28 de junho de 2021

RESENHA: A Noiva Fantasma

Editora: DarkSide Books
Autor(a): Yangsze Choo
Número de páginas: 360

Sinopse: Certa noite, meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma...
1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto.
A Noiva Fantasma é o surpreendente romance de estreia de Yangsze Choo, a escritora de ascendência oriental que está encantando fãs por todo o mundo.
Por mais fantásticas que pareçam, as noivas fantasmas ainda resistem até hoje em parte da cultura asiática. A prática, que chegou a ser banida por Mao Tsé-Tung durante a Revolução Cultural, foi muito frequente na China e na Malaia (hoje Malásia) no final do século XIX. O casamento era usado para tranquilizar um espírito inquieto, e garantir um lar e estabilidade para as mulheres que diziam sim a maridos já falecidos. É claro que elas tinham um preço alto a pagar, e com Li Lan não seria diferente.
Evocando obras como Lugar Nenhum, de Neil Gaiman, essa obra é uma história impressionante sobre o amor sobrenatural e sobre o amadurecimento, escrita por uma extraordinária nova voz da ficção contemporânea.
Olá gente lindaaaa!
Hoje vim terminar uma resenha que comecei a escrever (pasmem!) em maio de 2019. Algo errado não está certo.
Bem quem é meu leitor desde o início do blog sabe que a frequência de resenhas por aqui era outra, né?! Mas os últimos anos foram muitos instáveis no quesito "leitura". Masssss, hoje eu terminei de assistir "A Noiva Fantasma", uma série taiwanesa/malaia baseada no livro homônimo, e resolvi retomar esta resenha. 
A história é ambientada em Malaca, região da Ásia em que hoje é a Malásia, em 1893. A economia da região gira em torno do comércio, principalmente de especiarias, e ao longo na narrativa bastante descritiva da autora é possível conhecer um pouco da história do lugar, assim como as diferentes influências (inglesa, holandesa, portuguesa...), considerando todos os países que dominaram e exploraram a região, no período. 
Temos como protagonista a jovem Li Lan, que apesar de ter recebido uma boa educação, é a única filha de uma família falida. Desde a morte de sua mãe, quando Li Lan ainda era criança, seu pai se tornou cada vez mais ausente e a família começou a acumular cada vez mais dívidas. Sendo assim, suas expectativas de vida e oportunidades não são muito grandiosas, né?!
No entanto, de algum modo Li Lan acaba sendo notada pela família mais rica e influente da região, que procura seu pai com uma proposta de casamento para a jovem. Considerando a situação financeira da família e a falta de opção melhor por parte da jovem, a proposta pareceria irrecusável. Afinal, um casamento vantajoso desses, resolveria para sempre os problemas da família, que mal tem condições de arcar com a manutenção da casa. Mas, como "quando a esmola é demais, o santo desconfia", um pequeno detalhe faz da proposta irrecusável uma proposta inaceitável. O noivo, o jovem herdeiro Tian Ching, está morto.
Por mais bizarro que isso possa parecer(e eu seu que parece!), esse tipo de casamento faz parte da cultura malaia e ainda acontece em muitas regiões do país. As motivações podem ser variadas, mas no caso de "A Noiva Fantasma", a mãe do falecido tinha o desejo de casá-lo com uma boa moça e, claro, não contava com a morte precoce do filho. Então, agora, seu desejo é garantir a paz do espírito do filho no mundo dos mortos. Parece razoável? Pra mim não... e nem para Li Lan e sua família.
"E o que, exatamente, casar com um fantasma exigia? Meu pai havia tratado o assunto como uma piada. Amah não queria contar. Era tão supersticiosa que, para ela, nomear alguma coisa era o mesmo que fazer com que acontecesse. Eu, particularmente, esperava nunca precisar saber." (página 14)
Apesar de negar veementemente a proposta, Li Lan é convidada a ir à casa da família Lim e, após a visita, passa a ter pesadelos perturbadores com Tian Ching. A princípio, nossa protagonista acredita que esses sonhos são resultado de sua própria curiosidade em relação ao falecido e sua família, bem como a proposta nada convencional. Eu não julgo, acho que ficaria com isso na cabeça por um bom tempo. Mas, com o passar dos dias, e com os sonhos ficando cada vez mais frequentes, mais vívidos e mais assustadores, Li Lan começa a perceber que há algo de errado.
"Juntei toda a força de vontade que pude para tentar acordar. Era como me arrastar no lodo de um mangue, mas as cores pouco a pouco foram desbotando até sumir, até que eu percebesse o luar sobre o meu travesseiro e a dormência em minhas mãos, onde apoiara a cabeça." (página 31)
De algum modo, Tian Ching é capaz de entrar em seus sonhos e passa a atormentá-la, ameaçá-la, aterrorizá-la... e, com medo que isso piore, Li Lan aceita ajudar Tian Ching. Ela tem dez dias para descobrir quem assassinou o jovem herdeiro. 
"Eu, que fora tão bem-educada por meu pai para não acreditar em espíritos, confessava para mim mesma, no calar da madrugada, que Amah estava certa. O fantasma de Lim Tian Ching entrara em meus sonhos. Sua presença indesejada havia violado os recessos de minha alma. Eu estava tão apavorada que que me encolhi sobre a cama e enrolei os cobertores em volta de mim, sem me importar com o calor sufocante, até que amanheceu." (página 47)
Nessas tentativas de descobrir o assassino de Tian Ching, Li Lan reencontra uma antiga paixão de infância, ninguém menos que Tian Bai, primo Tian Ching. E, nessa fase do livro, conseguimos perceber que ainda habitam na jovem sonhos adolescentes, o que, a princípio, me fez acreditar que a história tomaria outro rumo, focando num possível romance (impossível, talvez, dada a situação de Li Lan). Mais adiante, ainda em suas expedições na mansão, Li Lan se depara mais uma pessoa investigando a morte suspeita de Tian Ching. Er lang, um guarda celestial, espera por uma promoção há 500 anos e, descobrir quem matou Tian Ching pode ser sua chance de consegui-la. O fato é que o falecido, mesmo após a morte, continua sendo um garoto mimado e desagradável. Mesmo estando no Mundo Inferior ele acha que tem o rei na barriga e, além de atormentar Li Lan e a própria mãe, invadindo seus sonhos e dando ordens, ele tem subornado seres do Mundo Inferior
Eu, que achei que a história acabaria focando em um romance, me surpreendi com a jornada enfrentada por Li Lan, primeiramente na mansão da família Lim, onde todos são suspeitos (Tian Ching não estimava muita simpatia, afinal), e posteriormente no Mundo Inferior. Foi bastante interessante acompanhar o amadurecimento da protagonista em meio a um ambiente sombrio e assustados. Além disso, não posso deixar de enaltecer rica cultura malaia, tão belamente explorada pela autora, que é da região.
"O problema com os mortos é que todos eles queriam alguém que os escutasse. Todo fantasma que encontrei tinha uma história prontinha para ser compartilhada." (página 187)
A leitura pode ser um pouco arrastada em alguns momentos, mas vale a pena insistir.A leitura de "A Noiva Fantasma" foi uma caixinha de surpresas, não apenas pela inesperada jornada de Li Lan e pelo amadurecimento da protagonista, que termina o livro muito mais ciente de quem é e de quem deseja ser, mas por ser meu primeiro contato com esta cultura tão diferente da nossa. Fico sempre muito feliz por conhecer um pouco mais sobre outras culturas, e a escrita de Yangsze Choo foi um prato cheio!
Quanto a série de TV, caso estejam curiosos, a história foi bastante alterada. No entanto, a premissa, a cultura do casamento póstumo e a jornada no Mundo Inferior foram mantidas, então vale a pena conferir. Mas, aconselho: leiam o livro.

Classificação: 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou sugestão e faça uma blogueira feliz! :)