27 de maio de 2013

RESENHA: Como Eu era antes de Você

Editora: Intrínseca
Autor(a): Jojo Moyes
Número de Páginas: 320

Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento.
O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.
Olá gente lindaaaaa!!!
Terminei de ler este livro na quinta-feira a noite e, há tempos não chorava tanto! Não é um livro que te leva às lágrimas durante a história inteira, não se preocupem, pelo contrário, apesar da vida delicada de Will, os diálogos e mesmo a personalidade dele e das demais personagens te arrancam risadas e suspiros, mas não pude evitar as lágrima no final. Mais uma vez, a autora de "A Última Carta de Amor" me deixou maravilhada!

Will é um homem de 35 anos, lindo, inteligente, bem sucedido com um senso de humor ácido e um longo histórico de viagens e aventuras radicais. Porém há dois anos se encontra em uma cadeira de rodas... tetraplégico. Ironicamente, não foi nenhuma de suas aventuras que lhe deixou no atual estado, ele foi atropelado por uma moto ao atravessar a rua. Parece estúpido, mas o destino tem hábito de brincar com a vida da gente, né?!

Louisa Clark, ou apenas Lou tem 26 anos e sempre viveu à sombra da irmã mais nova. Nunca foi capaz de realizar algo em sua vida que a irmão já não houvesse feito. Há seis anos trabalha em um café, mas do dia para a noite seu chefe anuncia que o estabelecimento será fechado. Seis anos ouvindo histórias das pessoas, seis anos fazendo parte da vida delas e agora, nada. Está desempregada e sem qualificação alguma para qualquer que seja o trabalho. Diferente da irmã, ela não estudou. O namorado Patrick, que diferente de como era no começo no namoro (quase sete anos antes) é um corredor obcecado pelo próprio corpo, a chamou para ajudá-lo na academia, mas Lou recusou a oferta. Após algum tempo procurando emprego, Lou resolve tentar uma vaga como auxiliar de cuidadora, mesmo sem experiência e sem ter ideia do isso quer dizer.

Duas pessoas que tinham tudo para nunca se cruzarem, de repente estão convivendo diariamente e sendo obrigados a aceitarem suas diferenças. Will não aceita tê-la por perto e Lou também não se sente a vontade com ele, mas diferente de todos, ela não demonstra pena, ela não sente pena... ele é tão desagradável!
"- E seu eu disser que não quero mais você aqui?
- Não fui contratada por você. Fui contratada pela sua mãe. E, a não ser que ela não me queira mais aqui, vou continuar. Não porque eu me importe particularmente com você, ou com este trabalho idiota, ou por querer mudar a sua vida de alguma maneira, mas porque preciso do dinheiro. Certo? Eu realmente preciso desse dinheiro." (página 57)
Aos pouco, principalmente após Louisa deixar claro sua opinião, a relação de ambos foi mudando... Will tem um humor peculiar, cometários ácidos e uma opinião formada sobre tudo. Apesar de desagradável em diversos momento, Lou não conseguiu impedir que gostasse dele, que gostasse do empreso e que se importasse cada vez mais com ele. Porém, ao descobrir que sua função ali era bem diferente de a de uma cuidadora, mas como o de uma babá de um suicida em potencial ela pensa em deixar o emprego. Mas.... Will precisa dela. E se ela pudesse fazê-lo ver que é possível continuar vivendo? E se ela o fizesse viver alguns momentos especiais. E é o que Lou tenta fazer.
"A cada dia que eu ia trabalhar, tentava pensar em outros lugares para onde pudesse levar Will. Não tinha nenhum plano geral, apenas me concentrava  em cada dia sair com ele e tentar alegrá-lo. Havia alguns dias - dias em que seus membros queimavam ou quando a infecção o atingia deixando-o devastado e febril na cama - que eram mais difíceis que outros. Mas, nos bons dias, consegui várias vezes levá-lo para fora,para o sol da primavera." (página 154)
Esta não uma história sobre um homem que tem sua vida totalmente mudada duas vezes na vida, mas a história de duas pessoas que, mesmo não tendo nada em comum, em um primeiro olhar, têm suas vidas ligadas e mudadas de alguma forma. Uma história de amor, de aceitação e, também, uma história sobre as dificuldades enfrentadas por cadeirantes na sociedade. 
"E esses foram - falei - os melhores seis meses da minha vida.
Fez-se um longo silêncio.
- Engraçado, Clark, os meus também.
Então, meu coração se partiu. Meu rosto se contorceu, perdi o controle, apertei-o com força e não me importei que ele sentisse meu corpo estremecer com soluços. Aquilo me sobrecarregou, partiu meu coração, meu estômago, minha cabeça, me invadiu e eu não pude aguentar. Achei que, sinceramente, não aguentaria." (página 311) 
****
Gente, adorei cada página deste livros. Lou e seu gosto exótico para roupas e cores, Will com seu reconquistado senso de humor.... as discussões entre os dois, as aventuras, os momentos compartilhados... tudo é lindo!
Não pense que, por se tratar de uma história de dificuldades, o livro te fará chorar do começo ao fim, pelo contrário, Jojo Moyes tem mesmo a arte da escrita, pois as coisas são descritas e se desenrolam com tanta leveza que em diversos momentos você se pega sorrindo durante a leitura.
As coisas acontecem de modo que o leitor vá cultivando esperanças, vai supondo desfechos e... ainda que o final surpreenda e faça chorar, faz todo sentido e, não poderia ser diferente. (apesar de eu ter surtado por isso nos primeiros 5 minutos subsequentes a leitura).

Classificação:

****
Espero que gostem!!

Beijos e amassos!!

29 comentários

  1. comprei este livro na promoção da submarino e estou super ansiosa para ele chegar logo para mim ler ;~~
    li poucas resenhas dele, mas parece ser muito fofo *-*

    ResponderExcluir
  2. em todos os grupos literários que participo no facebook, só falam bem, mas eu ainda não tinha lido nenhuma resenha, a sua foi a primeira HAUEAE e confesso que gostei da trama, e pelo que parece a Jojo e o John Green andaram no mesmo caminho na narrativa em cima de um enredo que deveria ser muuuuuuuito dramático, mas no fim solta risos e suspiros do leitores, acho isso incrível!

    Beijos,
    Nathália

    Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler esse livro. Todo mundo só fala bem dele que não tem como não desejar lê-lo.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  4. Eu havia lido vários comentários dizendo que o livro era ótimo e tal, mas nenhuma resenha. Agora sim, mal posso esperar para comprar e ler ele ;)

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante da resenha, achei bem interessante.

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ler esse livro, muito já foi falando a respeito, e eu já choro muito lendo, então não vai ser problema!!!
    :)

    ResponderExcluir
  7. Outro livro mega fofo dela que adorei com certeza! Que história mais lindinha *-*
    Querendo demais ler esse livro o quanto antes!

    ResponderExcluir
  8. Gosto bastante de ler resenhas tão entusiasmadas sobre algum livro de que gostaram, isso desperta mais vontade ainda ao leitores em conhecer a história!
    A principio pensei que se tratasse de um romance, mas vi que a história vai muito além! É muito gostoso ler um livro em que os personagens se transformam assim!
    Espero ter a oportunidade de lê-lo em breve!
    Bejos!

    ResponderExcluir
  9. É interessante me deixou a impressão de lição de vida

    ResponderExcluir
  10. Primeiramente esse livro me chamou atenção pela capa, depois pela sinopse e depois de ler várias resenhas positivas, eu já estava morrendo de vontade de ler o livro. Quero muito ler esse livro, parece ser bem fofo :3

    Um beijo.

    @escrevendomundo

    ResponderExcluir
  11. Own, esse livro deve ser muito bom, enquanto Will não acredita mais em nada ela entra em sua vida trazendo consigo a felicidade para ele. Fiquei muito curiosa para ler esse livro!

    Beijos, Blog Admirando os Livros.

    ResponderExcluir
  12. Realmente a vida dá muitas voltas.Quando deixamos de acreditar nas coisas e da própria vida,aparece algo ou alguém pra nos questionarmos e nos dar uma segunda chance.Adorei ler sua resenha,e com certeza vou querer esse livro,pra minha coleção.

    ResponderExcluir
  13. Olha só, você chorou lendo o livro?? Eu to chorando só de ler a resenha!!! Isso não se faz viu garota!

    Amei demais, to me recuperando ainda dessa incrível história, claro que me faltou o final... mas pretendo resolver isso em breve
    Parabéns, ficou linda!!

    Bjkas


    Alesssandra Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. primeiramente: que capa mais linda! A editora arrasa quando se trata dessa autora, são capas simples mas muito autenticas!
    Eu confesso é a segunda resenha que leio desse livro e apesar de nunca ter lido nada da autora a maneira como vc retrata a história me deixa curiosa e ansiosa para ter o livro em mãos, creio que será uma história para emocionar e refletir sobre o amor

    ResponderExcluir
  15. ansiosa por esse livro. Deve ser muito bom ><

    ResponderExcluir
  16. Que lindaa a resenha. Já faz bastante tempo que quero ler Como eu era antes de você. Mas ainda não tive a oportunidade.
    Enfim, o Will parece ser o tipo de cara que apesar de "chato" também é legal.

    Quero muito ler esse livro. (:
    Beijinhos.
    ficcaoporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Uaaau , A Resenha Ficou ótima. (: o livro que me conquistou . (:
    Morrendo de vontade de ler .

    ResponderExcluir
  18. Ah, fui conquistada. Já achava a capa do livro linda, e agora percebo o quanto o enredo é maravilhoso! Com uma história tão emocionante, o livro parece ser delicioso de ler e devorar! :)

    ResponderExcluir
  19. Eu li várias resenhas e não me decidi ainda se leio ou não este livro! hahaha Acho que vou ter que ler para tirar a prova!

    ResponderExcluir
  20. Acho que temos um drama pra nos divertir, ensinar e fazer refletir... a autora é maravilhosamente habilidosa pra proporcionar muitas emoções nos seus leitores...
    Lembrei do filme Os Intocáveis. Essa troca de experiências de vida nada fáceis entre as personagens tem tudo pra ajudar um ao outro. Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  21. Ainda nao li um livro dessa autora mais pelo que eu li a resenha emocionante historia........

    ResponderExcluir
  22. Adorei sua resenha! Só estou escutando maravilhas desse livro, então não perdi tempo e já comprei naquela promoção 5 por 50 que teve semana passada no Submarino. Assim que chegar já irei devorá-lo!

    Um beijo
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Acho essa capa linda, mas confesso que até então, antes de ler essa resenha, achei que fosse só mais um romance bobinho, nem me interessei muito, mas agora vejo que estava enganada. Gostei muito da resenha e da história do livro. Pelos comentários parece ser excelente, quero muito ler! ;)

    ResponderExcluir
  24. Nossa amo muito essa escritora e já li dois livros dela e não posso ficar sem esse, que carrega drama e em suas linhas mas nós faz pensar e chorar, quero muito acompanhar tudo que vai acontecer entre Will e Louisa.
    Amei a resenha de verdade já li outras mas essa é a melhor.

    ResponderExcluir
  25. Confesso que não sou muito fã desse tipo de história, mas ela me parece tão cheia de sentimentos e significados, que acabei me interessando por ela. Nada como uma autora conseguir contar uma bela história de uma maneira simples e muito em narrada.
    Bem curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  26. nunca tinha ouvido falar dessa escritora, mas o livro parece muito bom! a sipnose é muito legal, estou louca pra ler *-*

    ResponderExcluir
  27. Já vi tantas resenhas falando bem desse livro, que fica praticamente impossível não querer lê-lo.
    Pelo que tu diz, a história parece aquelas de filmes de romance, sabe? Consegui visualizar tudo enquanto ia lendo, como se eu estivesse assistindo a um filme.

    Enfim, estou louca por esse livro! hahaha

    ResponderExcluir
  28. Não comprei porque os livros da jojo são caros em minha cidade.Para baixar em e-book é horrível.Estou esperando aquelas promoções relâmpagos no submarino ou saraiva pois li resenhas de ótimo calibre acerca desse livro.
    http://www.vicioemlivros.com/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião ou sugestão e faça uma blogueira feliz! :)