13 de junho de 2012

RESENHA: Deslembrança

Editora: Intrínseca
Autor(a): Cat Patrick
Número de Páginas: 256

Sinopse: Toda noite, quando London Lane recosta a cabeça no travesseiro e dorme, cada mínimo detalhe do dia que viveu desaparece de sua memória. Pela manhã, restam-lhe apenas lembranças do futuro: pessoas e acontecimentos que ainda estão por vir. Para conseguir manter uma rotina minimamente normal, London escreve bilhetes para si própria e recorre à sempre fiel melhor amiga. Já acostumada a tudo isso, ela tenta encarar a perda de memória mais como uma fatalidade que como uma limitação. Mas, quando imagens perturbadoras começam a surgir em suas lembranças e London precisa, de algum modo, escapar delas, fica claro que para entender o presente e o futuro ela terá que decifrar o que ficou esquecido no passado.

Olá gente linda!!
Terminei de ler Deslembrança na semana passada, mas por conta da minha falta de tempo (e do meu vício no dorama You're Beautiful), deixei a resenha para essa semana (a idéia era postar segunda-feira, mas.....). 

London tem 16 anos e está no segundo ano do Ensino Médio. Sua "memória" é um pouco inusitada, ela se lembra do futuro e não do passado. Todo dia, exatamente às 4h33min, seu cérebro "reinicia" e ela esquece de TUDO o que aconteceu durante o dia. Ela não tem nenhuma memória de seu passado. Nada. NADINHA!
Mas, mesmo assim, London tem uma vida, razoavelmente, normal, pois todas as noite ela escreve bilhetes relatando coisas importantes que ocorreram durante o dia e, coisas que precisa fazer no dia seguinte. Ela frequenta a escola e sabe onde deve se sentar e as aulas que deve assistir, porque em sua memória ela sabe que na semana seguinte tal aula será em determinada sala, por isso sabe o que fazer na semana atual.
"Eu me lembro do que ainda vai acontecer. Lembro do futuro, mas esqueço o que já passou. Todas as minhas lembranças, boas, ruins ou tanto faz, um dia vão se concretizar." (página 33) 
Como todo livro que se preze, de uma hora para outra a vida da nossa protagonista passa por uma reviravolta, ou melhor, por situações incomuns: ela conhece Luke Henry, um verdadeiro GATO (claro que, apenas para esquecê-lo no dia seguinte), sua melhor e única amiga, Jamie, está tendo um caso com um professor (casado), ela está sonhando constante e frequentemente com um funeral de não se sabe quem e não se sabe quando e, para fechar com chave de ouro, sua mãe está lhe escondendo algo.
Com a ajuda indispensável de seus bilhetes diários, London se informa dia após dia dos acontecimentos e descobertas a respeito dessas "novidades" em sua vida. Em um primeiro momento, o lindo desconhecido Luke não aparece em seus bilhetes. Na verdade, ele não aparece em suas lembranças do futuro. Mas, com o passar do tempo, ainda que não possa vê-lo em seu futuro London decide que vale a pena aproveitar o presente (com ele), mesmo que tudo desapareça de sua mente após às 4h33min. Sabe o que é mais curioso? O relacionamento de ambos segue adiante. Como isso é possível? Como é possível se apaixonar TODO SANTO DIA?
"Luke não ligou hoje de novo (ver bilhetes anteriores; ele parece incrível a não ser por esse negócio de não telefonar)". (bilhete - página 60)
Tá bom, eu retiro o que eu disse. Luke é tão foto, mas tão fofo, mas tão fofo que é SUPER possível se apaixonar todos os dias. Além da beleza que deixa London sem ação em todas as manhãs (ainda que veja muitas fotos dele antes de encontrá-lo e conhecê-lo).

"Ontem a noite foi incrível. Queria que você pudesse lembrar, mas farei o possível para ajudá-la". (bilhete Luke - página 177)
Quão estranho te parece lembrar do que ainda não aconteceu? Mas, para mim esse não é o ponto que mais impressiona, o que mais "choca" ao longo da história é o fato de London ter sua "memória" limitada por um pedaço de papel. Você hão de concordar que, em determinadas situações, é simplesmente IMPOSSÍVEL expressar algo em palavras. Imagine só, expressar um sentimento em palavras. Tente. Duvido que o que quer que você escreva chegue aos pés do que você realmente sente. Mas London não tem quaisquer outras opções. Se ela esquecer de escrever qualquer coisa, ela jamais saberá o que era. 
"Para mim, ler é lembrar." (página 194)
*****
Se eu gostei? Bem, gostei sim, mas......
Apesar de Luke ser TUDO DE BOM, eu não engoli muito esse relacionamento deles.  Se apaixonar todo dia, tudo bem... mas, como é possível acordar no dia seguinte, ler alguns bilhetes e esperar ansiosamente por alguém que você, teoricamente, não conhece? É como ter um primeiro encontro todos os dias, com direito a friozinho na barriga, mãos suadas, e, principalmente, mal jeito com as palavras, certo?? Bem, no caso de Landon, ela esperar LOUCAMENTE para encontrar seu namorado, aquele que ela conhece através de seus bilhetes e tem uma conversa fluente e despreocupada com um desconhecido. Estranho né?!
Bem, não sei se o livro terá continuação ou não, mas fiquei "de cara" com o final. Quando terminei de ler a última páginas, pensei: "WTF?" Porque é INCONCEBÍVEL que aquele seja mesmo o final. rs Ficou, sei lá.... incompleto?
Mas se você quer uma leitura "leve", rápida para ler numa tarde chuvosa, eu recomendo, mas.... prepare-se para a exclamação WTF no final! rsrsr

Classificação:

***
Espero que gostem!!

Beijos e amassos!!

4 comentários

  1. este livro está na minha estante aguardado eu ter tempo de ler *-*
    haha

    ResponderExcluir
  2. Eu também estou esperando tempo pra ler. Minha lista de leitura está imensa! Mas um dia leio esse livro!!

    Tem um selinho pra você no meu blog!!!
    Espero que goste!!
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/2012/06/meme-literario-selo-de-qualidade.html
    Beijusssss;

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bom?
    Que livro maravilhoso, adorei esta capa e a sinopse dele.
    Gosto muito de ler as resenhas dele, por que sempre são positivas, mas as vezes não agrada a todos né Mandy kkkkkk.
    Querendo ler muito ele.
    Parabéns pela resenha.
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Estranho esse livro,não?
    Acho que eu ficaria confusa. Quero ler e ver como ela consegue. Viver por bilhetinhos acho que eu nao conseguiria.
    Sei la, e ainda sabendo o que vai acontecer. Hm, ela ve as coisas e fica..
    Não sei nao. E como vc disse, é bem dificil se expressar num papel. aiai. Pelo menos tem a capa bonita ;);.
    Mas eu quero ler.
    Beeeejo ;*

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião ou sugestão e faça uma blogueira feliz! :)