28 de fevereiro de 2011

A evolução do sutiã...

O sutiã, é sem dúvida alguma o amigo do peito da mulherada, e tem quase dois milênios de história, e surgiu quando as mulheres de Creta começaraa a usar tiras de pano para modelar os seios, ou mesmo quando as romanas, enrolavam faixas nos seios para diminuí-los....


Mas a idéia, propriamente, de sutiã surgiu muitos tempo depois quando a francesa Herminie Cadolle, em 1889, cansada do desconforto causado pelos espartilhos, resolveu cortá-los, criando assim, uma espécie de sutiã. A idéia foi patentiada muito tempo depois pela norte-americana conhecida como Caresse Crosby.


De lá para cá a peça sofreu inúmeras modificações:

- 1920 - Possuía um estilo garçonne, achatando os seios, seguindo a tendência de mulheres com formas mais masculinizadas.



- 1930 - A silhueta feminina volta ao apogeu, os seios empinados eram o desejo da maioria. Surge o bojo de enchimento e as estruturas de metal para aumentar o busto


- 1940 a 1950 - As peças se tornam mais sedutoras e conquistam as estrelas de Hollywood. O símbolo de beleza era o corpo das pin-ups, entre elas, a atriz Marilyn Monroe.


- 1960 a 1970 - As feministas queimam o sutiã em praça pública ilustrando-o como símbolo da repressão feminina. Em contrapartida, o sutiã ganha transparência e renda, além dos bojos que ganham mais sustentação. Surgem as alças elásticas e reguláveis.


- 1980 - O surgimento da Lycra revoluciona a produção das lingeries. Os tecidos cumprem o papel de segunda pele, o conforto era o quesito principal!


- 1990 - Os modelos sem costura são a grande novidade, assim como a lingerie esportiva. Surge a moda “outwear”, peças de lingerie são usadas na forma de bodys, bustiês, corpetes! O sutiã push-up levanta e une os seios. Peças com recortes capazes de diminuir, e outras especialmente para as próteses de silicone. Além disso, os sutiãs se adaptam a cada tipo de decote, graças às alças removíveis.



- 2000 - Surge o modelo hight-tech e sutiãs com atributos que vão além de sustentar os seios, peças confortáveis, que secam e absorvem a transpiração, hidratam os seios, entre outras funções.


- 2010 - Chega com a customização do sutiã diferentes copos e contornos para adequar cada tipo de seio. Ele é mais colorido, mais vibrante. As alcinhas são estampas ou trabalhadas, detalhes em metal e cristais deixam esta peça ainda mais atraente.


As modificações nesta peça do vestuário feminino foram tantas, que nos dias atuais existem muitas criações exóticas, que se tornaram verdadeiras obras de arte:




Lingerie de casamento... só abre com a aliança no local indicado. (com cronômetro!)

Sutiã de latinha (de coca-cola!)


***** Beijihossss
Espero que gostem!

2 comentários

Deixe sua opinião ou sugestão e faça uma blogueira feliz! :)