo nada disso...
O amor e a atração entre eles se prova maior do que 'à primeira vista' (ou quase isso) e, Karou passa a não ser apenas Karou. Ela é Karou, mas também não é. Entende?
Confesso que esse enredo de 'ser e ainda assim não ser', de 'ser Karou, mas também ser outra pessoa' me deixou um pouco frustrada, pois Karou é REALMENTE uma heroína. Com toda a coragem e personalidade que falta às mocinhas de romances YA, onde o foco principal, inevitavelmente, sempre acaba caindo no senso comum de ser aquele tal romance 'água com açúcar', mas...... Feita de Fumaça e Osso foge à regra.

*****
Capa do segundo livro da série! 
O livro me ganhou. Mesmo.
Me ganhou não apenas pelo romance, não apenas pelo Anjo gato, lindo, sexy e com um tiquinho rudeza (que, diga-se de passagem, já é motivo suficiente para te fazer cair de amores), não pela curiosidade despertada pela presença das criaturas tão peculiares criadas por Taylor, mas pela mensagem em sim.... pela mensagem que põe abaixo aquela velha frase pessimista de que 'querer não é poder'. Será mesmo? O livro nos diz que tudo depende da intensidade com que se deseja.... do tamanho e da força de sua esperança. Taí a razão e a resposta para TUDO.
O desfecho me deixou sem fôlego e ao mesmo tempo 'embasbacada'. Não é o final feliz esperado pelo leitor, mas.... é muito melhor que isso, pois te deixa implorando pela sequência.
Falando em sequência.... a capa do segundo volume da série (que leva o nome do primeiro livro) já foi divulgada e, o livro tem previsão de lançamento (nos EUA) para 06 de novembro, ou seja, AMANHÃ!! Ansiosa para sabe o que acontece a seguir...

Classificação: 

***
Espero que gostem!!

Beijos e amassos!

27 comentários

  1. estou morrendo de vontade de ler este livro, e estas capas são maravilhosas *-*
    pelas resenhas que li dá para ver que é um livro diferente mesmo :D

    ResponderExcluir
  2. Nossa, super curiosa Aki !!! Haha.
    Adoro esse tipo de história que une mistério e romance. As capas são realmente lindas. Estou loukinha para lê-lo.

    Mil Beijos*
    http://nayane-meumundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Parece ser óooooooooootimo. Mas a sinopse me assustou hahahahahaha.
    Gosteei e fiquei curiosa :p
    Capa linda essa. Dentes? OMG. Eu ficaria sem meus dentes? Vishi! Ou pode ser de qualquer pessoa? aiai. hahah.
    Bjoks!

    ResponderExcluir
  4. Resenha bem interessante. Despertou-me vontade de ler. A capa é bem chamativa.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, quero muito ler esse livro! Adoro histórias que envolvem seres misteriosos, e, ainda do jeito que você descreveu, parece que tem muitas criaturas peculiares que eu gostaria de conhecer.

    A capa do segundo livro está linda!

    ResponderExcluir
  6. Li a resenha do livro em vários blogs, TODOS dizem que o livro é incrível. Já vi gente no metro lendo ele, tive vontade de pega da mão da pessoa e sair correndo haha

    ResponderExcluir
  7. Sua resenha foi muito esclarecedora *-*
    Adoro romances e mistérios, e voce realmente me deixou confusa e curiossa .. "O amor e a atração entre eles se prova maior do que 'à primeira vista' (ou quase isso) e, Karou passa a não ser apenas Karou. Ela é Karou, mas também não é. Entende?" o que ???? hahaha agora vou ter que ler esse livro :))))

    ResponderExcluir
  8. Nossa, sua resenha está ótima, fiquei com muita vontade ler agora! Ai Jesus, tanto livro pra ler, que loucuraa.. :D

    ResponderExcluir
  9. Amei sua resenha *-*
    Feita de Fumaça e Osso me parece fascinante!
    Adorei o mistério, o romance e a confusão rs
    Definitivamente subiu na minha listinha de "Quero Ler" e de "Desejados"
    Ps: Que capas são essas? Uma mais linda que a outra *-*
    Beijo*

    ResponderExcluir
  10. Sua resenha me ganhou! Já quero muito ler. Porém to com medo de me apaixonar pelo anjo, sei que isso vai acontece hahaha Parabéns, ótima resenha! Bjs
    http://11-dezembro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Tá difícil achar alguém que não amou essa historia! Muito original e bem feita. Adorei só de ver a sinopse, e quando começou as resenhas o bicho pegou, vicieeeei! Quero ver se leio em breve.

    ResponderExcluir
  12. Já li muitas resenhas desse livro e sempre que leio fico com mais vontade ainda de ler esse livro , sério , sem falar que eu já tinha me apaixonado pela capa dele, gostei de como fez a resenha , parabéns !

    ResponderExcluir
  13. Resenha muito interessante dispertou minha vontade de ler

    ResponderExcluir
  14. Venho namorando o livro faz tempo, tanto pela capa e claro pelo enredo. A história foge as modinhas atuais e trata sobre uma dos meus temas favoritoa-Anjos- além do cara gostoso e tudo mais...

    ResponderExcluir
  15. Estava curiosa por esse livro desde que vi a capa, agora lendo a sua resenha to mais curiosa ainda... parece ser um livro diferente... quero ler =)

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li o livro - será um dos próximos - mas esse negócio de ser e não ser me deixou confusa huahaua Acho que será esclarecido quando ler a história. Todo mundo está AMANDO esse livro, então minhas expectativas, por mais que eu não gosto de criar muitas expectativas, estão altas. A história é BEM diferente e parece ser ótima. Ah, eu gosto desse negócio de amor proibido, mas só quando eles ficam juntos no final huahaua
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  17. Pelo jeito, esse livro não é feito só de fumaça e osso, mas emoção, mistério, romance e muito mais. Quero ler.

    ResponderExcluir
  18. Eu adoro a capa desse livro e a sinopse dele sempre me deixou com vontade de ler.

    Adorei a resenha.

    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Eu já tinha lido algumas resenhas sobre o livro mas a sua foi a mais entusiasmada de todas, eu gostei de tudo sobre ele menos do fato de ser uma série.

    ResponderExcluir
  20. você amou mesmo o livro hein... com esse desfecho fica dificil nao ter que ganhar comprar trocar, fazer de tudo pra ter esse livro e ler de uma vez. pq parece ser muiiiito bom. jah estou mega ansioso

    Rafael Fernandes

    ResponderExcluir
  21. Nossa, sua resenha é muito boa, fiquei com muita vontade de ler o livro. Você escreve muito bem!
    Parabéns a você e a todos do blog.

    ResponderExcluir
  22. Já li muitas resenhas com esse livro, e todas, pelo menos as que eu vi né, falaram bem desse livro. Ai eu pensei: Eu preciso muito desse livro, matar minha curiosidade. O livro parece realmente ser muito bom, pelo que as pessoas falam. Já li também a sinopse do segundo livro, e adorei. Desejo muito esse livro. Adorei a sua resenha, e o seu blog é incrível.

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  23. Com certeza, um dos melhores livros que li no ano!
    Linda capa, linda história, lindo anjo.. Lindo TUDO!
    Terminei ele querendo pintar meu cabelo de azul (pra quem já pintou as pontas de vermelho, não é muita loucura), ir para Praga e achar meu Akiva.

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  24. Nossa, já li tantas resenhas e comentários positivos sobre este livro e agora após ler sua resenha só me fez ter certeza de uma coisa: Eu necessito muito este livro!! haha
    Estou louca para ler *O*

    ResponderExcluir
  25. De fato preciso desse livro, a autora criou uma historia muito interessante envolvendo anjo x demonio. Gostei dos personagens e a capa do livro tambem é linda.

    ResponderExcluir
  26. Estou morrendo de vontade de ler esse livro. Uma amiga falando os quotes me deixou muito ansiosa! Sua resenha está maravilhosa, salvei os quotes, são perfeitos!

    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião ou sugestão e faça uma blogueira feliz! :)