6 de maio de 2013

RESENHA: Just Listen [+ SORTEIO]

Editora: Farol
Autor(a): Sarah Dessen
Número de Páginas: 308

Sinopse: Depois de ter sido pega com o namorado da melhor amiga numa festa, Annabel Green começa o ano letivo sozinha e sendo ignorada pelo resto da escola. Mas o que realmente aconteceu naquela noite ainda é segredo, que ela não se arrisca a contar para ninguém. Os problemas de Annabel são explicitados pela recusa da família em admitir os próprios problemas, a fissura da mãe para que as filhas virem modelos famosas e Whitney, a irmã do meio, que sofre de anorexia. Uma amizade com Owen, o DJ da rádio comunitária, que tenta constantemente ampliar os gostos musicais de Annabel, fará a tímida jovem aprender a falar a verdade, doa em quem doer.

Olá gente lindaaaa!!!
Bem... recebi em parceria com a editora Farol o primeiro livro que li da Sarah Dessen e vi com meus próprios olhos o por quê de a autora ser tão aclamada no gênero YA. Apesar do livro ter tudo para ser apenas "mais do mesmo", acabei me surpreendendo e me deparando com uma história cheia de conflitos familiares, amizades que surgem do nada e da mesma forma se desfazem... o peso do silêncio... e vários outros aspectos que tornam o livro tão real e tão humano.

Annabel Green é a mais nova de três irmãs e, mesmo passando por um momento difícil atualmente, ela decide se calar para não se mais um fardo para a mãe. A irmã mais velha está morando em Nova York e fazendo faculdade, e a irmã do meio, Whitney, tem um grave distúrbio alimentar, por isso, Annabel acredita que dentre os problemas com os quais sua mãe tem que lidar, o seu só viria somar e desestruturá-la ainda mais.
Desde os nove meses de idade Annabel trabalha como modelo, assim como as irmãs, mas foi a única a continuar com a carreira mesmo após as irmãs terem desistido. Embora ela deseje parar com esse trabalho, sabe que é a única válvula de escape de sua mãe desde a morte da avó, por isso fica calada mais uma vez, para evitar problemas.
"O pior é que havia muitas coisas que eu realmente queria contar para ela, mas nenhuma delas seria facilmente digerida. Ela já tinha passado por tanta coisa com as minhas irmãs - eu não queria lhe dar mais um fardo. Então, me esforçava para ser o ponto de equilíbrio, pouco a pouco, de palavra em palavra, de história em história - mesmo que não fosse verdade." (página 71)
Quando criança sempre foi amiga de Clarke, uma garota que nunca quebrava as regras e vivia cheia de alergias. Porém, ao conhecer a ousada e populas Sophie, as coisas mudaram. Não demorou para que Annabel acabasse se afastando de Clarke e se tornasse a melhor amiga de Sophie, ainda que não fosse nada fácil conviver com ela.
Porém, no último verão, algo aconteceu e, de garota popular Annabel passou a párea  excluída e ignorada do colégio. Por onde passava sentia olhares a seguindo e podia ouvir cochichos por todos os cantos. Não tem mais Clarke, não tem mais Sophie, não tem mais ninguém...
"A ironia era que, mesmo depois de ter visto o drama de Will e Sophie tantas vezes para saber tudo de cor, não pude deixar de me surpreender quando me vi fazendo parte dele. Um movimento errado em uma noite e, quando me dei conta, era de mim que ela estava atrás - a vadia, a piranha agora era eu - e eu estava fora, não somente da vida dela, mas da minha também." (página 106)
Annabel tem um segredo. O segredo responsável por separá-la de Sophie e troná-la a garota que almoça sozinha encostada no muro... mudo onde ficam os excluídos..
Mas só de pensar em seu segredo seu estômago revira e os gosto de bile é insuportável em sua boca.
É desta forma que Owen entra em sua vida... o garoto grandalhão e ameaçador que meses antes quase desmaiou um babaca com um soco. Esse mesmo cara ameaçador, cuja cor dos olhos Annabel não tem certeza, pois evita encará-lo, lhe oferece ajuda em um momento difícil. Owen no fundo é um cara doce... um jovem fascinado por música (músicas que ninguém mais ouve).
Quem diria que um dia Annabel Green seria amiga de Owen? Ela nem consegue acreditar... não foi intencional, apenas inevitável e, quando ela percebe, já está tão a vontade com Owen que é mais sincera com ele do que já foi consigo mesma.
"As pessoas que mais conhecem você podem ser mais ameaçadoras, pois o que elas dizem e pensam a seu respeito pode não ser apenas assustador, mas também verdadeiro." (página 59)
***
A história começa como se não quisesse nada... você vai lendo despretensiosamente e quando se dá conta já está na metade do livro. A escrita da autora é uma delícia!! E a história que, no início se apresenta como tipicamente YA cheia de clichês pega o leitor desarmado e o cativa de uma maneira inegável e inevitável. Annabel faz parte de uma família que tem tudo para ser perfeita, mas que passa por problemas como qualquer outra. Apesar das circunstâncias e do mistério em torno do segredo de Annabel e das sensações, que chegam a ser físicas, que esse segredo causa nela, em momento algum a narrativa se tornou enjoativa, parada, massante.... e, a personagem que tinha tudo para ser chata, conquista desde as primeiras páginas. Uma jovem que se omite, se paga para não incomodar. Uma garota que é obrigada a ser forte sozinha, pois não quer dividir sua carga, até que o peso se torna demais para ela... e é aí que tudo vem a tona.
Eu suuuuper recomendo o livro e, se todos os livros da Sarah Dessen tiverem a mesma narrativa agradável e sensível de "Just Listen", quero ler TODOS!

Classificação:

***
Gostou da resenha? Ficou com vontade de ler o livro? 

Então siga as regrinhas abaixo e concorra a um exemplar de JUST LISTEN!!!

  • Seguir PUBLICAMENTE o blog pelo GFC;
  • Comentar NESTA postagem;
  • Residir em território nacional;
  • Preencher corretamente o formulário abaixo.

a Rafflecopter giveaway

***
> O sorteio começa HOJE (06 de maio) e termina dia 02 de junho;
> Perfis fakes serão desclassificados.

***
Espero que gostem e boa sorte a todos!!

Beijos e amassos!!
 

73 comentários

  1. Ahhh, tenho ouvido falar muito (bem) da Sarah Dessen mas ainda não li nenhum livro dela ;/
    Adorei a sua resenha, só fiquei com mais vontade de ler Just Listen, agora ele vai subir algumas posições na minha lista de próximas leituras ;D
    Participando do sorteio e torcendo ;)

    ResponderExcluir
  2. Olhando a capa de relance achei que se trata de um romance de época rs aaah é muito linda, por sinal. Então, nunca tive um contato muito bom com esse tipo de gênero, mas me interessei bastante por esse. Envolve dramas que prende minha atenção e me fazem refletir, gosto disso numa leitura. ótima resenha beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro a narrativa da Sarah Dessen e quero ter todos os livros dela !!! Adoro livros que misturam romance e musica, e esse livro eu realmente adorei. Acho a capa mais que perfeita !!!

    ResponderExcluir
  4. Amei este livro... ele é super interessante!

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha ouvido falar da Autora, mas pelo jeito como você descreveu o livro e a forma como ela escreve me deu muita vontade de ler!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Amei a resenha, você passou muito bem a essência do livro.
    Ainda não conhecia a autora, mas a história parece ser linda. Já está na minha lista de desejos!
    Bjos :)

    ResponderExcluir
  8. Até hoje nunca li nada da autora, mas sempre ouvi falarem muito bem dela, pesquisei sobre alguns livros e achei bem adolescente as histórias e não me encantaram muito. Mas depois de ler a sua resenha de Just Listen fiquei interessada pela história, e não parece ser mais do mesmo, isso é um ponto positivo!
    Espero um dia ter a oportunidade de lê-lo!
    Bejos!

    ResponderExcluir
  9. já vi muuuuuitas resenhas positivas deste livro, e tenho muita vontade de ler ele!
    nossa, essa coisa de fazer o que não queremos só para agradar os pais é complicado né? :S
    como assim fascinado por música que ninguém mais ouve? Oo
    gosto desses livros que retraram mais a realidade: famílias que parecem ser perfeitas mas que na real não são :S
    eu li A Caminho do Verão da Sarah e é muito bom! com certeza este também é *-*

    ResponderExcluir
  10. Adoro a autora e quero muito ler Justin Listen, pela sua empolgação na escrita da resenha você adorou.
    Fico aqui tentando imaginar qual é o segredo da garota...e fico bem feliz em saber que o livro não cai na mesmice em nenhum momento, mais ponto positivo, pretendo lê lo, beijos.

    ResponderExcluir
  11. Eu simplesmente amei esse enredo. Gostei de saber que a leitura é uma delicia de ler e que vc se surpreendeu. Eu gosto desse tipo de conflitos familiares e de relacionamentos de amizades e amorosos. Quero ler logo! Só não gostei muito da capa.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  12. depois da sua resenha fiquei com vontade de ler esse livro, o livro parece ser ótimo, vou colocar na minha meta da leitura ^^

    ResponderExcluir
  13. Gostei demais da história. A princípio não está botando fé não, principalmente por causa do "segredo". Acho que a maioria das histórias que focam em segredos não tem um bom desenvolvimento. Mas aparentemente este livro não é assim. Confesso que o que me prendeu de vez foi a menina ser forte e carregar o fardo sozinha. Fiquei com certa pena dela e curiosa para saber sobre sua "vida".
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda não li nada da Sarah Dessen, mas sempre vejo comentários muito positivos sobre ela. Eu achei a resenha bem interessante, como todas as outras que tenho visto.Quando o livro lançou eu confesso que não esperei muito por ele. Apesar do gênero não ser o meu preferido eu ainda acho que vou amar.
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Eu sempre leio resenhas positivas sobre os livros da Sarah Dessen mas ainda não tive oportunidade de ler nenhum deles. Pela sinopse dá para notar que a trama não é muito original, mas na minha opinião uma história bem escrita, que consegue envolver o leitor é mais empolgante do que uma idéia super original escrita de forma desinteressante.

    ResponderExcluir
  16. Oiii!!
    Amo quando uma autora nos conquista pela sua narrativa, um livro quando é agradável de se ler ganha qualquer leitor! *-*
    Fiquei curiosa para conhecer o segredo da Annabel...
    Quero muito ler algum livro da Dessen!
    Faz tempo que esse está na minha lista de desejados! ^^


    ELidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  17. Nunca li nada da autora e nunca tinha ouvido falar do livro! Que perdida eu!! hehe Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  18. Nunca tinha ouvido falar sobre o livro, acho que até dá pra imaginar mais ou menos o que aconteceu com a Annabel, mas nunca se sabe né, rs. Parece ser muito interessante e bem real já que muitas meninas realmente passam por esse tipo de problema, de se calar diante de alguma situação por medo de "incomodar". Ótima resenha e parece ser um ótimo livro! Nunca li nada dessa autora...

    ResponderExcluir
  19. Sempre leio resenhas positivas em elação aos livros da Sarah Dessen, mas nunca li nenhum deles. Inicialmente, também imaginei uma trama bem clichê, mas pelo que percebi, a narrativa da autora faz com que essa clichê seja bem agradável. Gostaria de ter a oportunidade de ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  20. Amanda, que livro é esse?
    Fiquei nervosa só de ler a resenha, imagina lendo o livro. Deve ser aquelas leituras que vc não consegue largar o livro e fica desesperada pra chegar ao final.
    Preciso desse livro.
    Amei tua resenha.
    Bjks.

    ResponderExcluir
  21. Gosto de livros que a leitura flui rápido e ainda mais um livro cheios de mistérios. Já tinha ouvido falar do livro mas até agora não tive oportunidade de ler.
    Participando!

    ResponderExcluir
  22. Sou DOIDA por este livro e/ou qualquer da autora!
    Participando e esperando ter sorte!

    Dani / @daride

    ResponderExcluir
  23. já faz tempo que eu li a primeira resenha desse livro e sou louca pra lê-lo desde então. Eu li uma resenha que a blogueira disse que a sinopse do livro aqui no Brasil e também a do Skoob entrega um ponto fundamental do enredo que quebra o mistério sobre o segredo da Annabel, por isso nem li essa sinopse que vc pôs acima da resenha. É verdade isso?

    ResponderExcluir
  24. Nossa sempre quis ler esse livro as resenhas que eu li sempre falavam bem dele. adorei a sua resenha achei bem clara e adorei a oportunidade de poder ler o livro com essa promo!!

    ResponderExcluir
  25. Todas as resenhas que li falaram bem do livro, como todos falaram, olhando a capa achei que seria um romance de época ou um suspense ausuh mas vamos ver se tem uma "brecha" na lista de leitura haush ótima resenha \o/

    ResponderExcluir
  26. Primeiro, eu amei a capa! rs
    Eu nunca li nada da Sarah Dessen, mas tenho muita vontade porque todo mundo fala super bem dela. Gostei da temática do livro, me lembrou um pouco Garotas de Vidro, da Laurie Halsen. Ótima resenha ^^
    Beijos.

    http://missthay.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. É uma graça de história não é mesmo? *-*
    Queria ler uns livros dela e esse está na lista a tempos! Dos que já vi esse é um dos melhores, gostaria de começar a ler por ele. São bem bons os livros da autora.

    ResponderExcluir
  28. Curiosa para saber o que aconteceu.
    Afinal passar de popular a excluída em uma noite não deve ter sido fácil.

    Bjus!

    ResponderExcluir
  29. Esse tipo de livro que tem essa narrativa fácil faz a gente gostar mais de ler, adorei a resenha. Mas fiquei curiosa pra saber o segredo da personagem

    ResponderExcluir
  30. Apesar de simples a história parece ser bem interessante e é bastante realista também. Deve ser muito difícil controlar suas ações com medo de ser um fardo para a mãe, apesar de todos os erros acredito que a personagem seja uma boa menina. Quero muito saber que segredo ela guarda.

    ResponderExcluir
  31. Annabel e Whitney são nomes lindos. Acho que dá até pra imaginar um pouco o que essa menina passa, mas pegar o namorado da melhor amiga também é demais né?! Nunca li nenhum livro dessa autora, espero ter a oportunidade algum dia desses.

    ResponderExcluir
  32. Participando! (: Tô maluca pra ler esse livro!
    http://desventurasliterarias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Só vejo falar muito bem de Sarah Dessen e Just Listen... Tô doida para ler... Participando!

    ResponderExcluir
  34. Acho emocionante quando nos conectamos com um personagem da forma que você falou, isso nos faz gostar e apreciar melhor o livro. Outro aspecto que gostei que você citou é o fato do romance evoluir aos poucos, como uma construção porque eu acredito que amor é construção.
    É bom quando um autor se propõe a escrever livros para jovens-adultos mas não escreve um livro bobo, escreve um livro interessante e inteligente.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  35. Bom, ainda não li nada da autora, já ouvi muitos elogios em relação aos seus livros e sua escrita! Estou super curiosa para ler o livro, com certeza irei a adorar já que fiquei bem interessada na história que ele aborda.

    ResponderExcluir
  36. Participando...adorei sua resenha...
    bjss

    ResponderExcluir
  37. Ainda não conheço muito bem a autora mas pela resenha posso dizer que gostei do livro. Apesar de ser um tanto dramático ele parece ser bem real. É um típico YA com alguns clichês mas é cativante e estou curiosa para saber o que acontece com a Annabel =)

    @tibiux

    ResponderExcluir
  38. Parece ser um livro envolvente, que prende a atenção do leitor a ponto de não se dar conta do tempo que se passou lendo. Quero muito ler ^^

    ResponderExcluir
  39. Caramba eu sempre tive muita vontade de ler esse livro, afinal é Sara Dessen.
    Todo mundo só tem elogios com relação a ele então acho que seria a melhor maneira de conhecer a Sara como autora.

    ResponderExcluir
  40. Gostei de saber que o livro retrata a vida cotidiana,com seus conflitos e amenidades.A relação em família,que é tão difícil em sua maioria, e como ela vai se desenrolando e se desenvolvendo na trama é muito boa.Gostei da sua maneira de escrever sobre o livro,me deixou querendo mais.

    ResponderExcluir
  41. A capa não é das melhores, mas gostei muito do enredo e de como a trama toma vida , como os personagens se encaixam.

    ResponderExcluir
  42. O livro é muito bom e a resenha está ótima.
    Já li este livro e super recomendo ele.

    ResponderExcluir
  43. Nunca li nada da Sarah por que os livros são tão caros mas gosto das resenhas que leio dos livros dela, sempre muito bem falados, acho que vou gostar livro e de todos os outros dela, fico na espera de um dia poder ler algum, por em quanto estou só nas resenhas.

    ResponderExcluir
  44. começando pela parte externa... adorei a capa! ficou super bacana! deu uma aura de mistério, suspense, sei lá! hehehe

    A sinopse logo de cara me deu uma vontade enorme de ler. Coitada da Annabel!!! Q família complicada!!! Pelo q vi em sua resenha, e como vc disse, a hist trata de alguns clichês vividos pelos adolescentes, as incertezas e inseguranças. Fiquei feliz por vc dizer que a escrita é uma delícia!rs Ainda não li nada da autora! Quem sabe esse será o primeiro?!rs =)

    ResponderExcluir
  45. Antes de mais nada, obrigada pela resenha. Seu texto também é muito agradável. A história de jovens e seus conflitos no tempo dos estudos, sempre rendem boas confusões e neste caso não poderia ser diferente. O diferente ou diferencial tem que estar justamente na escrita e em como ligar os fatos, que pelo que deu para entender, a autora o fez muito bem. Bom saber, assim há mais um motivo para ler.

    ResponderExcluir
  46. resenha maravilhooooooosa. eu ja li uma parte desse livro, de uma amiga..e estou apaixonada já. louca pra ler tudo

    ResponderExcluir
  47. Adoro a narrativa da Sarah Dessen, ela tem o dom de contar as historias mais tristes, transformar os maiores dramas em histórias sem que no entanto fique pesado demais.

    Adorei a resenha, e com certeza vou ler o livro

    bjus

    ResponderExcluir
  48. parece muito bom esse livo! ainda não tinha visto ele, mas achei a resenha interessante, apesar de não ter gostado muito da capa, assim que der vou comprar ele *-*

    ResponderExcluir
  49. ainda não conhecia o livro...mas adorei sua resenha e fiquei muito interessada em lê-lo.
    abçs

    ResponderExcluir
  50. Eu adoro livros que encantam conforme se avança na leitura. Daqueles que parecem nada prometer e, de repente, quando vemos já não conseguimos cessar a leitura (rs). Sua resenha me transmitiu esse sentimento sobre Just Listen. E o interessante é que o tema abordado também MUITO me interessa além disso.
    Conflitos familiares e segredos são um prato cheio para me deixar animada! E o título do livro parece ser muito coerente com a vida da Annabel... "Apenas Ouça". Como se toda a trama envolvesse esse sofrimento, de guardar para si um segredo que a está destruindo, mas que também destruiria se alguém o descobrisse. Tudo isso somado ao fato da narrativa ser dinâmica, pronto! Cá estou participando da promoção e torcendo para colocar minhas mãos nessa obra! (rs)
    Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  51. Participando! Esse livro deve ser lindo. Adoro os livros dessa autora.

    ResponderExcluir
  52. Ainda não li nada da Dessen, preciso ler logo para conhecer a narrativa desta autora tão comentada! Tenho um livro dela aqui, mas nunca que encaixo no meio da minha pilha infinita de leituras rs!

    Boa Resenha!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  53. É interessante só matado a curiosidade para conferir.

    ResponderExcluir
  54. estou louca pra ler esse livro *-*

    ResponderExcluir
  55. Não conheço nada da autora, infelizmente ainda não tive a sorte de ler nada dela, mas é inegável que todo mundo gosta de livro né. Adoro este nome - Annabel!

    Beijos, Vanessa - Blog do Balaio

    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  56. Tenho lido maravilhas sobre a autora, mas nunca li nada dela, esse parece ser um bom livro para começar, o enredo é interessante e pelo visto o livro é muito bem escrito.

    ResponderExcluir
  57. Este livro já está na minha lista de desejados há algum tempo, pois sempre vejo resenhas muito positivas dele e a sua ajuda ainda mais com a confirmação. Espero ter a oportunidade de lê-lo logo.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  58. Só vejo ÓTIMOS comentários sobre esse livro, todo mundo sempre indicando ele e os demais livros da Sarah! No caso de Just Listen, a minha ansiedade para lê-lo já não tem mais tamanho; histórias com um fundo de drama, conflitos, romance e, diga-se de passagem, segredos, tendem a me cativar antes mesmo da leitura começar, e espero muito poder ler esse livro ainda esse ano! Aliás, já está na minha meta literária, claro!
    Beijos... e ótima resenha!

    ResponderExcluir
  59. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  60. Li a sinopse e já me interessei pelo livro. Lendo a resenha entao, fiquei com mais vontade ainda de ler. Sem falar que me apaixonei pelo Owen só em ler a a resenha. Quero saber mais sobre ele e sobre a Annabel. E no que essa estória dela com a Sophie vai dar. Amei esse post porque além de ler uma resenha incrível, ainda tem sorteio!!!! Torcendo pra eu ganhar, beijos!

    ResponderExcluir
  61. Adorei a resenha (: essa resenha me conquistou . rs. agora to curiosa pra ler esse livro .
    Participaando . (:

    ResponderExcluir
  62. A primeira resenha que leio de um livro da Sarah Dessen, mas já vi de forma rápida os elogios acerca dos livros dela.
    Por fim, fiquei encantada pela proposta do livro Just Listen. Do quanto uma família tem tudo para ser perfeita, mas de alguma forma, não é, porque sempre há pequenos defeitos. Fiquei bastante curiosa para saber qual segredo a Annabel esconde. Esse livro me parece ter tudo que possa me conquistar *-*
    Beijo.

    ResponderExcluir
  63. A resenha do livro esta ótima, eu já havia visto outras antes e eu to muito curiosa mesmo pra ler esse livro, pois eu sou curiosa e quero muito saber o que aconteceu naquela noite.

    ResponderExcluir
  64. Não li nenhum livro da autora ainda, tenho lido resenhas positivas sobre Just Listen e estou mtoo curiosa dp dessa resenha me encantei de vez!
    Excelente resenha que mostra uma história envolvente, personagens cativantes, uma leitura que flui e ainda tem mistérios e segredos para agregar suspense à obra =)
    Quero mtoooo *-*
    Participando com os dedinhos cruzados vai que sou a sortuda da vez :D

    ResponderExcluir
  65. Huuuum, esse livro promete! Uma trama tão recheada de conflitos e um mistério... que situação ser pega com o namorado da amiga, hein? E todo esse drama familiar só enriquece a história, adoro isso!
    Quero acompanhar Annabel e descobrir como ela vai sair dessa!

    ResponderExcluir
  66. Ainda não conhecia esse livro. Pela capa, pensava que fosse algo mais intenso, com menos conflitos e mais romance, porém, a partir da resenha, vejo que é bem diferente.
    Fiquei muito curiosa para conhecer o segredo da protagonista.

    ResponderExcluir
  67. Uau, muito interessante o livro. Adoro esse tipo de leitura que você começa como quem não quer nada e quando vê já tá lá pelo meio e completamente envolvida. É difícil sair dos clichês em um YA, mas é legal quando o escritor torna o livro interessante mesmo assim.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião ou sugestão e faça uma blogueira feliz! :)