17 de janeiro de 2022

RESENHA: Perfeitamente Inadequado

Editora: Planeta
Autor(a): Thays Lessa
Número de páginas: 208
Sinopse: Quando a mudança começa de dentro, o de fora também jamais será o mesmo INADEQUADA era a palavra que mais me descrevia. Desde muito cedo eu lutei contra a ideia do não pertencimento, de que eu não era suficiente, ou que eu tivesse vindo com defeito.
Usei várias "armas" para tentar lidar com esse sentimento. Muitas vezes corri para o distúrbio alimentar ou para as máscaras de camuflagem. Ninguém podia perceber que eu não era o que pensavam. Eu era a Thays, e por algum motivo eu achava isso um verdadeiro insulto.
Nesta longa (e acredito que quase eterna jornada), descobri na vulnerabilidade as ferramentas que me libertaram do medo da autenticidade e que me fizeram abraçar não só a mim, mas os inúmeros inadequados que existiam ao meu redor. Eu convido você a embarcar nessa viagem. Do outro lado do muro da insegurança existe um lugar novo para você: ser quem é!
Este livro é pra você que já sentiu que não pertencia a lugar algum. Pra você que por muitos dias e muitas noites rejeitou a própria essência por achar que não era suficiente. Pra você que foi calado pela comparação. Que foi rejeitado. Que já usou máscaras para camuflar sua identidade. Pra você que foi perfeitamente criado – da forma mais inadequada possível!

Olá gente lindaaaa!
A resenha de hoje (e, pasmem, a frequência das resenhas está aumentando. Glória a Deuxxx!) é de um livro simples, leve e, ao mesmo tempo, super necessário: "Perfeitamente Inadequado", de Thays Lessa. Conheci a Thays em 2019, por meio de um vídeo sobre as cinco linguagens do amor, postado em seu canal. Depois disso, assisti alguns vídeos com temas que julguei relevantes para mim. Lembro-me de ter achado interessante alguém tão jovem abordar temas tão necessários, tais como autocuidado, autenticidade, amor próprio, etc. 

Quanto ao livro, confesso que comprei esperando algo completamente diferente (poesia, talvez?), mas encontrei um livro leve, cheio de frases motivacionais e lembretes importantes, além de textos em que a autora explora suas próprias vivências e questões, as lutas e conflitos que teve ao longo da vida, como um percurso de autoconhecimento, digamos assim. 

"Se você pensa que ao se comparar você se coloca em um lugar de competição contra todos, está enganado, porque é uma competição contra a sua própria essência." (página 22)
Durante a leitura, fiquei pensando em como esse livro pode ser importante para garotas mais jovens, que estejam passando por coisas parecidas, como dificuldade de se aceitar, excessivas comparações com outras pessoas, outros corpos, outras vidas, outros talentos, dificuldade de descobrir um talento (poque, afinal, todo mundo precisar ter um, segundo nossa sociedade que não cansa de exigir algo de nós). Claro que todos os exemplos são comuns em diversas idades, principalmente se considerarmos nossa constante exposição a um turbilhão de novas informações, novos estímulos, novas demandas, etc. Mas quando somos mais jovens, na adolescência e começo da vida adulta, por exemplo, nossa autocobrança e nossa autocrítica parecem ser mais intensas. 
"Independentemente do que foi,
O que me espera ali
É precioso."
(página 47)
Nesse sentido, o livro traz mensagens importantes sobre como devemos ir com calma, como devemos evitar comparações e sermos mais gentis conosco. A perfeição é uma invenção, afinal. Não sei quem foi o infeliz que a inventou, mas nós é que sofremos tentando alcançá-la (em vão, diga-se de passagem), enquanto empresas faturam milhões às custas da nossa enfermidade coletiva.
"Que eu nunca perca a maravilha. Que eu nunca perca a sensação de 'primeira vez', sabe? Que nada se torne comum diante de mim." (página 57)
Quem já assistiu algum vídeo da Youtuber, vai reconhecê-la nas páginas desse livro, vai lembrar de alguns temas e vídeos, ou da voz sempre serena, da positividade e da leveza com que ela se expressa. Eu, apesar de não acompanhar o trabalho dela, reconheci. E me peguei voltando a vários vídeos vistos nos últimos anos. Desse modo, foi natural sentir veracidade no livro, pois tudo o que ela escreveu, de algum modo está presente nos vídeos. A mesma leveza, o mesmo convite a nos tratarmos com cuidado e a sermos gratos. 
"Muitas vezes, querendo excluir os desafios e as partes difíceis da visa, excluímos também a possibilidade de viver coisas grandiosas e incríveis. Não tem como excluir um e ainda ter o outro, ambos estão dentro de uma caixa chamada vida." (página 95)
"Tudo que entra e alimenta nossa alma vai exercer uma grande influência na forma como enxergamos e agimos no nosso exterior." (página 102)
"A gratidão me ensinou a encontrar ouro na simplicidade da vida." (página 129)

Enfim, não era o que eu estava esperando, mas foi uma grata surpresa. Pela simplicidade e leveza, recomendo. No final das contas, é tudo o que importa, não é?

Classificação: 

***
Espero que gostem!!

Beijos e amassos!!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou sugestão e faça uma blogueira feliz! :)